Maiores tendências do mercado digital

Maiores tendências do mercado digital para 2022

Conhecer as maiores tendências do mercado digital é muito importante, muito se fala que o mundo digital possui oportunidades extremamente vantajosas. E, considerando a atual crise sanitária, como consequência a crise econômica, é interessante cogitar novas formas de ganho.

Por isso, nesse artigo, falaremos sobre quais são as tendências do mercado digital. Gostou do assunto e quer inteirar? Então não deixe de conferir esta matéria!

É fato que o digital é o futuro. No entanto, é necessário entender quais são as tendências do mercado digital. Afinal de contas, ainda que possa ser um mercado bastante lucrativo, nenhum projeto vai para frente se não houver alguma estratégia ou planejamento. Sendo assim, não deixe de conferir nosso artigo!

Vale a pena investir no mercado digital?

Sem sombra de dúvidas! Atualmente, o mercado digital tem mostrado ser um dos mais lucrativos. E isso acontece porque quase tudo está mudando para o virtual. Serviços que antes era necessário se deslocar até um local físico, por exemplo, hoje já podem ser resolvidos pela internet.

O mercado digital detém inúmeros benefícios. Isso porque, além de ser acessível, ele é extremamente versátil. Praticamente qualquer profissional pode migrar para ele.

Porém, o digital não necessariamente substitui o físico. Ou seja, o profissional pode atuar simultaneamente no âmbito digital e físico.

As possibilidades são infinitas. Ademais, investir nessa categoria de mercado nem sempre possui um valor exorbitante.

É possível planejar estratégias utilizando as redes sociais. Não é raro ver e-commerces que ganharam destaque nas redes sociais. Sendo assim, é um mercado do qual vale a pena investir.

Quais profissionais podem migrar para o mercado digital?

Praticamente qualquer um. O mercado digital não é limitante. Assim como o profissional de marketing pode usufruir das facilidades, um advogado ou esteticista também.

A dica é apenas estruturar o seu negócio da melhor maneira possível. Fazendo isso, certamente obterá sucesso.

Um exemplo de negócio que pode migrar para o digital é o sexy shop atacado. Afinal, trata-se de um negócio que tem crescido bastante nos últimos anos.

Ademais, como os clientes dessa categoria de mercado gostam de certa discrição, migrar para o âmbito digital é uma ótima abordagem. Fora isso, outras áreas do mercado digital são:

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Mercado de afiliado;
  • Tráfego pago;
  • E-commerce;
  • Marketing automobilístico;
  • Programação;

Quais maiores tendências do mercado digital?

Agora que você já entende melhor sobre esse assunto, é possível que esteja se perguntando sobre quais são as maiores tendências do mercado digital.

Afinal, ainda que você resolva migrar para essa área, é necessário fazer um estudo de campo. Tudo precisa estar devidamente estruturado. Nos tópicos seguintes, apresentaremos algumas dessas tendências. Confira.

Marketing de conteúdo

Você é autoridade em determinado assunto? Já pensou em transmitir os seus conhecimentos pela internet? O marketing de conteúdo é uma estratégia que quem está no meio digital já está bastante familiarizado. Afinal de contas, o conteúdo continua sendo a maior fonte de tráfego da web, por isso é uma das maiores tendências do mercado digital.

Sendo assim, quando você transmite informação relevante, as pessoas procuram o seu conteúdo. E essas pessoas podem se converter em clientes.

Portanto, o marketing de conteúdo é uma das tendências do mercado digital. Não é à toa que mais de 70% das empresas no Brasil utilizam essa estratégia.

Mobile marketing

Atualmente, os preços de um dispositivo móvel são bastante acessíveis. Dessa forma, todo planejamento e estratégia deve considerar o mobile marketing.

Mas o que é isso? Basicamente, é considerar a otimização para dispositivos móveis. No Brasil, cerca de 79% de todo tráfego advém de tablets, notebooks e smartphones.

Então, além de considerar otimização para tais aparelhos, por que não desenvolver uma solução específica para eles? A tendência mostra que os aplicativos estão em alta.

Portanto, o que você acha de investir nesse tipo de abordagem? Com certeza você estará à frente dos seus concorrentes.

Vídeo marketing

Essa categoria de estratégia é marketing de conteúdo, também. No entanto, a grande diferença está na forma como a informação é repassada. As pessoas têm cada vez mais pressa.

Então, nem sempre podem ler um artigo longo para entender certos pontos. Então, qual é a alternativa?

Exatamente! Criação de conteúdo através de vídeos. Segundo alguns estudos, essa estratégia aumenta as taxas de conversão em até 80%.

Não é à toa que o YouTube tem se tornado cada vez mais popular. E outras redes sociais têm seguido essa tendência. O Instagram, por exemplo, vem adicionando ferramentas de vídeos.

Automação

Num texto sobre as maiores tendências do mercado digital, não poderia faltar automação, deixar o projeto rolando, sem precisar estar presente 100% do tempo, é uma das formas de contribuir para produtividade e rentabilidade dos negócios.

Portanto, investir em automação deve ser cogitado. Que tal optar por uma ferramenta de monitoramento?

A automação pode fazer você gerar mais leads. Ademais, a taxa de conversão de visitantes em leads é maior. Fora isso, investir em Inteligências Artificiais pode ser uma boa estratégia.

Afinal de contas, elas também geram automação. Sendo assim, passe a cogitar tais opções. Com certeza seu negócio será bem-visto.