Diferença entre chácara, sítio e fazenda

Diferença entre chácara, sítio e fazenda

Compreender as diferenças entre chácara, sítio e fazenda, é importante para você tomar decisões com base em seus objetivos e necessidades.

É sabido que devido a grande extensão do país, as denominações e dimensões podem variar de região para região.

Atualmente, há diferentes nomenclaturas, como rancho, roça e casa de campo, o que pode acabar causando confusões aos interessados nestes tipos de lotes.

Por isso, além de avaliar as características como localização, conservação do local e tamanho, outros fatores devem ser levados em consideração.

Para esclarecer as diferenças entre chácara, sítio e fazendo, fizemos um resumo sobre o assunto neste artigo. Veja a seguir as principais diferenças:

Quais as principais diferenças entre chácara, sítio e fazenda?

A principal diferença que interfere na determinação do lote entre chácara, sítio e fazenda são as dimensões do imóvel. Todavia, apesar de um parâmetro importante, esses valores podem variar ao longo de todo país, entre municípios e estados.

Um exemplo disso são os ranchos, considerados pelos paulistas como construções localizadas na beira de um rio para momentos de lazer.

em outros municípios, os ranchos são considerados aqueles locais em que há espaços de terra ao redor destinados à criação de gado. Além disso, no Sul, qualquer lugar rural com muitas plantas é chamado de roça.

Por isso, antes de adquirir um desses imóveis, é importante verificar qual critério é utilizado naquela região para classificar o local em chácara, sítio ou fazenda.

O que é uma chácara?

Para que um lote seja considerado chácara, ele precisa respeitar uma certa dimensão máxima e mínima.

São áreas de terras pequenas, com pelo menos, 2 hectares de terras, que corresponde a 200 metros quadrados.

Além disso, as medidas não podem ultrapassar cinco alqueires (que corresponde a 2,42 hectares). Elas também são mais comumente encontradas próximas a cidade.

Todavia, alguns lugares podem considerar outras características para ser denominado como chácara. Por isso, aconselhamos que faça uma comparação entre as propriedades e uma análise das suas características em relação às suas necessidades, para assim, fazer a melhor escolha.

O que é um sítio?

Para ser considerada um sítio, a dimensão mínima determinada é de cinco alqueires e no máximo 40. As propriedades rurais que contemplem valores entre essas medidas são consideradas sítios.

Caso precise analisar se o sítio é a melhor escolha para você, registre todos os investimentos iniciais e mensais que a propriedade irá precisar para progredir da melhor forma.

O que é uma fazenda?

uma fazenda precisa ter uma área superior a 40 alqueires.

No Brasil, é possível encontrar fazendas com milhares de alqueires de extensão. Por serem, muitas vezes, usadas para cultivo de agricultura de larga escala e criação de gado, é considerado um dos espaços rurais mais significativos do país.

Quais as medições brasileiras?

Como dissemos anteriormente, as nomenclaturas e medidas podem variar de acordo com a região e estado. A seguir, veja algumas medidas importantes, caso você tenha interesse em adquirir chácara, sítios ou fazendas:

  • Alqueire do Norte: cerca de 28.000 m²;
  • Hectare: até 10 mil m²;
  • Alqueire Mineiro: cerca de 48.000 m²;
  • Alqueire Paulista: até 24.200 m²;
  • Légua de Sesmaria: cerca de 44.000.000 m²;
  • Braça de Sesmaria: cerca de 15.000 m²;
  • Quadra quadrada: em torno de 17.000 m².

Outras medidas encontradas são braça, que corresponde a dois braços abertos (2,2 metros); jeira, terreno que pode variar de 9 a 36 hectares; e léguas, uma medida antiga que pode variar o seu valor. As medidas mais comumente usadas atualmente são hectares e alqueires.

Você também poderá encontrar outras nomenclaturas ao longo do território nacional, como rancho, colônia, roça, entre outros.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com um profissional! 

Agora que você já sabe as principais diferenças entre chácara, sítio e fazenda, pode fazer uma escolha de acordo com as suas necessidades.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de falar com um de nossos corretores para informações mais detalhadas e personalizadas, de acordo com cada propriedade rural.

Além disso, o profissional poderá realizar um estudo aprofundado sobre os potenciais do lote, a localização, topografia, se ele será rentável no futuro e outras características importantes para considerar antes de fechar o negócio.Entre em contato com um de nossos corretores agora mesmo!