COMPRAR SÍTIO

Como conseguir comprar seu sítio da maneira correta

Com a pandemia e o lockdown, muitos estão voltando a ter como lazer, a paz que um sítio pode oferecer longe da agitação da vida cotidiana da cidade.

Por isso, para sanar algumas dúvidas sobre como comprar um sítio, escrevemos algumas dicas que serão muito úteis e práticas na hora de escolher o sítio certo para você.

1. Analise a melhor localização para você

Onde você gostaria de ter um imóvel? Perto da sua cidade? Ou talvez você prefira sair totalmente da rotina adquirindo um sítio mais distante?

Primeiramente é interessante que você faça uma visita ao local para entender a distância, acessibilidade e outros fatores.

Além disso, é importante saber com qual finalidade você planeja ter o sítio. É para plantio, criação de gado, alguma atividade ou somente lazer?

Portanto, também é preciso analisar o que há em torno da propriedade e como é o terreno da mesma.

2. Qual o tamanho do imóvel?

Antes de comprar um sítio, um dos fatores mais importantes é analisar o tamanho do bem que você vai adquirir. Você planeja em ter somente aquele sítio para fazer um churrasco com a família ou pretende realizar plantios e criação de animais?

O tamanho é de extrema importância para que você aproveite o máximo da sua propriedade.

Não faria sentido você ter um sítio voltado ao lazer com vários hectares de terra vazios só por tê-los. Entenda suas necessidades antes de buscar analisar o tamanho que precisa para o seu sítio.

3. Conservação dos bens

Agora que você analisou tanto a localização quanto o tamanho antes de comprar um sítio, é hora de observar por dentro da propriedade: como está o estado de conservação dos bens que lá estão?

O imóvel que você quer comprar precisa conter uma casa em perfeito estado ou você vai apenas utilizar a terra da propriedade?

De qualquer maneira, é preciso observar o estado de conservação de todos os bens materiais antes de adquirir a propriedade, pois assim você poderá avaliar melhor a proposta de valor daquele imóvel e, de acordo com suas necessidades, deixar de adquiri-lo por conta disto.

4. Quando vai te custar a manutenção?

O sítio parece perfeito para você, mas, no final das contas, quanto ele realmente vai te custar? Este custo não é somente o valor que você está pagando, mas também o que você terá que pagar para manter a propriedade “funcionando”.

Muitas vezes, quando se quer uma propriedade voltada somente ao lazer, o custo operacional é muito baixo. Porém, quando se quer algo que terá mais movimentações e atividades, deve-se atentar mais às contas de energia, água, manutenção dos equipamentos, limpeza, dentre outras despesas.

No final, mesmo que aquela propriedade pareça ótima para as suas necessidades, o custo operacional pode ser muito caro para a atividade que você planeja executar.

5. Avalie os documentos da propriedade

Antes de tomar a decisão de comprar um sítio, verifique se todos os documentos da propriedade estão em dia. Vá ao cartório onde o bem está registrado e analise se há alguma pendência ou negativação.

Além disso, veja se o sítio tem permissão de estar ali e não esteja interferindo em alguma área de reserva ambiental.

6. Pesquise mais!

Com tudo analisado, você tem com maior clareza suas necessidades e que tipo de imóvel pode satisfazê-las. Agora que já sabe do que precisa, está na hora de pesquisar mais propriedades com estas características e decidir qual delas faz mais sentido para você.

Assim, você pode encontrar imóveis que são mais a sua cara e tirar proveito máximo daquilo que pretende fazer, mantendo seu orçamento no nível que você pretende.

7. Conte com uma imobiliária para fazer o serviço

Com o investimento decidido, procure uma imobiliária certificada para ajudar na negociação e compra do sítio, assim você terá mais segurança e assertividade na hora de realizar a compra.

Com estas dicas, temos certeza que conseguirá encontrar uma propriedade que cumpre com seu planejamento e satisfaz seus objetivos. O que achou delas? Conte-nos aqui embaixo sobre como te ajudamos a encontrar o imóvel dos seus sonhos!