Brasil tem 2º maior população pet do mundo

Mais de 37 milhões de residências em nosso país contam com algum Pet como membro da família. Pelo menos, é o que divulga a Comac (Comissão de Animais de Companhia) do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal).

De acordo com o estudo, os cães e gatos são os bichos mais presentes nas casas das famílias brasileiras. A pesquisa identificou que há mais de 54 milhões de cães, enquanto 30 milhões de gatos são os preferidos entre as pessoas que amam animais.

Em outras palavras, o Brasil tem quase 84 milhões de animais. O nosso país fica atrás apenas dos Estados Unidos. A população americana conta com mais de 135 milhões de pets.

Para descobrir esses dados, a Radar Pet 2020 desenvolveu não só pesquisas quantitativas, mas também qualitativas. No total, foram ouvidos 3.400 participantes. O estudo conversou com brasileiros de várias idades, gêneros e classes sociais.

Com uma grande quantidade de informações, foi possível conhecer ainda o perfil dos tutores e quais são os produtos ou serviços mais requisitados pelos tutores.

A pesquisa foi além. Ela conseguiu entender com mais clareza quais são os hábitos de consumo dos pais de pets. Dentre os principais destaques, é possível mencionar a adoção de animais. Para se ter uma ideia, 59% dos entrevistados optaram por gatos abandonados e 33% tiveram preferência pelos cães.

A Radar também descobriu que os pais de pets têm a mesma preocupação com a saúde do animal e com a qualidade de vida de um membro da família. Esse tipo de comparação foi identificado em todas as classes, mesmo com a crise provocada pelo novo coronavírus.

Outros dados interessantes sobre a pesquisa

Veja abaixo outros dados que vale a pena mencionar sobre a pesquisa.

  • 53% das residências brasileiras têm cães ou gatos;
  • 44% das casas têm cachorros;
  • 21% das residência têm gatos;
  • Média de 1,72 por cães em residências;
  • Média de 2,01 de gatos nas casas dos brasileiros.

Geralmente, os tutores optam pelos gatos como o primeiro animal de companhia. O aumento da população de bichanos é três vezes maior se for comparado com os cães.

O Nordeste é uma das regiões onde a presença de gatos é mais predominante. O baixo custo mensal é um dos principais motivos pelos quais o animal é o preferido dos brasileiros.

Tipos de pet

A maioria dos brasileiros conta com vira-latas ou Sem Raça Definida (SRD) em suas residências. Para se ter uma ideia, entre os cachorros, 42% são representados pelos vira-latas.

Já 70% dos animais têm raça definida. Os cachorros de pequeno porte são os preferidos entre a população brasileira. Veja abaixo quais são as raças campeãs.

  • Pincher;
  • Poodle;
  • Shih Tzu.

Perfil de tutores

O estudo mostrou ainda o perfil dos principais tutores do país. Em média, a presença feminina é maior, com 60%. Já 58% é representado por casais ou por pessoas que dividem a mesma residência.

A maioria dos tutores, seja de cachorros ou gatos, são famílias que contam com filhos de várias idades. Somente 10% dos pais de pets moram sem companhia.

É impressionante as novidades que surgem no mercado Pet, seja em relação a brinquedos, alimentos, tecnologias, entre outras questões. Por isso, vale a pena acompanhar as últimas notícias no blog Petvi. Provavelmente, você conhecerá algum produto ou técnica que pode ajudá-lo de alguma forma.

Após descobrir que o Brasil tem 2º maior população pet do mundo, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações interessantes sobre animais de estimação.

Brasil tem 2º maior população pet do mundo