saúde mental

6 formas de manter a saúde mental

Uma questão que aflige muitas pessoas nos dias atuais, diz respeito às formas de manter a saúde mental na realidade de hoje.

E não é para menos! As coisas andam mais difíceis a cada dia que se passa, e as pessoas estão cada dia mais adoecidas e cansadas.

A pandemia da COVID19 chegou para dificultar ainda mais essa realidade, deixando as pessoas presas dentro das suas casas, com um grande isolamento social.

Pensando nesse tema tão importante e atual, no artigo de hoje falaremos sobre 6 formas de manter a saúde mental em dia, detalhando melhor as maneiras das pessoas conseguirem se manter mais saudáveis e mentalmente equilibradas no meio dessa loucura toda.

As 6 formas de manter a saúde mental nos dias atuais

Abaixo, segue detalhadamente as 6 melhores formas das pessoas poderem manter a sua saúde mental em dia nessa rotina corrida e conturbada.

Faça terapia

Mesmo antes da pandemia da COVID19, as pessoas já estavam ficando mais conscientes em relação a fazer terapia, entendendo a importância desse cuidado. Mediante a realidade da COVID19, a terapia se tornou ainda mais importante e necessária, sendo um verdadeiro investimento oportuno, ainda mais nos dias atuais.

O fato de ter alguém para conversar, elaborar as questões e discutir a vida, é certamente um grande presente!

O terapeuta ou a terapeuta irá ajudar o cliente a entender o que está o afligindo, e juntos, eles podem pensar em formas de vencer essas questões, com o terapeuta tirando da frente toda uma nuvem de fumaça e névoa de questões, mostrando para o seu cliente, que existem muitos caminhos que podem ser percorridos.

A importância do descanso

Um bom descanso é extremamente importante pensando nas formas de manter a saúde mental nos dias atuais. O ato de dormir e descansar bem, garante que a pessoa possa se regenerar durante o período da noite, estando mais desperta e disposta para enfrentar um novo dia, com novos desafios, dificuldades, como também novas coisas para agradecer e viver!

Uma pessoa adulta deve dormir em média 8 horas por noite para se sentir bem e pronta para mais um novo dia, cheia de vida e com uma boa saúde mental!

Alimentação correta

A alimentação influencia, e muito, no bem-estar geral e na saúde mental das pessoas. Comer alimentos industrializados, fast food e alcoólicos faz com que a qualidade de vida das pessoas fique ruim.

A reeducação alimentar, feita com equilíbrio e moderação, com a inclusão de legumes, verduras, frutas e carnes leves, garante que a pessoa também tenha uma boa saúde física e mental, isso sem dúvida alguma!

A forma que você come, influencia diretamente na forma que você está no mundo! Come alimentos bons e saudáveis, e se sinta bem e saudável!

Drogas aqui não!

Houve uma grande tendência no número de pessoas que começaram a usar drogas com o início da pandemia, o uso desses entorpecentes ilícitos causa um grande problema na saúde mental dessas pessoas.

É importante que as pessoas que estejam enfrentando problemas com drogas busquem ajuda em instituições que possam atendê-la de forma humanizada, como o Núcleo Viver Sóbrio.

Para se garantir as formas de manter a saúde mental da maneira correta, é importante que a pessoa esteja consciente dos seus atos e queira sair de vícios que podem afundar a sua vida e até mesmo acabar com ela. Não existe nada de benéfico provindo do mundo das drogas.

Converse com as pessoas amadas

É importante que as pessoas se lembrem de que elas nunca estão sozinhas! Contar com a rede de apoio de amigos e familiares é muito importante para manter a saúde mental, mesmo que esse contato seja por telefone ou pelas redes sociais.

Passar algumas horas rindo com o melhor amigo ou com o familiar é um verdadeiro presente! Mesmo que seja para falar das dificuldades a serem vencidas, quem tem uma boa rede de apoio certamente tem tudo na vida!

Seja paciente consigo mesmo

A última dica que damos por aqui em relação às formas de manter a saúde mental é: seja paciente consigo mesmo, tudo nessa vida passa! Tanto as coisas boas têm um fim, como também as coisas ruins terão o seu fim! O importante é jamais desistir e entender que existem diversas pessoas preocupadas e atentas com a saúde mental e física das pessoas que elas amam! Sempre que necessário, recomece! Se olhe no espelho e entenda que o que realmente importa, é ser firme e se levantar novamente, após cada queda na vida!

Considerações finais

Agora que você viu as 6 formas de manter a saúde mental em dia, que tal começar a colocá-las em prática agora mesmo? Afinal, o que realmente importa é pensar que o presente é sempre uma dádiva, e que o amanhã, sempre trará novas oportunidades e novas alegrias!