Pequenas empresas

Pequenas empresas: por que é importante ter um sistema integrado com a sua contabilidade

Pequenas empresas e negócios estão em crescimento hoje, ter a independência financeira utilizando da empresa criada pela própria pessoa é um dos sonhos do brasileiro e está se tornando um acontecimento cada vez mais comum, por isso entender por que é importante ter um sistema integrado com a sua contabilidade é essencial para o crescimento da empresa.

Antes que uma pequena empresa seja feita, porém, o pequeno empresário deve ter certeza do que está fazendo e analisar cada possibilidade, dicas e regras que vem com administrar uma pequena empresa.

Por isso, é essencial que o pequeno empresário venha a aprender por que é importante ter um sistema integrado à sua contabilidade.

Pode parecer algo complicado de entender para muitos, porém sistemas integrados são muito comuns dentro de pequenas e grandes empresas nos dias de hoje.

Para entender por que isso é necessário, o dono da pequena empresa pode ler este artigo e entender mais sobre o que é um sistema integrado e por que é importante ter o mesmo com a contabilidade, além de suas funções úteis para uma pequena empresa.

Sistema integrado: o que é

Para pessoas que não são profissionais na tecnologia, o nome sistema integrado (ou ERP) pode assustar. Porém suas funções permitem que pequenas e grandes empresas nos dias de hoje poupem tempo, um sistema integrado tem como função de reunir todos os dados de uma empresa, diminuir falhas de comunicação que normalmente humanos podem fazer.

Além de que o uso desse programa permite que o usuário faça um relatório de vendas, controle contas para pagar e receber, assim como analisa meta e desempenho dos setores.

Uma de outras razões do por que é importante ter um sistema integrado com a sua contabilidade, é que os sistemas integrados podem ser utilizados em qualquer lugar, ou seja, tem uma incrível mobilidade e o pequeno empresário pode possivelmente cuidar de sua empresa mesmo quando estiver fora dela.

No caso de um analista contábil, esta pessoa pode fazer o mesmo trabalho que faria em seu trabalho físico, mesmo em casa ou a caminho do trabalho.

Existem diversos sistemas integrados que podem ajudar pequenos empresários a fazerem de seu trabalho semi automatizado. É fácil compreender com todas essas funções por que é importante ter um sistema integrado com a sua contabilidade.

Um dos exemplos seria o NSU, um aplicativo que possibilita a emissão das notas fiscais de forma fácil para ambas as partes envolvidas.

Facilita também a checagem de fraudes pois permite o acesso a todas menções feitas no CNPJ de uma pessoa, assim evitando erros e golpes.

Por que é importante ter um sistema integrado com a sua contabilidade

Para uma pequena empresa, o NSU e muitos outros sistemas integrados são a salvação por pouparem seus funcionários de um processo que sem um sistema integrado seria longo demais e acabaria por atrasar seu trabalho.

Mas para entender por que é importante ter um sistema integrado com sua contabilidade devemos levar em conta todas as funções presentes em um sistema integrado.

Unificação de setores

Um sistema integrado como o do NSU ajuda com que haja uma unificação de todas as áreas de um negócio e isso ajuda a área contábil, administrativa e também o gestor a trabalhar todos juntos em harmonia para um produto final melhor, algo que antes era impossível pois muito tempo era gasto com ações burocráticas que tiravam o tempo dos funcionários e do pequeno empresário.

Mobilidade fácil

Vale lembrar outros pontos para entender por que é importante ter um sistema integrado com sua contabilidade, assim como administração e setor de gestão, a mobilidade, pelo sistema integrado ser muitas vezes um aplicativo como o NSU, permite que ações sejam feitas fora do trabalho.

Isso é extremamente funcional para empresas que trabalham utilizando do home office, um tipo de trabalho que acabou se tornando muito mais comum desde o começo da pandemia.

Menos erros ou falhas

Existe o fato que há menos erros e falhas quando um sistema integrado é utilizado para auxiliar sua contabilidade com seu serviço

Além de que sistemas integrados são seguros e guardam toda informação nos provedores da empresa, ou seja, caso um PC da área de contabilidade falhar, é possível entrar nos arquivos salvos dentro do mesmo em qualquer outro dispositivo.

Menos gastos

Além da redução do tempo, existe uma redução dos gastos. O pequeno empresário não irá precisar contratar um funcionário especializado em TI, por exemplo, e pode gastar menos com energia pois o centro de dados de um sistema integrado contém tudo aquilo que a empresa necessita e não é necessário manter diversos computadores ligados, isso ajuda a empresa e a natureza.

E também vale mencionar, o sistema integrado evita que a compra de tantos papéis e impressões sejam feitas.

Sabendo disso, obtenha um sistema integrado!

Um sistema integrado, ou ERP, como o do NSU e muitos outros vem ajudando pequenos e grande empresários ao redor do Brasil e do mundo nas últimas décadas, é uma estratégia que vem crescendo cada vez mais e é fácil de entender a razão por trás disso.

A tendência é que sistemas integrados existam em todas empresas no futuro próximo.

Sabendo tudo isso, é fácil compreender por que é importante ter um sistema integrado com a sua contabilidade e empresa em geral.