Gordura localizada

Gordura localizada, como acabar com ela sem sair de casa

Estamos prestes a terminar o ano e você ainda não cumpriu o propósito de acabar com a gordura localizada? Calma, você chegou ao lugar certo!

Para ajudar você a entender mais sobre como acabar com a gordura localizada, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é gordura localizada?

De fato, o peso corporal não é tudo quando falamos em olhar e se sentir bem, porque há uma grande diferença entre o peso que marca na balança e a aparência do nosso corpo que pode, na realidade, estar lutando com a gordura localizada.

A gordura localizada é aquela que se acumula em nosso corpo naturalmente para protegê-lo, no entanto, devido a vários fatores, pode se tornar gordura branca, especialmente no abdômen, cintura, quadril, nádegas e pernas, favorecendo o aparecimento da celulite e se tornando um verdadeiro pesadelo quando você procura eliminá-la.

O acúmulo desse tipo de gordura piora devido à má nutrição, sedentarismo, desequilíbrios hormonais e até idade, no entanto, não é algo com o qual você não possa trabalhar para mudar.

A gordura visceral é a mesma que a gordura localizada?

Quando você se olha no espelho e percebe aqueles “pneus”, o que você está vendo é gordura subcutânea, também conhecida como gordura macia. 

Mais profundo, entre seus músculos, está a gordura que você não vê a olho nu e não sente com um toque, conhecida como gordura visceral, isso influencia o metabolismo e seu acúmulo coloca sua saúde em risco, aumentando as chances de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

A gordura visceral faz parte da gordura localizada, embora não sejam a mesma coisa, é importante procurar reduzir ambos a um nível saudável.

Você consegue perder gordura localizada?

Lamento desapontá-lo, mas o desejo de saber como perder gordura localizada tem a ver com a desinformação generalizada e a profundidade que o marketing tem em nossas vidas. 

Para queimar gordura localizada, geralmente concentramos a atividade física nessa área, mas nosso corpo usará gordura intramuscular (armazenada dentro do músculo) que não influencia nosso nível de saúde ou aparência física. Não oxidará a gordura subcutânea especificamente nessa área.

Se você quiser remover gordura localizada de seus braços, por exemplo, não o ajudará se você fazer muitos exercícios com peso vários dias seguidos e deixar de lado o resto das áreas do corpo.

Não podemos perder de vista o fato de que o corpo funciona como uma unidade funcional, e não como com um conjunto de compartimentos estanques que formam um todo. 

Quando nos exercitamos, o gasto calórico é aplicado a todo o corpo, então sua preocupação deve ser manter esses hábitos saudáveis e não o acúmulo de gordura em uma determinada área.

Descubra agora como acabar com a celulite através da alimentação, clique aqui.

Em quais áreas do corpo a maior gordura se acumula?

De fato, a gordura localizada varia entre homens e mulheres, porque, embora eles geralmente a acumulam na parte superior, elas a fazem na parte inferior. Mas aqui estão alguns dos locais mais comuns:

  • Abdômen. Os homens geralmente acumulam mais gordura nessa área do corpo do que as mulheres, e é considerado o mais perigoso para a saúde. Portanto, eliminar a gordura localizada na barriga vai além da estética;
  • Quadris. Os pneus são mais comuns em mulheres, o que se deve a problemas genéticos e hormonais. Apesar da censura social, existem estudos que indicam que elas produzem substâncias úteis para prevenir doenças cardíacas e metabolismo;
  • Coxas. Também é mais frequente em mulheres, e é aí que a celulite também aparece. Nesse momento o creme para celulite é um ótimo parceiro para tratamento;
  • Nádegas. Novamente, os estrogênios são os que explicam por que as mulheres acumulam mais gordura nessa área.

Mas como acabar com a gordura localizada?

Perder peso nunca é fácil. Mas você sabia que 30% da gordura abdominal acumulada se deve à predisposição genética? 

Para lhe ajudar com isso, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

Treinamento

Para eliminar a gordura, você precisa queimar mais calorias do que consome diariamente. Dieta e exercício físico devem apertar as mãos.

O exercício cardiovascular é especialmente recomendado porque aumenta o gasto calórico e o treinamento de resistência, que aumenta a massa magra. Você também deve introduzir exercícios de força.

Por outro lado, e como se trata de aumentar o gasto calórico, exercícios multiarticulares são mais benéficos do que os monoarticulares. Ou seja, agachamentos, abdominais e flexões são melhores do que exercícios isolados, como extensão da perna ou tríceps da polia.

Dieta

Se você leu atentamente até agora, já saberá que a dieta localizada para perda de gordura não existe. Fuja de mensagens publicitárias que fingem vender cremes ou pílulas, porque você gastará seu dinheiro e aumentará sua frustração quando ver que elas não funcionam.

Nutricionistas dão uma série de dicas úteis para aqueles que querem eliminar a gordura localizada, sempre tendo em mente o acima exposto. Um deles é cuidar do balanço energético, ou seja, ser claro sobre a fórmula: coma menos calorias do que seu corpo precisa diariamente.

Quando estiver em um déficit de energia para perder peso, controle a quantidade de proteína que consome para preservar a massa muscular e faça com que o corpo puxe a massa gorda para queimar energia. 

As proteínas também são saciantes, e aquelas que você pode encontrar em carne, peixe, laticínios, ovos e legumes são suficientes sem recorrer a suplementos.

Evite hábitos tóxicos, como excesso de álcool, já que seu consumo está relacionado ao aumento da massa gorda. E cuide do outro grande pilar do bem-estar, que é o descanso. Dormir entre sete e oito por dia otimizará seu corpo, e a dieta será mais eficaz.

Gostou de saber mais sobre como acabar com a gordura localizada? Então não deixe de acompanhar os demais artigos sobre saúde do blog, tenho muitas outras novidades para você!