Como fazer recém-nascido dormir a noite

Como fazer recém-nascido dormir a noite

Um dos grandes desafios dos pais é saber como fazer recém-nascido dormir à noite, pois inicialmente é comum que os bebês durmam pouco durante a madrugada, e boa parte dos recém-nascidos só conseguem pegar no sono após mamarem ou estar alinhados no colo dos pais. 

Nesse sentido, é essencial desenvolver uma rotina de sono para o bebê para ele conseguir dormir à noite.

Além disso, é importante compreender que a rotina de sono do bebê vai ser desenvolvida gradualmente, uma vez que os recém-nascidos estão em um ambiente novo e tendo que se adaptar a novos hábitos, assim como é essencial saber que cada bebê é de uma forma, uns conseguem dormir melhor durante a madrugada, acordando menos vezes e outros conseguem dormir menos de madrugada, acordando mais vezes.

Veja também nosso artigo: Dicas para deixar seu bebê estiloso e confortável.

Sono do recém-nascido

Inicialmente, antes de saber como fazer recém-nascido dormir à noite, é importante entender que o bebê está em um ambiente totalmente novo, com hábitos novos e em processo de amadurecimento, e ainda sim, tendo que lidar com os incômodos de desenvolvimento.

Além disso, entender que cada bebê é diferente, reage a situações de forma diferente e se desenvolve em seu tempo é essencial para não se frustrar, nem ficar se comparando com outras mães, nem comparar o bebê com outros bebês.

Nos primeiros meses, o recém-nascido necessita mamar com uma frequência maior, então, se você der de mamar oferecendo um banquete de leite para o bebê antes de dormir não surtirá efeito para uma noite de sono prolongada, pois é algo cíclico, é comum que o mesmo acorde durante a madrugada querendo mamar.

Por último, lembre-se que essa fase passa, que o bebê em seu tempo desenvolverá uma rotina de sono. Contudo, existem formas de auxiliar como fazer recém-nascido dormir à noite.

Como funciona o sono do recém-nascido?

O sono do bebê tem ciclos, então, entender como cada um funciona é essencial para auxiliar na busca de como fazer o recém-nascido dormir à noite. 

O 1º ciclo é denominado sono ligeiro, nesse sentido, o bebê não dorme de forma profunda, normalmente o mesmo fica com as mãos fechadas e reage se a mãe tentar tirar o peito da boca do bebê. Ademais, nota-se que a respiração do bebê não é regular, uma hora é lenta, em seguida é acelerada.

A segunda fase é denominada sono profundo, nela o recém-nascido está tranquilo, relaxado e dormindo profundamente.

Por último, o bebê fica oscilando entre esses dois ciclos durante a noite, transitando entre sono ligeiro e profundo, e pode ser que durante o sono ligeiro o recém-nascido acorde chorando, querendo cuidado.

Dicas de como fazer recém-nascido dormir a noite

Inicialmente, o bebê oscila entre os ciclos de sono ligeiro e profundo, e a rotina de sono do bebê será desenvolvida gradualmente, contudo, existem dicas de como fazer o recém-nascido dormir à noite. 

São elas:

Ensine o recém-nascido sobre o dia e noite

Os recém-nascidos não conseguem diferenciar o dia e a noite, então, é essencial que os pais mostrem essas diferenças de forma gradual para o mesmo.

Dessa forma, durante o dia é possível abrir as janelas e cortinas para manter a casa arejada e iluminada, e permitir que sons comuns como telefone, TV, campainha possam circular pela residência.

Durante a noite, mantenha o local no qual o bebê está dormindo tranquilo e escuro, deixando uma luz como abajur, para utilizar quando for amamentar. 

Assim, o bebê gradualmente irá perceber que as dormidas durante o dia diferem das dormidas durante a noite, e que essa segunda é mais calma.

Na hora de dormir esteja confortável

Existem opções que podem ser mais confortáveis, visto que durante a noite é comum, porém difícil levantar muitas vezes para amamentar o bebê ou pegá-lo no colo. 

Nesse contexto, coloque uma blusa infantil bem confortável no bebê. Crie um ambiente que você consiga acessar facilmente: pode ser uma cama compartilhada, o berço no quarto, o quarto do bebê ser muito próximo do seu. 

O importante é que você escolha a melhor opção para você, e que ela seja confortável.

Ofereça segurança ao bebê

O bebê está passando por uma fase de adaptação, onde está em um ambiente novo e com novos hábitos. 

Nesse sentido, oferecer segurança ao bebê é não deixá-lo chorando sozinho e pensar que ele vai parar, pois, pensar bem dormir em seu berço já é caracterizado como um processo de separação, uma vez que para adormecer o bebê fica longe dos pais.

Sendo assim, se o bebê chorar pegue-o no colo ou amamente, lembre-se que quando recém-nascido o bebê se alimenta com uma frequência maior, mas se não ver necessidade pelo menos ponha a mão sobre o bebê e fale baixo, assim ele conseguirá adormecer e se sentir seguro.

Por último, é importante mencionar que você não precisa ir até o bebê todas às vezes que ele, por exemplo, resmungar, visto que pode ter sido apenas um resmungo e ele nem despertou.

Não deixe o bebê dependente do seu colo na hora de dormir

O colo é muito aconchegante para o bebê e isso pode resultar na associação do bebê, de sono e aconchego do colo, sendo assim, é importante que na hora de dormir o bebê seja colocado no berço ainda acordado, para se adaptar ao local e assim sentir-se seguro. Nesse sentido, o bebê irá associar o berço com a hora de dormir.

Pense no ambiente

O ambiente é um fator essencial para que o bebê consiga dormir a noite inteira, nesse sentido, a temperatura do ambiente deve estar entre 18º e 24º C, em dias quentes é importante vestir o bebê com roupas confortáveis e frescas, é possível usar ar-condicionado ou ventilador para manter uma temperatura agradável, e em dias frios vista o bebê com roupas mais quentes.

Por último, cuidado com produtos de limpeza que contém um cheiro muito forte, isso pode incomodar o bebê e até causar reações alérgicas.

Desenvolva um ritual para o momento de dormir

Desenvolver um ritual noturno é uma das formas de como fazer recém-nascido dormir à noite, pois ela perceberá que está na hora de dormir.

Desse modo, quando o bebê estiver acordado você pode dar um banho bem relaxante no bebê, cantar músicas, contar histórias antes de colocar o recém-nascido no berço. A finalidade é relaxar a acalmar o recém-nascido, para ele conseguir notar o que virá em seguida. 

Por fim, é importante mencionar que esse ritual noturno deve ser o mesmo todos os dias, para que o bebê saiba que chegou a hora de dormir.

Utilize a naninha

É normal que recém-nascidos adotem um item como estimação, sendo muito comum o uso da naninha. 

Desse modo, a naninha pode ser usada como um meio de proporcionar ao bebê conforto e segurança, por isso, ponha esse item no berço durante a noite e quando o bebê acordar durante a noite se sentirá seguro e voltará a dormir.