asmáticos

Como os asmáticos podem se proteger da Covid-19?

É preciso primeiro entender o que é asma Brônquica para depois podermos entender melhor os métodos de prevenção e cuidados com a Covid-19.

A asma é uma doença crônica, infelizmente sem cura, somente tratada com tratamento de medicamentos geralmente de uso contínuo, onde há uma inflamação nas vias aéreas, que são agravadas por poeira, mofo, fumaça de cigarro ou o cigarro em si (tabagistas),onde há uma grande dificuldade em respirar já que as vias aéreas quando inflamadas ficam inchadas, aumentando assim o seu volume.

O que mais nos preocupa em relação à asma é a interação entre ela e o Covid-19, ou seja, pessoas com asma terão mais chances de ter complicações mais graves se adquirirem o Covid-19!

É uma doença que pode ser manifestada em qualquer idade, não sabemos exatamente o que causa a asma, mas em geral estão relacionadas a histórico familiar e fatores ambientais de fora, como a poluição por exemplo e o tabagismo.

São sintomas claros de asma: dificuldade para respirar, falta de ar, aperto no peito, tosse, chiado no peito.

Piora drasticamente quando uma pessoa com essa patologia entra em contato com cheiros fortes de produtos químicos, pêlos de animais, pólen, ácaros, ar frio e seco, poluição, entre outros.

Em se tratando de Covid-19, os pacientes com asma foram considerados como pessoas com comorbidade, ou seja, grupos mais suscetíveis a desenvolver um agravo maior quando infectados pelo Covid-19.

Mas foi constatado no Brasil e em outro países, que os pacientes que foram infectados não tiveram uma piora no quadro em comparação aos pacientes sem asma, e os índices de mortalidade foram semelhantes entre si.

Vale ressaltar que essa pesquisa se baseou em pacientes com índice leve de asma ou com a doença sob controle. Pessoas com asma mais grave, com crises recorrentes, por exemplo, que não fazem o tratamento correto dos remédios prescritos por seu médico, estarão sujeitas sim a um agravo e complicações maiores se tratando da Covid-19.

Como a asma já está na lista de comorbidade, é importante ressaltar a importância da vacinação, aderir à imunização é o que fará toda diferença se caso for contaminado, pois se trata da maneira mais segura na prevenção de Covid-19.

Muita atenção na seguinte situação, pois mesmo após a vacinação e mesmo que a maior parte da população esteja imunizada, é sempre necessário manter os cuidados recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que são o distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel 70%, ou água e sabão, e o uso primordial e correto de máscaras.

Melhores métodos sobre como os asmáticos podem se proteger da Covid-19

Para se manter o controle correto da asma e evitar crises é simples, basta adotar hábitos saudáveis dentro e fora de casa, ter acompanhamento médico, e fazer o uso correto dos medicamentos prescritos.

O tabagismo deve ser evitado assim como o contato com a fumaça do cigarro, que é extremamente tóxica e prejudicial à saúde. Evite lugares com extrema exposição de poeira, poluição e fumaças, manter-se agasalhado em dias frios, evitar cheiros fortes, e o principal, que é praticar exercícios físicos que estimulem o tônus do diafragma, melhorando assim a respiração.

As vacinas são eficazes contra o Covid-19, daí a importância em se aderir à campanha nacional.

Evite locais confinados e fechados com muita gente, lembre-se de praticar o distanciamento mínimo de 1 metro de distância entre você e as demais pessoas.

Lavar as mãos com extrema frequência usando sabão e água corrente, ou melhor ainda o álcool em gel 70%.

Manter todos os espaços de sua casa bem ventilados, limpar sempre as superfícies que geralmente são tocadas com mais frequência, e finalmente procurar atendimento médico se apresentar algum dos sintomas relacionados ao Covid-19, que são:

  • febre;
  • cansaço;
  • tosse seca;
  • garganta raspando;
  • congestão nasal;
  • diarréia.

Dentre as principais a falta de ar e aperto no peito. São sintomas leves e que pioram gradualmente.

A segurança deve ser de preocupação geral, pois há muitos infectados que não apresentam nenhum tipo de sintomas. Uma das principais preocupações também se dá ao tempo em que o vírus sobrevive em superfícies, estudos indicam que pode subsistir por algumas horas ou até mesmo por dias. Esse tempo varia de acordo com os fatores externos.

E claro que, não poderíamos deixar de indicar um excelente plano de saúde, que é o plano de saúde Samoc! Que tal fazer uma visita ao site e ver os benefícios com os próprios olhos? Nele você encontra diversos benefícios e as melhores formas de pagamento!

Com base em todas essas informações, podemos finalizar com a seguinte mensagem:

“Para se manter a imunidade o segredo é dormir a quantidade de horas certas para sua idade, manter a hidratação do organismo, alimentar-se bem, reduzir o estresse com atividades prazerosas e dinâmicas, e praticar exercícios físicos.”

Espero que tenha gostado deste artigo sobre como os asmáticos podem se proteger da Covid-19!

Referência: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/asma