aplicativos pedagógicos

8 aplicativos pedagógicos para continuar usando depois da pandemia

Houve um grande crescimento no mercado de aplicativos pedagógicos durante a pandemia, conforme as pessoas se ajustavam à aprendizagem remota. Agora, com a volta gradativa dos alunos às escolas, os educadores precisam decidir quais aplicativos vale a pena continuar usando, especialmente durante a fase de transição, em que haverá tanto alunos presenciais quanto remotos.

Os oito aplicativos abaixo foram ótimos durante a pandemia, e continuarão sendo úteis mesmo depois. Continue lendo para encontrar as melhores soluções para sua aula.

1. Labster

Talvez você não tenha o dinheiro, espaço ou equipamentos suficientes para realizar experimentos de laboratório com seus alunos, mas com o Labster, você pode proporcionar essa experiência. O aplicativo oferece laboratórios virtuais de alta qualidade e uma variedade de matérias.

Seus alunos podem fazer experimentos, aprender sobre equipamentos de laboratório e usá-los, além de responder a perguntas sobre o que aprenderam. 

2. Project Noah

Project Noah é uma plataforma que permite tirar fotos de seres vivos encontrados na natureza, compartilhá-las e aprender tudo sobre eles. O serviço Nature School é feito especificamente para alunos do ensino fundamental, com aulas e atividades que os ajudam a interagir com a natureza. 

3. Pear Deck

Pear Deck cresceu e foi bastante usado quando as escolas fecharam por facilitar a aprendizagem virtual interativa. Professores podem usar a plataforma para ter oportunidades de interação com os alunos diretamente em suas apresentações por meio de questionários rápidos ou tópicos de debate. As opções são flexíveis, pois o aluno não fica atrelado apenas a perguntas de múltipla escolha. Você também pode disponibilizar uma tela virtual e um conjunto de ferramentas de desenho ou um mapa em que os alunos podem fixar pinos.

Essa flexibilidade ajuda os professores a fazer a transição para interagir com alunos presenciais na sala de aula e também alunos remotos, e a aprendizagem interativa continuará sendo útil até mesmo quando todos estiverem juntos fisicamente de novo.

4. Lucidspark

Professores usam quadros brancos todos os dias, mas e se houvesse um quadro branco que todos os alunos pudessem acessar ao mesmo tempo? O Lucidspark oferece exatamente isso. 

Amplamente usado por adultos no mundo corporativo, o Lucidspark também é ótimo na sala de aula por oferecer recursos pedagógicos incríveis. Por meio de funcionalidades de colaboração, brainstorming e anotações em uma plataforma acessível para todos, até mesmo os alunos mais reservados e com dificuldades para falar em público podem se beneficiar. 

5. Floop

As tarefas feitas pelos seus alunos vão por água abaixo se eles não tiverem acesso aos seus comentários, pois é a sua opinião que os incentiva a aprender mais. Com o Floop , dar opiniões é muito mais rápido e prático, e seus alunos as recebem em tempo hábil. Além disso, a plataforma do Floop permite ao aluno interagir diretamente com os comentários, além de poder emitir suas próprias opiniões para os colegas.

6. Mentimeter

O Mentimeter é como uma versão avançada do Pear Deck. É uma plataforma de apresentações com foco em interações, como pesquisas ou questionários rápidos, e ajuda você a coletar e analisar os resultados. 

Enquanto o Pear Deck é feito especificamente para educadores, o Mentimeter é voltado principalmente para as empresas, embora também tenha ótimos recursos pedagógicos. A plataforma é recomendada para professores do ensino médio ou universitário.

7. Kahoot!

Se você gosta de usar jogos de revisão na sala de aula, o Kahoot! é uma ótima escolha. Essa plataforma on-line ajuda a criar questionários de curiosidades ou jogos divertidos de aprendizagem. Você organiza tudo, seja presencialmente com alunos na sala, com alunos remotos ou com ambos os tipos de participantes. 

8. Remind

Com alunos na sala de aula, alunos em casa e pais ocupados, não está muito fácil falar e coordenar todos. O Remind é uma plataforma de comunicação feita especificamente para educadores, oferecendo uma comunicação bidirecional com alunos e pais, buscando alinhar todo mundo.

O ano que passou mudou significativamente a forma como ensinamos e aprendemos, e as suas experimentações tornarão sua sala de aula melhor do que nunca quando for seguro para todos voltarem a frequentar as escolas. Quando voltarmos, você estará pronto(a) para usar os melhores softwares do mercado.