Qual a função do lavador de gases amônia

Qual a função do lavador de gases amônia?

Se o assunto for lavadores de gases, é quase certo que devemos nos atentar ao lavador de gases para amônia. Mas o porquê disso?

A preocupação ocorre por conta da amônia ser um composto químico muito utilizado, sendo encontrado em grande parte das indústrias.

Esse tipo de gás não possui coloração e seu cheiro é penetrante e extremamente sufocante. Sua formação ocorre após a exposição da solução de amônia, decompondo-se através desses gases e nos óxidos de nitrogênio.

Além disso, os gases de amônia são irritantes e isso só piora conforme aumenta a sua concentração no ambiente. Por ser mais leve que o ar ele se torna mais pesado em ambientes úmidos, ocasionando sérias lesões ao nosso sistema respiratório.

A gravidade da inalação desse tipo de gás pode ir desde uma simples tosse, passar pela dificuldade e dores durante a respiração, congestionar os pulmões e até mesmo a morte da pessoa.

Por conta disso a utilização de um lavador de gases para amônia se torna indispensável em quaisquer indústrias que trabalhem com esse composto químico.

Vamos agora esclarecer a você qual a função desse tipo de lavador.

Qual a função do lavador de gases para amônia?

Empresas e automóveis soltam no ar muitos gases que prejudicam não apenas o ser humano mas também o meio ambiente. E é por isso que cada vez mais a lei ambiental se torna rígida, com o objetivo de controlar melhor a emissão desse tipo de gás.

Isso torna imprescindível que a indústria esteja a procura não só de alguma empresa especializada, mas investindo em equipamento para ajudar na redução desse tipo de dano ao meio ambiente.

E nada melhor que investir em um lavador de gases para amônia. Esse equipamento utiliza-se de um líquido para lavagem e remoção daquele contaminante que está presente em uma corrente de gás, lavando assim aquele vapor ácido que é prejudicial.

Agora que sabemos melhor a sua função vamos falar como é o seu funcionamento.

Como funcionam os lavadores de gases para amônia?

Sendo muito utilizada no processo de refrigeração, preparação de fertilizante e indústrias petroquímicas, a amônia não possui cor, é tóxica e corrosiva na presença de umidade. Por isso inalar esse gás é um grande risco e devemos nos atentar em como emiti-lo na atmosfera.

Por essa questão podemos ver o quanto é importante a utilização dos lavadores de gases para amônia, usando os mesmos para a limpeza do gás amônia e assim evitando que o mesmo afete o meio ambiente e a quem trabalhe na empresa que utiliza esse produto.

Esse tipo de lavador remove o componente que seja contaminante assim que entra em contato com o gás, através de seu líquido de lavagem.

Após esse contato ocorre a adição de reagentes nesse líquido e assim o lavador efetiva a remoção do contaminante, liberando um gás menos danoso. 

Os lavadores possuem controladores de PH que ajudam a controlar a eficiência da remoção e medem a densidade do líquido de lavagem.

Ressaltamos que as chaminés dos lavadores necessitam ser projetadas em conformidade com as regras ABNT-NBR 6123 e ABNT-NBR 10701.

Outra questão de extrema importância é que você ou sua empresa busque esses sistemas que sejam projetados por empresas capacitadas, produzidos de forma customizada e que estejam em conformidade com a necessidade de sua indústria.

Com isso você terá a garantia de que todo ar liberado na atmosfera durante os processos industriais com amônia estarão livres do gás tóxico.

E qual o propósito do lavador de gases para amônia?

Conforme visto anteriormente todo o gás liberado na atmosfera por alguma empresa da indústria ou até mesmo por automóveis prejudicam o meio ambiente. Por conta disso existem as leis ambientais e elas estão cada vez mais rígidas no que diz respeito ao controle das emissões de gases.

Portanto, para que você possa contribuir ao meio ambiente e também não descumprir as leis ambientais será imprescindível que adquira um lavador de gases para amônia, que possui a finalidade de lavar todo vapor ácido prejudicial através de um líquido de lavagem que remove o contaminante existente em uma corrente de gás.

Esperamos que toda informação aqui citada possa esclarecer as suas principais dúvidas com relação ao lavador de gases para amônia e, caso trabalhe com esse tipo de produto químico, faça a melhor escolha de lavador para sua indústria. A natureza agradece!