Gestão de frotas

Gestão de frotas: qual a importância dessa ferramenta para o seu empreendimento

Provavelmente a disponibilidade dos automóveis e a conservação dos mesmos sejam os fatores determinantes para um gestor optar pela gestão de frotas.

No entanto, esses não são os únicos benefícios conquistados pelo rastreamento de frotas, que ainda aumenta significativamente as chances de expansão do seu empreendimento.

Vale destacar a importância da contratação de uma equipe qualificada que te ofereça uma gestão de frotas eficiente, para que dessa forma o investimento realmente valha a pena.

Acompanhe conosco a leitura deste post e saiba como esta ferramenta pode te ajudar no dia a dia da sua empresa.

Em que consiste o rastreamento de frotas e quais suas principais demandas

O rastreamento de frotas consiste na adequação das informações referentes aos veículos de uma empresa, bem como o levantamento completo da sua frota.

A eficiência da gestão de frotas depende da análise das necessidades da empresa, como também uma maior organização, administração e planejamento de suas atividades.

Vale destacar que não são apenas os custos relacionados à sua frota que devem ser considerados, mas também dos colaboradores envolvidos.

Embora algumas pessoas achem que a gestão de frotas seja direcionada apenas para grandes empresas, esta é uma importante estratégia para que empreendimentos de pequeno porte possam otimizar sua organização e desempenho.

Algumas das principais demandas com as quais os responsáveis pelo rastreamento de veículos terão que executar são:

Disponibilidade e conservação dos veículos

Os profissionais que trabalham com gestão de frotas são diariamente desafiados, já que precisam lidar com a conservação e disponibilidade dos automóveis da empresa.

Isso acontece porque na maioria das vezes essas tarefas são negligenciadas pelos seus gestores, devido à sua falta de conhecimento acerca do rastreamento de veículos.

Tal atitude pode comprometer não apenas a integridade física de seus motoristas como também de terceiros, além de causar sérios problemas nas finanças da empresa.

Lembrando que além dos prejuízos materiais, a falta de uma gestão de obras eficiente pode causar os seguintes problemas:

  • Motoristas ociosos;
  • Insatisfação dos clientes;
  • Atrasos na entregas

Assim sendo, se você pretende evitar possíveis marcas à reputação da sua empresa, é fundamental que algumas atitudes sejam tomadas a fim de assegurar a conservação e disponibilidade dos automóveis:

  • Priorizar a aquisição de automóveis novos e eficientes;
  • Definir quais serviços são mais adequados para cada carro;
  • Determinar a periodicidade da manutenção veicular preventiva;
  • Contratação do seguro auto;
  • Dar a devida orientação aos motoristas para que adotem uma postura adequada aos serviços prestados;
  • Investimento em automóveis reservas, para que possíveis atrasos sejam evitados, como também a ociosidade de motoristas e veículos.

Atentar-se à segurança dos motoristas

Promover a segurança de motoristas, como também das pessoas que trafegam pela mesma estrada que seus colaboradores, possivelmente seja o ponto central da gestão de frotas.

Mas para que isso seja possível, é essencial adotar estratégias contra acidentes e roubos e também a integridade dos veículos.

Fazer o rastreamento de frotas de forma manual certamente é uma grande complicação, por isso, a melhor alternativa é fazer uso dos recursos tecnológicos.

Tais sistemas e equipamentos utilizados com essa finalidade, vão te auxiliar a monitorar seus veículos, permitir a tomada de decisões assertivas diante do enfrentamento de problemas que possam surgir.

É preciso ressaltar que não basta contar com tecnologia de última geração, se os seus colaboradores não forem devidamente orientados quanto ao seu uso.

Para isso é necessário lançar mão de cursos de qualificação com o objetivo de treiná-los para que tenham uma postura mais correta no trânsito.

Finalmente, a manutenção dos automóveis é primordial para que a segurança dos condutores e dos veículos seja preservada.

Maior controle financeiro

Não há como negar que a redução de gastos esteja no topo das prioridades de grande parte dos administradores, que é uma das conquistas de uma boa gestão de frotas.

Esse controle financeiro só é possível por meio da manutenção dos automóveis, possibilitando ainda sua conservação, segurança e disponibilidade.

Dessa forma, são evitados os gastos adicionais, como o da manutenção corretiva, por exemplo.

Então, se a sua empresa preocupa-se em proporcionar a satisfação de seus clientes, evitando possíveis atrasos, assim como a falta de segurança no transporte de seus produtos, não há melhor alternativa que investir no rastreamento de frotas.

Outro grande benefício da gestão de frotas é a eficiência do controle financeiro, possibilitado pelo detalhamento e acompanhamento das multas de trânsito, que podem ser reduzidas caso seus funcionários sejam bem qualificados.

Uma dica extra, para a redução dos gastos, uma excelente alternativa é fechar contrato de fidelidade com postos de combustíveis.

Essa estratégia é muito inteligente, já que existe uma grande diferença de preços de um posto para outro, que podem causar muitos prejuízos às suas finanças.

Supervisionar os resultados

Assim que todas as medidas acima forem adotadas, a gestão de frotas ainda deve fazer o acompanhamento e a análise dos resultados.

De tal forma que, para que o gestor tenha total acesso a essas informações, deve considerar alguns aspectos: 

  • O consumo médio com combustível;
  • A quantidade de entregas em atraso;
  • O tempo perdido nas paradas que não estavam planejadas;
  • Ociosidade dos condutores e veículos.

Conclusão

Portanto, se a sua empresa ainda não aderiu a gestão de frotas, ainda dá tempo de implementar essa ferramenta na sua gestão e melhorar o desempenho do seu negócio.

Afinal, o rastreamento de veículos não é uma ferramenta restrita aos grandes empreendimentos, pelo contrário, presta um grande auxílio a empresas de pequeno porte que desejam melhorar o seu desenvolvimento.

Por isso, não deixe de procurar hoje mesmo uma equipe qualificada para que assim consiga alcançar todos os objetivos propostos pela gestão de frotas.