Entenda o empréstimo consignado

Entenda o empréstimo consignado, veja como funciona.

Empréstimo consignado: Qual o significado desta modalidade? É destinado para perfis que possuem carteira assinada como Aposentados, Pensionistas do INSS ou Funcionários Públicos. Consequentemente, ao solicitar um crédito consignado. A maior diferença desta modalidade se caracteriza pela comprovação de renda de quem contrata o crédito. Sendo assim, será descontado o valor da parcela antes mesmo do salário cair em conta.

Qual a taxa de juros do empréstimo consignado?

O empréstimo consignado tem sua taxa de juros como uma das menores do mercado financeiro, perdendo apenas para o empréstimo com garantia. Isso porque as instituições que oferecem essa modalidade de crédito não corre risco de inadimplência uma vez que será descontado diretamente da folha de pagamento do cliente. 

Quem pode contratar empréstimo consignado?

Devido a forma de pagamento desta modalidade de empréstimo ser descontada diretamente da folha salarial, é preciso comprovar renda fixa, provando ter uma certa estabilidade financeira. Com isso esta linha se tornou popular entre os seguintes grupos:

  • Aposentados e Pensionistas do INSS
  • Trabalhadores de empresas privada (CLT);
  • Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal);
  • Militares das Forças Armadas. 

Cada um destes grupos possuem regras específicas para contratação do crédito.

Vantagens do Empréstimo Consignado

Descontos sem surpresas – no consignado as parcelas do empréstimo  são fixas, ou seja, apresentam seus valores de juros e valores pré-fixados e determinado antes, no contrato. Tendo seu valor das parcelas mensais descontado automaticamente da folha de pagamento ou benefício do cliente. Por isso certas vantagens como taxas de juros menos, não necessidade de fiador e menos burocracia podendo ser contratado até mesmo online sem sair do conforto de sua casa.

Juros baixíssimos – Pela garantia que Instituições Financeiras tem de que não haverá inadimplência (já que o desconto é feito antes mesmo do solicitante receber o salário, pensão ou aposentadoria), reduz a taxa de juros a ser cobrada.

Nome sujo – O empréstimo consignado é uma opção aqueles que possuem restrições no nome e sofrem para contratar o empréstimo pessoal, já que essa modalidade não se consulta órgãos restritivos SPC/SERASA. Alguns bancos até oferecem empréstimo para quem está pendente, mas as taxas de juros são altíssimas neste caso, já que entende-se que o risco de inadimplência é maior. 

O crédito consignado é uma opção no meu caso?

Como foi dito acima nem todos podem contratar esta linha de empréstimo. Se você não possui registro em carteira, mesmo tendo nome limpo, não poderá solicitar o empréstimo consignado.

Caso esteja qualificado para solicitar o crédito, você precisa analisar seu orçamento e se está disposto a comprometer sua renda mensalmente, independente do que aconteça.

Agora que conhece melhor o Mundo do Consignado, e tem todas essas informações em mente, cabe a você escolher a melhor opção de crédito para sua situação atual e ter dinheiro em momentos de emergência por exemplo. É necessário ter responsabilidade e planejamento para que o crédito contratado, seja ele qual for, seja benéfico e não se torne um problema maior no futuro, procure sua instituição financeira para mais informações.