Dutos de exaustão

Dutos de exaustão: 5 dúvidas frequentes respondidas

Precisa instalar dutos de exaustão, mas está com dúvidas sobre como funciona e os benefícios de sistema?

O duto ou tubo de exaustão, tem como principal função fazer o insuflamento de qualquer tipo de gás, odor, vapor e partículas de um ambiente. Então, como não é difícil imaginar, eles são necessários em diferentes situações.

Isso significa que um duto de exaustão pode ser instalado desde em um ambiente industrial até na cozinha, banheiro ou outro cômodo de uma residência.

Em outras palavras, as aplicações dos dutos de exaustão para renovação e condução do ar são várias. Além disso, esses dutos também são projetados e planejados de forma específica para o ambiente onde serão instalados.

Diante disso tudo. é normal ter dúvidas sobre questões como benefícios, instalação, funcionamento e outros aspectos dos outros de instalação.

É sobre isso que vamos falar ao longo desse artigo, pois preparei uma seleção com respostas para 5 dúvidas frequentes sobre dutos de exaustão.

Confira agora.

1. Quais os benefícios dos dutos de exaustão?

O principal benefício de um duto de exaustão é auxiliar o sistema de exaustão em seu processo de transmitir o ar de um local para outro. Portanto, ou tubo ou duto de exaustão também permite:

  • Proporcionar que o ar do ambiente está sempre renovado;
  • Manter uma temperatura ambiente confortável;
  • Realizar a circulação adequada de ar;
  • Conduzir odores, gases, vapores e partículas de ar de ar para fora do ambiente;
  • Auxiliar na operação industrial minimizando o consumo de energia;
  • Promover a salubridade do local de trabalho, pois combate os fatores insalubres, como o calor, problemas respiratórios e umidade.
  • Realiza uma operação com baixo nível de ruído;
  • Pode passar por diferentes ambientes sem incomodar pessoas, ou atrapalhar as atividades de trabalho.

Com um sistema de exaustão o ambiente fica mais arejado, sem odores permeando o local.

Além disso, o controle térmico proporcionados evita a sudorese excessiva e proporciona maior bem-estar para equipe de trabalho e famílias.

2. Por quê é são tubos de exaustão necessários em cozinhas profissionais?

Um dos locais mais comuns para a instalação de dutos de exaustão são as cozinhas profissionais. Embora, esse sistema também possa ser instalado em qualquer cozinha residencial.

E há bons motivos para quê dutos de exaustão sejam instalados em cozinhas profissionais. 

Afinal, é um ambiente com manuseio de diferentes alimentos, onde são utilizados óleo quente, chamas de fogão abertas, além de haver permanência e circulação constante de pessoas.

Assim, o trabalho em uma cozinha profissional envolve:

  • Equipamentos elétricos, que podem ser a gás ou não;
  • Diferentes processos culinários que exalam cheiros característicos;
  • Manuseio de gorduras;
  • Uso de fogão e forno muitas vezes ao mesmo tempo;
  • Presença de gordura em dutos e captores do sistema de ventilação;
  • Temperaturas elevadas.

E o sistema de exaustão com seus dutos é parte fundamental da segurança e da salubridade para o trabalho em uma cozinha profissional.

Pois, esse sistema, em conjunto com outros sistemas de ventilação, minimiza os riscos de incêndio, melhorar a temperatura e ajuda na qualidade e circulação do ar como um todo.

3.  Como são instalados os dutos de exaustão?

Para instalação de um sistema com duto de exaustão são necessários três componentes principais:

  1. O exaustor ou coifa, que é a entrada de ar;
  2. Tubos de exaustão que percorre em um ambiente;
  3. Uma saída de escape na parte traseira do sistema.

Necessário do ambiente é necessário que a tubulação conta com dutos flexíveis. Muitas vezes, também é preciso instalar uma capa exterior nivelada junto a parede, para que a água flua por trás do duto e evite o gotejamento.

A instalação de um duto de exaustão também exige que haja um espaço entre as vigas, para proporcionar um apoio adequado a tubulação.

Também é necessário cuidado para conectar as partes adequadamente, e posicionar os dutos de exaustão na parte superior do ambiente.

4. Posso fazer a instalação eu mesmo?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes sobre os dutos de exaustão. É importante entender que a instalação desse tipo de duto e sistema precisa seguir normas específicas, como a norma ABNT NBR 14.518.

Por esse motivo, a instalação de dutos de exaustão e outros sistemas de ventilação deve ser feita apenas por profissionais.

Lembre-se também que um sistema de exaustão mal instalado pode ser um risco a segurança do ambiente e das pessoas no local.  Por exemplo: pode ocasionar incêndios.

E, na melhor das hipóteses, caso os seus dutos de exaustão não sejam instalados corretamente, o sistema não vai funcionar de forma adequada.

Então, você não terá os benefícios que os dutos de exaustão proporcionam, como a circulação de ar e uma temperatura mais confortável no ambiente.

5. Qual o material mais recomendado para dutos de exaustão?

Um duto de exaustão pode ser feito de diferentes materiais, Como PVC, aço e alumínio.  Além disso, os dutos podem ser flexíveis ou rígidos.

Como um duto de exaustão precisa conduzir calor e ter um bom sistema de vazão para dar conta da demanda, os materiais mais recomendados pelos especialistas são os metais.

Isso porque o metal suporta uma maior temperatura, e costuma ser envolto em um material que não conduz o calor muito bem. Isso faz com que o duto de metal seja mais eficiente e tenha baixo risco de ocorrência de incêndio.

Isso não significa que o PVC e outros materiais não são utilizados.  Tudo depende das características que terá o sistema de exaustão projetado.

No caso da opção pelo plástico PVC ou outro material similar, é necessário analisar bem qual é a aplicação pretendida antes de usar.

Concluindo

Se você precisa instalar dutos de exaustão a melhor forma para esclarecer as suas dúvidas é conversar muito bem com a equipe que fará instalação.

E não se esqueça: procure sempre profissionais competentes para instalar qualquer sistema de exaustão e ventilação.

Então, conte conosco da Metaltherm para oferecer para você as melhores soluções na fabricação e instalação de dutos de exaustão, e outras comodidades em ventilação e climatização de ambientes.

Curtiu as dicas? Deixe o seu comentário!