brinquedos educativos

Brinquedos educativos, a importância no crescimento da criança

Atualmente, os brinquedos educativos estão se mostrando um grande aliado no desenvolvimento da criança. Até porque, é logo nos primeiros anos que diversas capacidades motoras são desenvolvidas.

Pensando nisso, nesse breve conteúdo você vai entender tudo sobre os Brinquedos Educativos e como ele será fundamental para o seu filho nos primeiros anos de vida. Vamos lá!

O que são brinquedos educativos?

Hoje em dia, quando falamos em brinquedos educativos, muitos pais pensam em brinquedos complexos, cheio de regras que forçam a criança a aprender. Entretanto, a realidade é que um brinquedo voltado para o desenvolvimento de uma criança é completamente diferente disso.

Ao invés de regras, o ideal é que o brinquedo deixe a criança ser livre, fornece diversas possibilidades para a criança brincar e se divertir. Até porque, a palavra-chave aqui é brincar e não ensinar.

Mas afinal, o que é um brinquedo educativo? Em resumo, são todos aqueles brinquedos que estimulem as capacidades da criança, como blocos de montar, por exemplo. Além disso, você pode optar por instrumentos musicais, quebra-cabeça, chocalhos, comidinhas de brinquedo, etc. 

5 Motivos para utilizar os brinquedos educativos no crescimento da criança

Como mencionado anteriormente, os brinquedos educativos são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Entretanto, você sabe de fato o poder que um brinquedo tem na vida de um ser humano nos seus primeiros anos de vida?

Entre os principais benefícios, abaixo vamos mostrar os 5 principais motivos para você comprar brinquedos educativos para o seu filho, neto, sobrinhos, etc.

1.    Criatividade

Em primeiro lugar, os brinquedos educativos têm papel fundamental em aprimorar a criatividade da criança. Embora muitas pessoas não saibam, a criatividade pode ser aprimorada não só quando criança, mas também como adulto.

Porém, principalmente na primeira fase da vida, estimular a criatividade é fundamental, pois, através dela, diversas outras capacidades são estimuladas.

2.    Coordenação Motora

Em segundo lugar, brinquedos de encaixe, quebra-cabeça, ou seja, tudo aquilo que precisa ser colocado da forma correta, auxilia diretamente no aprimoramento da coordenação motora da criança.

Provavelmente você já viu aqueles brinquedos com formas geométricas que precisam ser colocados no lugar certo. Este brinquedo, além de ser incrivelmente funcional para desenvolver a coordenação motora, também auxilia diretamente no raciocínio lógico e na memória da criança.

3.    Estimula as Assimilações

Como assim assimilações? Antes da criança saber falar ou mesmo pedir ajuda, ela aprende através de assimilações. Ou seja, na cabeça dela, se ela chorar, ela consegue tudo o que ela quer, pois, sempre que ela chora, seus pais vêm em direção a ela.

Com o passar do tempo, isso fica salvo na memória da criança e vai se desenvolvendo ao longo dos anos. Embora a criança possa aprender sozinha, o brinquedo estimula muito as assimilações e consequentemente o aprendizado da criança.

4.    Desenvolvimento Cognitivo

O Desenvolvimento Cognitivo é uma área que estuda diretamente a forma como as crianças aprendem. Segundo esses estudos, é comprovado que as crianças desde que nascem aprendem no meio onde elas vivem.

Para entender melhor o desenvolvimento cognitivo, o tópico acima é um exemplo perfeito disso. Porém, quando falamos sobre o desenvolvimento das capacidades físicas e cerebrais da criança, é importante levar alguns fatores em consideração.

Como assim? Além de pensar nos brinquedos que são as categorias brinquedos educativos, é de suma importância respeitar a idade mínima desses brinquedos.

Pensando nisso, a melhor opção para você é entrar em uma loja especializada em brinquedos infantis. Desse modo, é possível filtrar os brinquedos de acordo com a fase que a criança está passando.

5.    Sistema Sensorial

Você já ouviu falar do Sistema Sensorial? Talvez você não lembre, mas já deve ter ouvido falar do tato, visão, audição, paladar e olfato. Em resumo, tudo isso pode ser estimulado através de brincadeiras, mas claro, desde que utilize os brinquedos corretos.

Embora muitos pais não pensem no desenvolvimento sensorial dos seus filhos, todos esses 5 sentidos, é fundamental para o desenvolvimento de diversas outras funções, principalmente do cérebro.

Conclusão

Em conclusão, por mais que estamos falando de diversão, lazer e no bem-estar da criança, o desenvolvimento das capacidades da mesma, é fundamental.

Nesse sentido, para aprimorar e auxiliar em seu desenvolvimento, é papel dos pais e/ou responsáveis promover não só um ambiente saudável, mas ferramentas para isso ser possível. Todavia, no mundo infantil, essas ferramentas não são como alicate ou chave de fenda, mas sim, brinquedos educativos.