ambiente diverso

Como criar um ambiente diverso na sua empresa?

Diversidade é um dos principais temas atuais no mundo corporativo

A diversidade é uma das principais pautas do mundo corporativo atual. Ter um ambiente de trabalho diverso é importante para agregar valor ao negócio por meio de pessoas com diferentes perfis. Diversidade nas empresas é um fator essencial para o sucesso do negócio. 

De acordo com um estudo das Universidades de Harvard e de Munique, o tema diversidade é um dos temas discutidos em mais de 70% das empresas pelo mundo. E a preocupação com a diversidade também é comprovada por números. Uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company, empresas que prezam pela diversidade entregam resultados 25% maiores. 

O setor de RH (recursos humanos) é o responsável por introduzir o assunto diversidade nas empresas. Uma equipe diversa só é alcançada se forem realizadas ações para isto. A implementação de uma cultura diversa passa pela construção de processos inteligentes para melhor seleção e retenção de profissionais dos mais diferentes perfis. 

O que é a diversidade nas empresas? 

Basicamente, a diversidade nas empresas é ter um ambiente corporativo que se caracteriza pela inclusão de pessoas com diferentes perfis. Assim, a empresa deve inserir pessoas que representam as mais variadas classes sociais, culturais e comportamentais. 

O principal fator para formar uma equipe diversa não é priorizar a contratação de um grupo em detrimento a outro, mas sim administrar ações e processos de seleção que sejam extintos de preconceitos contra raças, culturas, classes, gêneros, ideias e outros. 

O mais importante é criar uma cultura dentro das empresas que exalte a contratação por habilidades e encaixe com o perfil da vaga. É essencial que todos os colaboradores do negócio tenham a consciência de que as questões raciais, sociais, culturais e comportamentais não definem a capacidade profissional das pessoas. 

Como alcançar um ambiente diverso dentro da empresa? 

A diversidade traz diversos benefícios para a empresa, isso é um fato. Mas para construir um ambiente diverso é preciso implementar uma cultura dentro da empresa baseada em ações assertivas que incentivem a inclusão de pessoas dos mais diferentes perfis. Confira abaixo algumas dicas para criar um ambiente de trabalho diverso:

Reestruture o processo de seleção de profissionais do negócio 

O RH deve realizar ações para refinar o seu processo seletivo. Essa é uma maneira efetiva de atrair a diversidade para dentro da empresa. O recrutamento da empresa deve ser mais inteligente, eliminando qualquer tipo de preconceito no processo seletivo. 

É muito importante que as vagas sejam preenchidas com base no perfil técnico e nas competências socioemocionais que o cargo em aberto necessita. Esse é o caminho para que não haja nenhum tipo de preconceito e sejam aceitos profissionais de diferentes perfis para concorrer em tom de igualdade para a vaga. 

Ofereça palestras sobre diversidade 

Para ter um ambiente diverso é importante criar uma cultura organizacional que preza pela diversidade. Uma boa maneira de conscientizar os colaboradores da empresa é por meio de palestras sobre o assunto. 

É fundamental que eles entendam que o respeito é o mais importante. O convívio entre os profissionais é um dos fatores primordiais para os bons resultados do negócio. Os profissionais da empresa devem ter em mente que ter pessoas de diferentes perfis na equipe é essencial para aguçar a criatividade e a produtividade de todos. 

Incentive a comunicação baseada na diversidade 

A comunicação é um fator essencial para o bom funcionamento do negócio. Segundo a pesquisa da McKinsey & Company, em empresas onde a diversidade é reconhecida há uma redução de 50% nos conflitos internos em comparação com as demais organizações. 

Por ter um potencial agregador forte, a comunicação da sua empresa deve ser baseada na diversidade. Quando você tem um time diverso e unido, você tem a capacidade de produzir muito mais e criar soluções inovadoras. 

Além disso, a comunicação com base na diversidade é essencial para criar um ambiente de trabalho agradável. A comunicação é peça chave para o entrosamento do time, portanto potencialize esse fator dentro da empresa. 

Uma maneira de fazer isto é criar canais de comunicação em que seja possível abordar temas específicos e mensurar os resultados da diversidade na empresa. 

Crie uma política para nortear a construção de um ambiente diverso 

Ter uma política que conte com regras que estimulem a diversidade na empresa é fundamental para criar um ambiente diverso. É essencial que você planeje um programa que invista em ações estratégicas pautadas pela diversidade. 

Os profissionais da empresa devem ter uma política bem clara na empresa. Essa é uma forma de apontar um direcionamento para que todos estejam por dentro dos valores e da missão do negócio no mercado. Isto é um ponto crucial para criar uma cultura organizacional que permite inclusão de profissionais de diferentes perfis. 

A diversidade nas empresas traz diversos benefícios para o negócio. Seguindo as nossas dicas, é possível criar mais do que uma cultura, uma raiz da diversidade dentro da empresa. Incluir a diversidade na organização é um fator fundamental para melhorar resultados, ser mais reconhecido por todos, então aposte nisso!