ID Jovem

ID Jovem 2021: Como cadastrar e gerar o ID jovem?

Ainda não conhece o ID Jovem e quer saber o que é e como ele funciona? Então você está no lugar certo! O ID Jovem veio para incentivar e garantir os direitos dos jovens entre 15 e 29 anos de frequentar eventos culturais e esportivos pagando apenas 50% pelo ingresso do valor cobrado do público comum.

Contudo, a verdade é que muitos ainda não sabem que podem ter esse benefício incrível à sua disposição. No entanto, todos os jovens deveriam ter o conhecimento de como funciona esse benefício e é por isso que a seguir iremos esclarecer e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é ID Jovem?

Quer saber o que é ID Jovem? Saiba que com ele você tem a possibilidade de pagar meia entrada em eventos culturais, esportivos e a gratuidade no transporte interestadual. Basta apenas se cadastrar e aproveitar todos esses benefícios feitos especialmente para você.

De acordo com o Estatuto da Juventude, através da Lei nº 12.852/2013, são milhões de jovens entre 15 e 29 anos com direitos garantidos, desde que sua renda familiar não ultrapasse 2 salários mínimos vigentes.

E mais um detalhe importante, ele também é válido para não estudantes, basta ter o NIS ativo e as informações atualizadas a no mínimo 2 anos no Cadastro Único que é feito através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da sua região.

Lei 12.852 sobre o ID Jovem

A Lei n° 12.852 garante os direitos dos jovens de 15 a 29 anos de pagarem apenas 50% do valor da entrada de eventos culturais, esportivos e a gratuidade no transporte interestadual.

Essa lei foi decretada pela Presidente da República em 26 de dezembro de 2013 atribuída ao jovem através do disposto no artigo 84, caput, incisos IV e VI, na alínea “a” da Constituição, veja abaixo o resumo:

O Art. 1º regulamenta o benefício de pagar 50% na entrada em eventos culturais e esportivos para os jovens com renda de até 2 salários mínimos, os portadores de deficiência e também a reserva de vaga no transporte interestadual.

Como funciona o ID Jovem 2.0?

É muito simples entender como funciona o ID Jovem 2.0, pois basta você realizar um cadastro através do site idjovem.juventude.gov.br ou através do aplicativo ID Jovem 2.0 disponível na Play Store e App Store para poder aproveitar todas as vantagens que o programa possui.

São milhões de jovens em todo o Brasil, com a entrada garantida nos eventos culturais e esportivos, pagando metade do valor da entrada. Ou seja, funciona como um programa de benefícios oferecido pelo governo federal para todos os jovens do país.

A ideia do programa é que os jovens brasileiros tenham acesso a esses recursos, incluindo o transporte interestadual.

Quais os benefícios do ID Jovem?

Quer saber quais os benefícios do ID Jovem? São muitos os benefícios garantidos aos jovens de todo Brasil, veja a seguir um resumo das principais vantagens de se cadastrar no programa:

  • Eventos culturais: entrada garantida com o pagamento de 50% do valor que é cobrado do público comum
  • Shows: entrada garantida com o pagamento de 50% do valor que é cobrado do público comum;
  • Eventos de lazer: entrada garantida com o pagamento de 50% do valor que é cobrado do público comum;
  • Eventos esportivos: entrada garantida com o pagamento de 50% do valor que é cobrado do público comum;
  • Transporte público: em viagem entre municípios ou estado, são de direito dos jovens 2 vagas em cada viagem, sendo elas do transporte ferroviário, comboios e também interestadual.
  • Teatro: entrada garantida com o pagamento de 50% do valor que é cobrado do público comum.

Como usar o ID Jovem?

Não sabe como usar o ID Jovem? Então aprenda agora mesmo! Usar o ID Jovem 2.0 é bem simples e prático, você só precisa apresentar o seu cartão do programa no momento em que compra o ingresso junto dos seus documentos de identificação e pronto, o seu desconto de 50% está garantido.

O cartão tem validade de 30 dias, e deverá ser gerado novamente para continuar tendo os benefícios do programa periodicamente.

Quais documentos precisa para fazer ID Jovem?

Quer saber quais documentos precisa para fazer ID Jovem? Iremos listar os documentos que são necessários apresentar para o cadastro no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da sua região, sendo eles de todos que moram na sua residência:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de residência recente dos últimos 3 meses;
  • Comprovante de renda dos moradores da residência através da CTPS.

Após a realização do cadastro, o estudante deve aguardar o Centro de Referência da Assistência Social informar o seu Número de Inscrição Social (NIS) que é um documento obrigatório para a criação do cadastro no programa e pronto, você já estará cadastrado.

Como gerar o ID Jovem?

Não sabe como gerar o ID Jovem? Então veja algumas dicas que vão ajudar você a gerar seu cadastro.

Você tem a opção de gerar pelo navegador e pelo aplicativo para smartphone, que está disponível na Play Store e App Store. Todavia, para te ajudar no cadastro do seu a seguir ensinaremos os dois métodos que você poderá usar.

Sendo assim, confira a seguir como gerar o cadastro no programa pelo navegador e pelo aplicativo de celular.

Através do seu navegador

  • Entre no site idjovem.juventude.gov.br;
  • Clique em GERAR ID JOVEM;
  • Você precisará digitar o número do seu NIS informado pelo CRAS, que é composto por 11 números;
  • Informe seu nome completo;
  • Informe o nome completo da sua mãe;
  • Coloque a sua data de nascimento;
  • E clicar em ID JOVEM.

Pronto, seu cadastro no programa estará feito!

Dica: você também pode consultar seu cadastro através do CadÚnico no site meucadunico.cidadania.gov.br. Contudo, nesse caso você precisará informar seu nome completo, sua data de nascimento, o nome completo da sua mãe, seu estado e município onde mora.

Através do seu smartphone

Você precisa entrar na Play Store ou App Store e pesquisar pelo aplicativo ID JOVEM 2.0;

Em seguida você precisará baixar o aplicativo no seu aparelho clicando em “Instalar”;

Agora você deverá inserir as mesmas informações que seriam usadas para acessar pelo navegador:

  • Coloque o número do seu NIS;
  • Seu nome completo;
  • Nome completo da sua mãe;
  • Sua data de nascimento;
  • Depois basta clicar em acessar que na tela do seu smartphone irá aparecer um QRCode para você imprimir.

É muito fácil e prático, você não acha? Seu cadastro já estará pronto. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar no site do programa e ir em FAQ que também aparecerá o passo a passo para realização do cadastro.

Gostou do artigo? Então deixe um comentário logo abaixo!