ferramentas para marcenaria

Ferramentas para marcenaria: 5 essenciais

Ferramentas para marcenaria geralmente são itens caros, mas algumas são essenciais e apesar do preço, toda marcenaria precisa ter.

Descubra a seguir o que você precisa para montar sua marcenaria, e comece a planejar a sua agora mesmo!

A marcenaria possui como matéria prima a madeira e envolve na maioria das vezes o trabalho artesanal.

O principal ramo da marcenaria é a fabricação de móveis, principalmente os planejados e acessórios decorativos, além de existir um grande potencial da área de design de interiores.

Se você está começando ou quer melhorar a qualidade do seu trabalho, deve já ter se perguntado o que é necessário, quais ferramentas para marcenaria você precisa para começar.

Por isso preparamos esse guia que vai te ajudar a fazer a escolha certa. Veja a seguir quais são as ferramentas essenciais para uma marcenaria.

1. Furadeira e Parafusadeira

A furadeira e a parafusadeira são as ferramentas para marcenaria que você mais usará no seu dia a dia como marceneiro, por isso, é importante escolher um modelo que atenda a sua demanda e que tenha resistência suficiente.

Hoje em dia, existem equipamentos dois em um e que funcionam tanto como furadeiras quanto parafusadeiras. São ótimas ferramentas e ajudam o profissional que está iniciando e não tem muito para investir.

Falando em investimento, é fundamental que o profissional pesquise bons preços para encontrar uma boa parafusadeira em oferta. Nesse estágio inicial, a pesquisa de preços é fundamental para você economizar.

2. Réguas, graminho, trenas e esquadros

Um dos passos mais importantes para a marcenaria, é a medição, o que envolve conhecer bem a largura, o comprimento e o ângulo.

Essa etapa, apesar de ser trabalhosa, é uma das que mais facilitará seu trabalho posterior. Imagina o trabalho que você teria para encaixar as peças sem medir?

Por isso, é recomendado que você possua trenas, réguas, graminho e esquadros. A quantidade e tipo de cada um desses materiais dependerá do seu foco, ou seja do que produz ou irá produzir.

Comece com pouco, e vá comprando de acordo com a sua necessidade. Como falamos no início, ferramentas para marcenaria são caras, mas não precisa comprar todas de uma vez.

3. Cerrote e um jogo de formões

O cerrote já deve ser a ferramenta que você mais usa quando está trabalhando na marcenaria, não é mesmo? O lado positivo dessa ferramenta é o preço acessível.

Porém, nem sempre o cerrote será suficiente, por isso, é recomendado que você tenha um jogo de formões, para pequenos ajustes e detalhes que precisam de maior precisão.

Se você não se lembra o que é um formão, pode ser que você o conheça como cinzel e nada mais é do que instrumento de corte manual com uma lâmina.

4. Riscadores

Muitas vezes, será necessário que você marque a madeira antes de cortar. Por isso, um jogo de riscadores, é muito útil.

Existem diversos tipos de riscadores no mercado, e costumam ser bastante acessíveis. Caso queira economizar, você pode usar lápis de pedreiro ou giz, por exemplo.

5. Plaina e nível

É muito importante que a superfície em que você fará suas peças e reformas esteja nivelada e sem marcas.

A plaina te ajudará a aplainar suas peças, e existem diversos modelos no mercado, das mais caras (elétricas) às mais em conta (manuais).

Já o nível irá te ajudar a ajustar o nivelamento de cada placa de madeira.

6. Madeira

Não podíamos deixar de fora dessa lista o item mais importante de uma marcenaria: a madeira, não se enquadra como ferramentas para marcenaria, mas é tão importante que colocamos aqui.

Para que realize um bom trabalho e garanta a qualidade das suas peças, é essencial que você adquira madeira de qualidade, mas sem perder os melhores preços.

Existem lojas de madeira em Fortaleza ou na sua cidade que podem te ajudar a encontrar os melhores preços e garantir qualidade.

Considerações finais sobre ferramentas para marcenaria

Chegamos ao fim do nosso guia, qual dos itens listados você acredita ser o mais importante em uma marcenaria? Conte para a gente nos comentários!

Não deixe de compartilhar estas informações com seus contatos, compartilhe no facebook, whatsapp, pinterest, enfim, espalhe este guia por aí.