dicas para escolher o melhor terreno para construir

Confira 7 dicas para escolher o melhor terreno para construir

Está com dúvidas sobre terreno para construção? Antes de tudo, saiba quais tipos de terreno existem e o que ponderar na hora de escolher o terreno ideal.

Para construir um imóvel, você precisa ter os melhores materiais, profissionais e estilo, além de adquirir a propriedade ideal e ter todos os documentos do terreno. A compra da propriedade para construção causa dúvidas e receios em muitas pessoas que não sabem como fazer a melhor opção entre as que o mercado imobiliário oferece.

A documentação do terreno, por exemplo, é um dos pontos mais importantes na hora da compra, pois somente com tudo regularizado é que o projeto do imóvel é autorizado pela prefeitura. 

Entretanto, diversos fatores também influenciam e devem ser considerados na escolha do terreno. Por isso, confira neste post as 7 dicas para escolher o melhor terreno para construir.

1. Verifique a posição em relação ao sol

Verificar a posição em relação ao sol é uma das dicas para escolher o melhor terreno para construir. Esquecer desse ponto, pode causar diversos problemas após a construção do imóvel. 

Para não errar, é preciso ficar atento para onde o sol nasce e se põe. Assim, é essencial escolher um terreno com boa incidência dos raios solares, e durante a construção fazer os quartos para área voltada ao sol da manhã.

Fique atento também se os terrenos, imóveis ou prédios vizinhos não atrapalham na incidência do sol no terreno para construir o seu imóvel, pois muitos acabam “roubando” boa parte do sol da propriedade comprometendo a iluminação e temperatura do imóvel.

2. Analise o tipo de solo

Quando for escolher o melhor terreno para construir o seu imóvel, é necessário analisar o tipo de solo. Fazer essa análise é muito importante, pois será possível saber se os gastos com essa obra serão baixos ou mais altos.

Há tipos variados de solos, alguns não exigem tanto gasto de material e de mão-de-obra para fazer a fundação, já outros necessitam de cuidados especiais e a contratação de profissionais especialistas em diversas áreas, como sondagem de solo, por exemplo.

O ideal é sempre verificar com os vizinhos o tipo de fundação que eles utilizaram e os serviços necessários para fazer o alicerce do imóvel. 

Não deixe de observar no solo do terreno para construir seu imóvel:

Proximidade com rios: outro ponto a observar no solo é a sua proximidade com rios, já que isso pode influenciar na custos para fazer a fundação, além de rios, tubulações e córregos causarem alagamentos nos terrenos.  

Presença de pedras: essa característica pode causar um gasto maior para fazer a fundação do terreno. 

Mesmo com todos esses cuidados, a contratação de um serviço de sondagem do solo é uma boa decisão, pois evita a compra de um terreno inapropriado para construir o seu imóvel. 

3. Confira a topografia

Conferir a topografia do solo é outra dica para escolher o terreno para construir. O desnível do terreno influencia na construção da propriedade, quanto mais for o desnível, maior será o custo da obra. 

Aclive: é quando o terreno possui uma inclinação para cima. 

Declive: o terreno apresenta inclinação para baixo. 

O terreno pode ter declive ou aclive, que são desníveis comuns na maioria dos terrenos, porém alguns possuem inclinações consideráveis, necessitando de outros serviços para iniciar a fundação da casa.

Para evitar custos muito elevados e modificações em excesso no terreno, é imprescindível realizar um projeto com um profissional de engenharia e arquitetura. Se você quer um imóvel térreo, o terreno com muito desnível pode não ser a melhor opção, pois pode ser necessário fazer escada para ter acesso a casa. 

4. Avalie a infraestrutura da região do terreno para construir

Avaliar a infraestrutura da região do terreno para construir também é uma dica antes de adquirir a propriedade e iniciar a obra. 

Os pontos importantes para avaliar a infraestrutura da região do terreno:

  • Abastecimento de água
  • Fornecimento de energia elétrica e de internet 
  • Comércios e serviços essenciais, como mercados, farmácias, postos de gasolina, saúde e educação
  • Transporte público e outros meios para se locomover facilmente pela região

Terreno com uma melhor localização tende a ser mais caro, porém, facilita o dia a dia e a qualidade de vida para os que moram na propriedade ou tem que se locomover diariamente até o local. 

5. Veja a documentação completa do terreno

A documentação completa também precisa ser avaliada antes de comprar um terreno para construir. Com isso, você consegue saber se há algum problema com a propriedade, se ela está ou não regular.

Quanto à regularização do terreno, a informação é obtida pela certidão de propriedade, que pode ser verificada junto ao Cartório de Registro de Imóveis. 

Além disso, outras certidões são necessárias para verificar se há pendências ou ações judiciais contra o proprietário que podem impedir a compra do terreno, algumas dessas informações são obtidas por meio de consulta em:

  • Cartórios de protesto
  • Cartórios cíveis
  • Cartório de execuções fiscais 

É importante verificar se há ações judiciais em nome do proprietário do terreno para construir ou do cônjuge, se ele for casado. 

6. Defina os seus objetivos

Mesmo com as dicas deste post para construir sua casa, é recomendável que você defina quais são os seus objetivos com o imóvel. Ou seja, se seu sonho é morar no campo, mais afastado dos grandes centros, ou em um local mais movimentado, perto de regiões com melhor infraestrutura. 

É importante também saber qual será a finalidade do imóvel, moradia, aluguel, comercial, tempo que pretende utilizar a propriedade. Assim, você consegue escolher o melhor terreno para construir e que atenda às suas necessidades. 

7. Mata nativa: saiba o que pode ser feito 

Se o terreno tiver mata nativa, você precisa avaliar o que pode ser feito. Alguns municípios possuem restrições quanto à construção nestas áreas. Por isso, antes de efetuar a compra é necessário ir até a prefeitura e se informar sobre a região e terreno que pretende adquirir. 

Verifique as licenças necessárias e respeite as indicações da legislação e prefeitura para não construir em áreas de preservação ambiental. Ao ter essas informações, durante a obra os profissionais conseguem saber como preparar o terreno para construir, sempre respeitando as leis e o meio ambiente. 

Agora que você já sabe como escolher o melhor terreno para construir, siga nossas dicas e adquira a propriedade ideal.