aparelho ortodôntico estético

Conheça o aparelho ortodôntico estético e suas vantagens

O uso do aparelho ortodôntico estético tem sido cada vez mais comum entre os pacientes que precisam recorrer a esse tipo de tratamento para manter um sorriso mais harmônico, alinhado e sem imperfeições.

Isso porque ele apresenta diversas vantagens para o paciente, ao mesmo tempo em que desempenha com perfeição a correção da má oclusão (encaixe inadequado entre a arcada dentária superior e a inferior), o reposicionamento de dentes tortos e o fechamento dos diastemas (espaço extra entre dentes).

Essas correções, feitas com a ajuda do aparelho móvel ou do fixo invisível, além de tornar o sorriso mais agradável também auxilia na melhora da mastigação e na facilidade de higienização bucal, reduzindo a incidência de cáries e de infecções gengivais.

O que é o aparelho ortodôntico estético?

Com a crescente demanda pelo tratamento ortodôntico em um público mais velho, o mercado odontológico desenvolveu acessórios mais discretos, feitos com materiais que possuem a cor semelhante aos dentes ou completamente invisíveis.  

Assim, o aparelho dentário estético – que pode ser fixo ou móvel – passou a ser confeccionado em porcelana, policarbonato ou safira e são fixados no dente com resina fotopolimerizável.

O material invisível torna o uso mais agradável e tem o mesmo desempenho do que o aparelho clássico, feito de metal. 

No entanto, a duração e o preço podem variar de acordo com o tipo de matéria-prima escolhida e os cuidados individuais com o aparelho.

Os pacientes que possuem um implante dentário também podem realizar esse tipo de correção dental. Contudo, será necessário realizar um planejamento especializado para encaixar os dentes ao redor do implante, pois este não pode ser movido.

Os benefícios desse tipo de tratamento

Esse tipo de acessório ortodôntico é altamente eficiente, desempenha o alinhamento e a correção da mordida e ainda serve para:

  • Desentortar os dentes;
  • Fechar as mordidas abertas;
  • Ajustar os desvios;
  • Reposicionar os dentes apinhados;
  • Corrige o prognatismo.

Com relação ao prognatismo, cabe ressaltar que esse problema consiste em situações em que os dentes inferiores sobrepõem os dentes superiores durante a mordida.

Tudo isso pode ser realizado com algumas vantagens em relação aos modelos mais conhecidos. São as vantagens:

1. Maior conforto

Além de toda a melhoria estética e a possibilidade de uma mastigação e nutrição mais otimizada, o aparelho transparente é conhecido por ser mais confortável e menos doloroso do que as demais versões.

Isso porque esse tipo de material permite a movimentações mais suaves que, ainda que desempenhem sua função, torna o tratamento menos incômodo durante todo o procedimento.

2. Menor tempo de tratamento

Quando o paciente opta pelo modelo autoligado, que dispensa o uso de borrachinhas, a duração do tratamento diminui consideravelmente em comparação com os outros tipos de acessórios.

Isso se dá devido à maior estabilidade que esta estrutura proporciona, fazendo com que seja necessário consultas menos frequentes com o dentista e o tratamento possa ser finalizado entre 12 e 24 meses – dependendo do cuidado individual de cada paciente.

3. Discrição

Os pacientes adultos, muitas vezes têm receios em realizar o tratamento ortodôntico devido à apreensão de usar o acessório metalizado em ambientes profissionais ou mais sérios. 

Contudo, as versões invisíveis fazem com que esse não seja um problema ou impedimento para manter a saúde oral em dia.

O aparelho translúcido é muito mais discreto e, dependendo do material, pode ser completamente imperceptível, se camuflando completamente com o dente. Assim, o paciente não precisa se preocupar com o impacto na aparência durante o tratamento.

4. Permanece invisível

A estrutura do aparelho ortodôntico estético tem a vantagem de não escurecer ou amarelar com o tempo, permanecendo imperceptível até o fim do tratamento. 

Mas, em alguns casos, será necessário o uso de borrachinhas que, por sua vez, podem acabar mudando de cor quando em contato com os alimentos.

Por isso, se esta for uma preocupação para o paciente, é necessário conversar com o dentista sobre essa possibilidade e as alternativas, como optar pelos aparelhos autoligáveis que não precisam da assistência desse tipo de material, ou verificar os cuidados com alimentação que podem ser necessários.

Considerações finais

O aparelho ortodôntico que é visto como símbolo de estilo para muitos pacientes, pode ser desconfortável para as pessoas mais discretas ou que possuam um trabalho com muita exposição, como dançarinos e palestrantes.

Assim, esses pacientes podem encontrar nos acessórios estéticos uma forma de fazer as correções odontológicas necessárias sem comprometer a aparência.  

Para isso, é necessário conversar com o dentista e encontrar qual é a melhor opção para as suas necessidades e preferências. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.