mapa do Brasil

Mapa do Brasil: 15 curiosidades sobre o assunto

Com certeza você já viu o mapa do Brasil pelo menos uma vida da sua vida. Afinal, essa é uma das primeiras coisas sobre a qual aprendemos na escola.

Atualmente com as facilidades da internet é muito fácil revisitar o mapa do Brasil em suas mais variadas versões, antigamente para estudar os mapas era necessário ir até uma biblioteca e procurar os melhores livros, bem diferente da realidade atual.

Pensando em facilitar a sua pesquisa sobre o mapa Brasileiro elaboramos este texto. Por exemplo: você sabe como foi feito o mapa do nosso país e há quanto tempo ele existe?

É verdade que os mapas são mais antigos do que muitas pessoas conhecem. Pois, diferentes civilizações elaboraram mapas desde antiguidade.

Contudo, o Brasil existe apenas a pouco mais de 500 anos. E o nosso território já passou por diversas modificações, tanto em sua divisão de estados, quanto em seu tamanho territorial propriamente.

Tudo isso se reflete no mapa do Brasil ao longo de sua história, como vamos ver nesse artigo. Pois, hoje trago para você informações sobre os estados, capitais e curiosidades em geral.

Confira.

Mapa do Brasil: Aspectos Gerais

O mapa do Brasil apresenta a representação geográfica do nosso país e através dele você pode verificar diversos dados. Isso inclui:

  • Nossas capitais;
  • Outras cidades;
  • Estados;
  • Estradas e rodovias;
  • Rios, Lagos, Lagoas e praias;
  • Relevo e outros dados geográficos.

Mas, dependendo do mapa que consultar também é possível verificar outros dados. Por exemplo: é possível verificar as demarcações das cinco regiões brasileiras: Sul, centro-oeste, Sudeste, Nordeste e Norte.

E graças a escala cartográfica você pode ver as distâncias em proporções reais. Portanto consultando o nosso mapa você pode traçar rotas para viagens. E descobrir a quantos quilômetros da sua cidade está qualquer lugar do país.

Como funciona a escala cartográfica de um mapa?

Um mapa serve para representar superfícies em imagens. E para que ele seja realmente útil, em termos de mensurar distâncias, é necessário elaborar uma escala cartográfica.

Portanto, uma escala serve para ligar proporcionalmente distâncias lineares em uma imagem as distâncias que lhes correspondem na realidade.

Há dois tipos de escalas:

Escala gráfica: aparece nos mapas como um pequeno segmento reto graduado, semelhante a uma régua, onde demonstra a equivalência das distâncias do mapa (em cm), as distâncias reais (em km), sobre uma reta;

Numérica: é representada por uma razão matemática. Por exemplo: 1:100.000, que significa que 1 cm representado no mapa equivale a 1 km na realidade.

Mas, esse é apenas um exemplo. Pois, existem mapas com diferentes escalas.

Ou seja, quando for conferir o mapa do Brasil, fique de olho na escala para entender as proporções reais do nosso território, representadas pela escala cartográfica.

Quando foi criado o mapa do Brasil?

Na verdade, os limites do nosso território foram definidos antes mesmo do descobrimento, no ano de 1494, pela assinatura do Tratado de Tordesilhas.

Isso porque os europeus já tinham indícios de que haviam novas terras a serem descobertas mar além. Portanto, Portugal e Espanha, dois dos principais interessados, celebraram um tratado político onde dividiam as terras que poderiam existir além do Oceano Atlântico.

Pelo Tratado de Tordesilhas ficou estabelecido que todas as terras existentes do lado oriental de uma linha imaginária, definida pelo tratado pertenceriam a Portugal já todas as terras na parte ocidental ficariam pertencendo a Espanha.

Essa linha imaginária foi traçada a oeste de Cabo Verde. E no ano de 1574, Luis Teixeira, um cartógrafo português elaborou o mapa do Brasil obedecendo a este limite definido pelo Tratado de Tordesilhas.

Mas, qual foi o primeiro mapa do território brasileiro?

A primeira representação cartográfica oficial do Brasil é aceita por Giovanni Battista Ramusio e publicada em 1556, no terceiro Volume de Navigationi et Viaggi.

Giovanni Battista Ramusio foi um escritor italiano, que também ocupou cargos públicos na Itália e se dedicou a produzir roteiros e traduções de relatos de viagem. Portanto, tinha interesse em cartografia, ciência para qual prestou diversas contribuições.

Por sua riqueza de detalhes, que contém ilustrações incluindo desde indígenas até embarcações europeias, muitos especialistas em História apontam o mapa de Giovanni como o primeiro mapa do Brasil.

GASTALDI, J. – RAMUSIO,
Giovanni Battista Ramusio. Brasil,
1556

Mas, isso não significa que não exista nenhuma representação cartográfica do nosso território anterior ao ano de 1556.

Pois, o italiano Alberto Cantino foi o primeiro a organizar mapas do Brasil no ano de 1502.

E aqui a palavra organizar cabe bem. Pois, ele apenas organizou uma expedição para a América portuguesa. E sua incursão resultou em um mapa com detalhes do nosso litoral, cuja autoria permanece desconhecida até hoje.

Atualmente, este mapa se encontra na biblioteca de Modéna, Itália.

Curiosidades sobre o mapa do Brasil

Nos dias de hoje o Brasil tem 26 estados, mais o Distrito Federal, onde fica nossa capital Brasília.

Isso é assim desde 1988, quando surge o atual Estado do Tocantins, que antes disso fazia parte do território de Goiás.

Além disso, antes da publicação da nossa Constituição, também 1988 Rondônia Roraima e Amapá não possuíam status de estado da federação. Pois, foram elevados a essa categoria junto a promulgação da CF.

Antes disso, os territórios desses 3 estados já existiam como tal, mas eram unidades da Federação ligados de forma direta a União. Portanto, não possuiam autonomia política.

Confira outras curiosidades sobre o mapa do Brasil

E como prometi, eu pesquisei também alguns fatos interessantes sobre o Brasil, tanto do seu território quanto da sua cultura. Dá uma olhada a seguir:

  • São Paulo é a maior cidade da América Latina;
  • O Rio Amazonas é o maior do mundo;
  • Altamira, no Amapá, é o maior município em extensão territorial da América Latina e o terceiro de todo mundo;
  • Ainda no Amapá há uma cidade chamada Fordelândia, criada por Henry Ford Em 1927;
  • Rondônia é o segundo estado com mais celulares por habitante no Brasil;
  • Boa Vista, capital de Roraima inaugurou seu primeiro shopping center só em 2014;
  • O Maranhão tem a menor quantidade de veículos automotivos por habitantes do país;
  • Piauí é o estado com maior número de católicos do Brasil;
  • Fortaleza, na Praia das Dunas, tem o maior parque aquático da América Latina;
  • Caruaru em Pernambuco tem a maior festa junina do mundo reunido mais de dois milhões de pessoas, em uma festa que dura todo o mês de junho.

Como pode ver, há muitos eventos e locais curiosos que você pode explorar conhecendo mais sobre o mapa do Brasil.

Conclusão

Diversas informações diferentes podem ser obtidas através da simples leitura de um mapa.

E quando olhamos para o mapa do nosso país também estamos olhando para muita história. Afinal, o nosso território nem sempre foi como é atualmente.

Espero que você tenha gostado de conhecer mais sobre o mapa do Brasil. Então, aproveite para deixar o seu comentário!