Grade de retenção Conheça o enchimento com anéis “Pall-ring

Grade de retenção: Conheça o enchimento com anéis “Pall-ring”

Os lavadores de gases são equipamentos muito importantes para a indústria, pois possuem a função de estar fazendo a purificação dos gases, tanto fumaça quanto vapor.

Esses gases são os poluentes que sempre são emitidos através do processo de queima de matéria-prima, além de outras razões.

A lavagem dos gases é extremamente importante porque evita que haja a poluição atmosférica e do meio ambiente, o que é essencial para a imagem da empresa, inclusive.

A indústria que não se preocupa com o processo de limpar os gases que serão emitidos pode acabar sofrendo bastante com multas e outras punições, como a proibição da realização de atividades.

O equipamento é, então, exigido sempre que há fiscalização, sob o risco de penalizações, portanto, para a empresa.

O processo para lavar os gases é realizado através de um sistema pelo qual os gases são sugados por meio de um aparelho, cuja entrada é feita por sucção.

Uma vez dentro do lavador, esses gases então vão entrar em contato direto com um jato pulverizador, que possui o formato de um cone, que é gerado por meio de bicos do tipo spray com uma velocidade e vazão que são pré-determinadas.

A lavagem então é responsável por retirar todas as impurezas existentes nos gases, de modo que eles fiquem limpos e possam ser liberados para o meio ambiente, sem poluir e sem afetar a saúde das pessoas.

O lavador de gases

O corpo de um lavador de gases tem uma grade de retenção que tem a finalidade de permitir que haja a passagem dos gases.

Entretanto, ele também possui a capacidade de reter a camada de enchimento dos anéis, chamado de “pall-ring”, que tem uma altura de aproximadamente 300 mm.

Esse tipo de estrutura é bastante importante porque garante que haverá uma lavagem de gases, dentro desse equipamento, muito mais eficaz para a indústria.

Funcionalidade dos anéis “pall-ring”

Os anéis “pall-ring” estão localizados em uma camada do corpo do equipamento de lavagem de gases, contando com esse enchimento dos anéis, que possuem um diâmetro de, aproximadamente, uns 600 pcs.

A função principal dessa camada de enchimento presente no corpo de lavador de gases é, justamente, estar aumentando a área do contato existente entre o líquido responsável pela lavagem dos gases.

Isso faz com que os gases venham ser então neutralizados, por conta do formato dos anéis e da forma construtiva que ele possui.

Com tudo isso, a eficiência obtida com a lavagem dos gases, por conta do enchimento com anéis “pall-ring” é aumentada, o que gera resultados ainda mais positivos.

Bicos Pulverizadores do lavador de gases

Logo na parte superior da camada de enchimento do lavador de gases, há quatro bicos pulverizadores, que são do modelo “niper”, possuindo um diâmetro de 3’’.

Eles têm orifícios que servem para estar pulverizando e criando um jato do tipo “spray em um cone oco”.

O objetivo principal da pulverização dos gases que precisam ser então neutralizados é a umidificação da camada de enchimento dos “anéis pall-ring”.

Os bicos podem então ser visualizados, além também de serem facilmente acessados, para que possa ser feita a limpeza necessária deles ou ainda a substituição, caso haja a necessidade.

Por meio de dois bocais visores, que são produzidos em acrílico, com fácil abertura, estão então localizados dentro do corpo de um lavador de gases.

O conhecimento a respeito da composição de um equipamento desse tipo é essencial para que a indústria possa saber exatamente como ele funciona e os benefícios que isso pode proporcionar para ela.

A meta de qualquer indústria que se importe com o meio ambiente e com as pessoas é sempre contar com um lavador de gases que seja de extrema qualidade.