Alta performance em vendas

Alta performance em vendas: Como alcançar? Confira nossas dicas!

Alta performance em vendas: Torne-se o número 1 na arte de vendas

Ter alta performance em vendas não é uma tarefa fácil, mas com um planejamento estratégico fica mais simples. Continue a leitura e confira!

Independente da atividade que sua empresa exerce, a alta performance é de suma importância, porque significa, exercer todo o potencial de uma empresa ou pessoa, para atingir seus objetivos.

Por isso, quando uma equipe tem alta performance em vendas, significa que tem uma boa entrega de resultados constantemente.

Fora que a alta performance de vendas desperta uma competição saudável entre os seus colaboradores, o que é interessante explorar.

Para facilitar, separamos algumas dicas para que você possa aumentar a sua performance de vendas.

 

Dicas para uma alta performance

 

1- Processos definidos:

Quando existem processos definidos e bem alinhados entre a sua equipe, o trabalho fica bem mais simples e agradável de desenvolver.

Por isso, defina as regras e as ações do setor comercial e compartilhe com a sua equipe, e sempre repasse aos novos vendedores.

Lembre-se de observar todos os dias cada um dos colaboradores, afinal seu resultado deve ser uma equipe produtiva, focada e que cometa cada vez menos erros.

2- Invista na equipe:

Ter os melhores vendedores do mercado é o sonho de consumo de qualquer empresa, mas pode custar caro.

A forma mais acessível, é investir nos vendedores que já estão em sua empresa, e capacitá-los em alta performance de vendas.

Esse investimento é favorável para ambas as partes. Tendo em vista que o profissional de vendas irá aprimorar seus conhecimentos e habilidades, proporcionando crescimento pessoal e profissional.

Opte por treinamentos constantes para deixar os vendedores por dentro das técnicas que estão surgindo diariamente.

Investir em workshops, cursos e treinamentos para a empresa é uma sacada de mestre.

3- Reconhecimento:

Tenha o hábito de reconhecer o bom trabalho da equipe e até, se possível, proporcione recompensas. Esses fatores podem afetar diretamente na produtividade e crescimento da sua empresa.

Quando o vendedor é reconhecido, tem uma motivação a mais para ter uma excelente performance de vendas.

Crie um sistema de reconhecimento e recompensas para os seus vendedores. Isso pode fazer toda a diferença, além de proporcionar melhor visibilidade de imagem para a sua empresa.

4- Marketing e Vendas:

Conseguir fazer essa união entre as equipes é fundamental, para conseguir alcançar os objetivos da empresa de forma mais fácil.

Crie metas separadas para cada setor, isso ajudará mais ainda, pois o marketing e as vendas andam juntos.

5- Definição de métricas:

Não esqueça de acompanhar as métricas diariamente, elas são de alta importância para enxergar o andamento de sua empresa.

E para que você não cometa nenhum erro, apresentamos dois fatores comuns no qual as pessoas geralmente se perdem, são eles:

 

  • Mudanças: não fique fazendo mudanças nas métricas frequentemente, se deseja fazer mudanças, faça testes apenas com variáveis.
  • Muita informação: as métricas são importantes, mas ter um excesso de complexidade é demais, as pessoas precisam entendê-las .

 

6- Ferramenta de gestão:

Informações confusas, relatórios com erros, podem acontecer, mas esses erros devem ser reduzidos quando se deseja alcançar a alta performance em vendas.

Para resolver esses problemas, sugiro que opte por uma ferramenta de gestão para ajudar com tudo isso.

Procure uma ferramenta que resolva problemas como:

 

  • Controlar a parte comercial em uma só ferramenta.
  • Lembretes para as tarefas, e fácil organização do seu dia.
  • Registrar atividades como, ligação, emails, reuniões, etc.
  • Observar o desempenho dos vendedores, através de relatórios simples.

Com isso, os vendedores podem focar apenas nas vendas e deixar a parte operacional para a ferramenta.

7- Identifique seus defensores:

Os seus defensores são extremamente importantes, eles são aqueles que apesar de tudo, passam um bom feedback sobre o seu negócio, estimulam outras pessoas a conhecerem, etc.

Por isso, é importante identificar, para oferecer certos benefícios por estarem a favor a sua marca.

Até para participarem de testes para novos serviços ou produtos, invista em seus defensores.

8- Processo de vendas:

Registre todo o seu processo de vendas, do primeiro contato até o pós venda, e não esqueça de acompanhar o seu funil de vendas.

Se possível, crie uma pipeline de vendas. Dessa forma você poderá enxergar com mais clareza e objetividade as oportunidades da sua empresa.

Após análise, observe como está sendo realizado todo o processo interno, e se preciso, faça mudanças.

Proporcione uma boa experiência para o seu cliente, isso pode garantir uma possível fidelização, e fazer com que esse novo cliente volte a fazer negócios com a sua empresa.

9- Demanda:

Tome cuidado com a demanda, não pense que só porque você tem uma grande demanda, que está próximo ou já alcançou a alta performance.

Você pode muito bem ter uma enorme quantidade de clientes, mas ainda assim a qualidade do seu produto/serviço, estar péssima.

Foque em qualidade, não em quantidade!

Acredite! É melhor todos conhecerem seu trabalho pela qualidade, do que várias pessoas falando mal do seu produto ou serviço

Se sua demanda estiver baixa, você também pode optar por utilizar uma ferramenta para prospectar novos clientes como a CNPJ.BIZ, que facilita bastante esse processo com os filtros avançados, segmentando somente clientes em potencial para o seu tipo de negócio.

 

Princípios da alta performance

  • Metas:

As metas são o norte para os vendedores conseguirem alcançar os números estipulados pela liderança, porque quanto maiores os números, melhor para a empresa.

Mas cuidado quando for estipular as metas para não exagerar, pesquise na empresa e no mercado também.

Quando defini-las é necessário que você estipule os resultados que deseja e, é importante que os colaboradores tenham tudo o que precisam para alcançar esses resultados.

  • Comunicação:

Obviamente você precisa de metas alcançáveis, mas precisa que sejam claras, isso dará mais confiança e sempre explique quantas vezes for necessária.

Por isso a comunicação interna é também importante, ela evita esses erros de compreensão, adote para melhorar o seu negócio.

  • Competição:

É importante uma competição saudável entre os vendedores, sempre que possível, dê recompensas para quem realizou ótimas performances.

Todo início de mês, avise sobre as metas e avise sobre as recompensas para quem bate-las.

Observe com atenção todos os processos para cumprir as metas e seja transparente apesar de tudo.

  • Engajamento:

Colaboradores com bastante engajamento, conseguem alcançar facilmente as metas e às vezes até ultrapassar os resultados.

Os colaboradores precisam se sentir motivados, pois sem motivação, o trabalho vira obrigação e fica mais maçante de se trabalhar.

Esse processo de maneira alguma pode ser deixado de lado só porque a equipe está indo bem, tente manter esse processo de vendas ativo.

  • Treinamentos:

Para um vendedor conseguir alcançar as metas de vendas, é importante ter boas experiências com vendas, com isso, é interessante investir em treinamentos de vendas, palestras, programas de mentoria, treinamentos para desenvolver a comunicação, etc.

Tudo para deixá-lo preparado para qualquer coisa envolvendo vendas e sempre garantindo a boa experiência do consumidor.

Entenda melhor sobre os benefícios de um treinamento para a sua equipe e como aplicar em sua empresa. Insights para você atingir a alta performance de seus negócios.

 

Conclusão

No artigo de hoje você aprendeu como ter alta performance em vendas, além de dicas para conseguir alcançá-las.

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Até o próximo artigo!