dicas para usar vinagre na limpeza

5 dicas para usar vinagre na limpeza

Além de ser um tempero saudável, o vinagre também é excelente na hora da faxina. Confira seus principais usos.

Em nossas compras do mês, seja para as faz em lojas físicas ou prefere a comodidade do supermercado on-line, existem alguns produtos que não podem faltar na lista. Com mais de 200 anos de história em produção industrial, o vinagre é um desses itens essenciais.

Muito apreciado por seu sabor e todos os benefícios para a saúde do nosso corpo, ele também tem propriedades de limpeza que valem a pena serem conferidas. Entre as diversas vantagens de seu uso, o baixo custo em relação a produtos convencionais e sua biodegradabilidade merecem ser destacados.

Amaciante

Uma das mais curiosas aplicações do vinagre na limpeza cotidiana é como amaciante de roupas. Apesar de muitos estranharem esse uso, ele é eficiente e tem comprovação científica. Rodrigo Fernandes Marques, coordenador do Núcleo de Alquimia do Instituto de Química da Universidade Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), nos explica.

Segundo o profissional, no processo de lavagem em máquina, o atrito causado pelas rotações entre o sabão e as roupas deixa as fibras do tecido com carga elétrica igual, o que faz com que elas sejam repelentes entre si, como dois ímãs, e isso é o que confere a característica áspera e ressecada.

O vinagre entra em cena neutralizando as cargas, por conter ácido acético, o mesmo que faz um amaciante químico. Além disso, ele ainda tira o excesso do sabão, é mais barato e biodegradável.

Uma dica importante é não usar o vinagre em tecidos muito sensíveis. A medida ideal é 100 ml para cada 5 quilos de roupa e é melhor usar os de cor transparente. Quem gosta de manter o perfume do amaciante tradicional poderá investir nas águas perfumadas ou nos sachês aromáticos de gaveta.

Limpa-vidro

Talvez uma das maneiras mais conhecidas de se usar o vinagre na limpeza, tê-lo como limpa-vidro é uma verdadeira mão na roda por, mais uma vez, ser mais barata e biodegradável que as opções disponíveis no mercado.

O ideal é que você dissolva uma colher de sopa do produto em meio litro de água para criar a solução. Depois, coloque a mistura em um borrifador e ele está pronto para ser usado. Use um pano macio para fazer a limpeza. Após secar a superfície, use uma flanela seca para dar brilho.

Anti-mofo

O ácido acético presente no vinagre é muito eficiente no combate a microrganismos, sobretudo os causadores de fungos. Por essa razão, ele é um poderoso anti-mofo, que poderá ser utilizado pré e pós limpeza em diversas partes da casa, desde armários a cantos do banheiro que costumam acumular limo.

Limpador de piso

Use o vinagre para limpar pisos de pedra e azulejo, em especial como substituto do desinfetante. A dica é especialmente válida para quem tem mop, também conhecido como esfregão, pois manterá suas cerdas limpas e macias. Utilize uma xícara de vinagre para cada balde de água e limpe normalmente. Ao contrário do que muitos podem pensar, sua casa não ficará com cheiro de vinagre, pois ele evapora com a água.

Limpador multiuso

Alguns tipos de limpeza, em especial o da cozinha, exigem o uso de mais de um produto. Nesse sentido, o multiuso é de excelente aplicabilidade. Ao contrário do que muitos podem imaginar, produtos multiuso não apenas são práticos, mas também são os mais indicados para limpezas complexas, que envolvem mais de um tipo de sujeira. 

Um bom exemplo é a limpeza interna da geladeira. Para que seja efetiva, você precisará de um produto antimofo, antibacteriano, desengordurante e que combata o mau cheiro. O vinagre, por desempenhar todos esses papéis, pode ser considerado uma ótima opção multiuso, otimizando o seu tempo de faxina e ajudando a economizar.