Equipamentos para controlar a poluição do ar

Equipamentos para controlar a poluição do ar: Conheça os principais

Muitas pessoas ainda conhecem pouquíssimo ou nada a respeito dos equipamentos usados para controlar a poluição do ar, isso é um fato.

Entretanto, é de extrema importância obter esse conhecimento, principalmente sobre o porquê de eles serem tão essenciais.

Afinal, quaisquer emissões que venham a ocasionar algum tipo de alteração na atmosfera são consideradas como sendo poluição atmosférica.

Existem muitos riscos e altos impactos que são causados diretamente tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana por conta da poluição do ar e eles podem ser até mesmo fatais.

Dessa forma, é importante conhecer tudo sobre como tratar e controlar a emissão dos resíduos que possam ocasionar a poluição do ar.

A seguir, nós iremos mostrar um pouco mais a respeito desse importante tema que você precisa conhecer mais a partir de agora!

A importância do controle da poluição do ar

O tema da poluição atmosférica é mais do que imprescindível e por conta disso é necessário tratar dele com a sociedade em geral.

Além do engajamento, que é extremamente importante, também é essencial falar do tema é um desafio, mas que necessita sempre ser encarado.

Algumas informações são pouco conclusivas e há muitas outras que ainda faltam aparecer nos debates, o que acaba gerando enormes dúvidas, como é o caso de saber como se controlar a poluição atmosférica de maneira eficaz.

Uma das melhores formas é saber quais são aqueles equipamentos principais que ajudam no controle da poluição do ar e que podem ser usados, por exemplo, pelas indústrias para reduzir potenciais danos que elas causam.

Pensando em tudo isso, nós resolvemos mostrar a você aqui algumas dicas, diretas e indiretas, que poderão lhe auxiliar muito na luta por ter um maior controle a respeito da poluição do ar.

Acompanhe a seguir quais são elas para garantir que você vai ter eficácia nesse caminho a ser traçado!

 

Controle da poluição atmosférica: Saiba quais são as medidas indiretas

A primeira coisa que pode ser feita para evitar a poluição do ar é tomando duas medidas essenciais: você deve começar substituindo aquelas matérias-primas e reagentes que sejam poluentes quanto aos resíduos gerados.

A segunda maneira é através da mudança das operações e dos processos, o que vai fazer com que seja possível realizá-los de uma maneira mais limpa.

No caso da primeira maneira, ou seja, eliminando matérias-primas, você deve eliminar então a adição do chumbo tetraetila com a gasolina.

Você pode ainda fazer uso da resina sintética, e não mais usar a borracha para fabricar escovas de pintas, por exemplo.

No caso da segunda maneira, você pode então optar por operações contínuas que sejam automáticas.

Além disso, uma outra dica é fazer uso dos sistemas que sejam completamente fechados, realizar a condensação e a reutilização de vapores (para a indústria do petróleo) e o uso de processos úmidos no lugar dos secos são opções excelentes para reduzir a poluição do ar.

Além de tudo isso, você ainda pode tomar algumas outras medidas que irão ajudar muito a controlar a poluição do ar:

  • Você pode diluir os poluentes através das chaminés elevadas
  • Você reduzir a quantidade de poluentes utilizados
  • Você pode fazer o planejamento do território seguindo os padrões que são exigidos

 

Controle da poluição atmosférica: Saiba quais são as medidas diretas

Existem diversas medidas que você pode tomar para conseguir controlar os poluentes do ar de forma direta, inclusive fazendo uso de equipamentos de controle de poluição do ar, ou EPC.

A seguir, veja uma lista com os principais:

  • Tratamento dos poluentes: sem dúvidas, essa é uma das maneiras diretas mais eficaz para tratar a poluição do ar, realizando assim a concentração desses poluentes diretamente na fonte, para posteriormente fazer tratamento antes de lançar eles na atmosfera
  • Equipamentos de controle de material particulado: existem diversos materiais que podem ser usados para essa finalidade, como os coletores mecânicos inerciais, os coletores secos, os coletores mecânicos centrífugos, os filtros de tecido e os receptadores dinâmicos secos
  • Equipamentos de Controle de Poluição do Ar (EPC): O nome já indica que esses equipamentos possuem a função de realizar o controle da emissão dos poluentes na atmosfera. Eles são então classificados levando em consideração o estado físico que o poluente possui a princípio.
  • Coletores úmidos: alguns desses equipamentos são as torres de spray (ou pulverizadores), os lavadores de gases e os lavadores de leito móvel

Junto a todas essas medidas, os equipamentos para controle da poluição do ar possuem um papel que é mais do que fundamental para preservar o meio ambiente.