Entenda tudo sobre blockchain: o que é e como funciona

É inimaginável não pensar em finanças sem desprezar a tecnologia, com a chegada do bitcoin, a principal moeda digital.

Entenda tudo sobre blockchain

O que veio junto é o blockchain. Mas se nunca ouviu falar sobre isso, entenda tudo sobre blockchain e como foi essencial na consolidação deste mercado e da credibilidade adquirida ao longo destes últimos anos.

O que é blockchain? Como ela funciona?

Traduzido em português “cadeia de blocos”, é o sistema que consegue rastrear o envio e recebimento de informações e armazena estes dados em blocos.

Estes blocos são criados continuamente e são sincronizados com o bloco anterior, formando dessa forma a cadeia de dados.

No lançamento da rede, em 2008, seu fundador Satoshi Nakamoto o definiu como “uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua no ‘hash’, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho”.

A grande vantagem desta rede é a capacidade que possui de armazenar as informações sem que elas corram o risco de serem invadidas.

Como as informações são altamente criptografadas e protegidas, somente o usuário tem acesso a sua carteira, as moedas e as transações realizadas.

No caso de o investidor perder os dados de acesso e não conseguir recuperar, o prejuízo é inestimável pois ninguém mais tem acesso à rede do cliente.

Tem um caso famoso do ano passado de um investidor que perdeu mais de R$ 1 bilhão em moedas digitais por justamente ter jogado a senha de acesso fora e não conseguir recuperar a carteira.

O sigilo das informações envolve altos cálculos matemáticos. Isso porque cada bloco possui um código e o código do bloco anterior.

Desse jeito, para invadir o bloco, vai precisar descobrir mais do que um código. Como cada código envolve milhares de cálculos, a tentativa de invasão cansa e faz com que o hacker desista.

Como a rede pertence a todos os usuários, o registro de transações está disponível para todos, ficando disponível apenas quando a transação aconteceu, não os dados de quem enviou e quem recebeu.

Funcionamento detalhado do blockchain

Vamos trazer em uma situação mais didática. O blockchain funciona dessa forma:

  • Os blocos espalhados pelo mundo e que possibilitam o funcionamento da rede são o cloud computing, ou a computação em nuvem. Essa tecnologia permite processar uma enorme quantidade de informações;
  • Cada bloco é uma hash, basicamente é uma função matemática com uma mensagem ou arquivo e que gera um código de letras e números com os dados armazenados;
  • O livro-razão, em que todas as transações são guardadas e não são apagadas, nem acessadas por qualquer pessoa, são chamadas de leadger;
  • Cada novo bloco é formado pelos mineradores de bitcoin, fazendo milhares de cálculos para encontrar o bloco certo que ligue um ao outro.

Dessa forma, a rede fica mais fortalecida e os dados da carteira e dos usuários ficam mais protegidos.

A blockchain é a grande responsável pelo sucesso do bitcoin e dá toda a credibilidade necessária para que a moeda permaneça forte e atraia novos investidores.

Comece nesse mercado, saiba escolher as melhores criptomoedas para investir e tenha toda a segurança necessária para realizar suas transações através de uma rede confiável e que protege os dados dos seus usuários.

É transparência, confiabilidade e segurança em todas as transações e a certeza de seus investimentos bem resguardados. Esse é o principal papel do blockchain.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *