Entenda para que serve e para quem é indicado o umidificador de ar

Residentes de ambientes secos e quentes ou de regiões pouco arborizadas podem recorrer ao umidificador de ar para minimizar os desconfortos respiratórias pela baixa qualidade do ar.


Entenda para que serve e para quem é indicado o umidificador de ar

Quem tem a rara opção de morar em lugares com árvores, que mantêm o frescor na temperatura, nem imagina como o ar seco associado à poluição pode prejudicar as vias respiratórias, provocando tosses secas, rinites…

Umidificador de ar

Por sorte, temos como solucionar essa discrepância da qualidade ar com recursos tecnológicos, como os aparelhos que borrifam vapor no ambiente, aumentando seu índice de umidade.

Se você pensa que a compra do aparelho é algo sem fundamento, veja quantos problemas podem ser evitados com uma melhor qualidade de ar:

  • Redução do ronco: um ar mais fresco hidrata as vias respiratórias, diminuindo a intensidade do ronco;
  • Alívio de inflamações e alergias, como sinusites, rinites e congestão nasal: as vias respiratórias não precisam mais gerar muco para lubrificar as fossas nasais;
  • Melhora de gripes, resfriados e asmas: as moléculas de água no ar previnem contra a proliferação de bactérias e vírus, que dependem de ambientes secos;
  • Ajuda bebês a dormirem melhor: a umidade no ar reduz a poeira, proporcionando uma noite de sono mais tranquila;
  • Trata a apneia do sono: um ambiente mais fresco diminui a congestão nasal e garganta seca.

Ao ingerirmos água, estamos hidratando as células do nosso corpo de dentro para fora, porém essa medida não lubrifica as áreas das vias respiratórias, cabendo ao vapor desempenhar esse papel.

É comum acontecer uma confusão entre umidificador de ar e climatizador. Enquanto o umidificador tem o objetivo de melhorar a absorção do ar, o climatizador serve para aquecer o ambiente.

Portanto, se deseja um equipamento para controlar a temperatura do ambiente, procure por um ar-condicionado ou um climatizador.

Modelos

Para escolher o umidificador de ar que melhor atende às expectativas do seu lar, considere algumas características dos aparelhos disponíveis no mercado, como:

  • Níveis de intensidade da névoa;
  • Designer compacto para ocupar pouco espaço e ser prático de ser levado para viagens, por exemplo;
  • Tamanho do reservatório e luz indicativa de falta de água.

Ao estipular os critérios que precisam ser preenchidos, como tipos de funcionamento, tamanho, duração do processo, fica mais fácil de escolher qual modelo é o ideal para sua família.

Tipos de ação

Com tecnologias diferenciadas, os umidificadores de ar apresentam formas diferenciadas de dissipar o vapor no ambiente. Esse quesito influencia diretamente nos preços:

  • Ultrassônico: são mais acessíveis, comuns e de fácil utilização. Através de um processo vibratório, as moléculas de água são quebradas e emitidas ao ar;
  • Impulsor: a água é expelida em formato de uma névoa fria, são mais baratos;
  • Evaporativo: a água do reservatório é sugada e um ventilador que fica na frente deste pavio garante que essa água seja incorporada ao ar. São considerados autorreguláveis por diminuir a quantidade de evaporação, conforme a umidade do ar aumenta.

Os umidificadores de ar são responsáveis por manter o nível de umidade do ambiente nos padrões considerados ideais para a nossa saúde, facilitando a respiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *