Benefícios de usar a bicicleta no dia a dia

Em meio à pandemia Covid-19, a bicicleta se destaca como um meio de transporte que pode contribuir para a melhoria da saúde, sustentabilidade da cidade e descongestionamento do trânsito. Contamos alguns dos benefícios de uma das melhores alternativas ao transporte público.

Benefícios de usar a bicicleta no dia a dia

A emergência do coronavírus atingiu a todos, afetando milhões de pessoas e nos forçando a mudar hábitos. Diante dessa nova situação em que surgiram diferentes desafios, surgiu a necessidade de retreinar e transformar o modo tradicional de viver. 

Uma mudança que significou custos humanos e econômicos significativos. No entanto, essa situação deu às cidades uma pausa, reduzindo a poluição causada pelas emissões de automóveis e fomentando formas de mobilidade sustentável. 

E é aí que a bicicleta desempenha um papel fundamental como uma alternativa ao transporte público (independente do modelo ou marca ou tamanho, podendo ser uma bicicleta aro 29 ou até mesmo uma menor). Mas fique de olho, os benefícios da moto vão além de seu papel na prevenção do contágio; também melhorará sua saúde.

Benefícios de usar a bicicleta

O Dia Mundial da Bicicleta, realizado em 3 de junho, incentiva os países e seus cidadãos a incentivar e fazer uso da bicicletas como alternativa de transporte público. O objetivo: promover o desenvolvimento sustentável e promover a saúde. Aqui estão alguns dos principais benefícios do uso de uma bicicleta:

Ajuda a ter uma vida mais ativa e saudável

O uso diário da bicicleta é um auxílio para melhorar sua saúde física e emocional: – Reduz os níveis de colesterol no sangue.

  1. Minimiza os níveis de estresse e melhora o humor;
  2. É uma excelente forma de combater a obesidade;
  3. Ajuda a melhorar a coordenação motora;
  4. Melhora o sistema respiratório e cardíaco;
  5. Reduz o risco de ataque cardíaco ou derrame;
  6. Tonifica os músculos.

Protege o meio ambiente

Como vimos, a bicicleta é um meio de transporte limpo e sustentável que contribui para a conservação do meio ambiente, pois não produz gases tóxicos.

– Significa menos espaço: 16 motos ocupam o mesmo que um veículo.

Ajuda a economizar um bom dinheiro

Como uma das melhores alternativas ao transporte público, a bicicleta impulsiona a mobilidade sustentável. Mas como alternativa ao carro convencional, a bike tem dupla vantagem: é mais durável e muito mais econômica.

Sobre este último: Seu custo de investimento é muito menor do que o de qualquer transporte privado.

– A manutenção de uma bicicleta é barata: 5% do que custa para manter um carro (não envolve custos de combustível ou pedágio, suas peças de reposição são econômicas…).

Economiza tempo

Andando de bicicleta chegamos ao nosso destino mais cedo, já que evitamos engarrafamentos e multidões.

Te deixa mais feliz

É comprovado que o uso contínuo da moto como meio de transporte aumenta a felicidade dos usuários. As razões: além de todas as vantagens acima, traz uma sensação de liberdade e permite conhecer mais a cidade.