Hospedagem cloud grátis

Bordados são um jeito simples de repaginar as peças básicas. Confira algumas sugestões de peças que ficam ótimas com bordados e dicas para mantê-los por mais tempo.

As roupas que uma pessoa veste revelam muito sobre a sua personalidade, o que ela valoriza e como se apresenta em cada ocasião.

Bordado

Além de cores, recortes, tecidos e modelos, os detalhes de cada roupa são fundamentais para conferir o ar e acabamento para a peça. Um bordado incluído em um look simples, por exemplo, pode fazer toda a diferença e deixar o visual mais estiloso.

Por isso, se você busca sempre valorizar uma peça-chave do visual e quer renovar aquelas que existem em seu armário, descubra por que o bordado pode ser a opção perfeita para deixar suas roupas mais charmosas.

Histórico do bordado


As roupas bordadas possuem um longo histórico nos vestuários humanos. Durante séculos, eles eram adicionados manualmente em diferentes peças, de vestidos a calçados.

Vestígios arqueológicos encontrados em cavernas da Europa Ocidental apontam a existência de linha e agulha desde a pré-História. Contudo, foi no Egito onde se encontraram as peças mais antigas bordadas à mão. Esses itens são considerados indícios dos primeiros trabalhos manuais com agulha.

É verdade que esses trabalhos não correspondem ao conceito atual de bordado, mas foram precursores para aplicações manuais estéticas deste tipo, que se desenvolveram nos séculos posteriores.

Ao longo do tempo, foram elaborados inúmeros pontos de bordados em diferentes sociedades. Alguns deles são: rococó, caseado, alinhavo, haste, matiz, cheio e chavão.

Os bordados podem ser influenciados por diversos fatores, como a localização geográfica de um povo, sua religiosidade, os recursos naturais presentes em seu território e seus costumes.

Peças ideais para bordar


O bordado confere mais personalidade e exclusividade para qualquer peça, sendo uma ótima opção para quem gosta de visuais inovadores e marcantes. Peças bordadas podem ter diferentes inspirações, desde paisagens e animais até frases e estampas florais.

Algumas peças são sempre lembradas quando se pensa em bordado. Uma delas é a camiseta branca de algodão, que ganha um ar diferente com um bordado divertido. Para deixá-la alegre, invista em cores quentes como o amarelo, o vermelho e o laranja.

Outras peças que ficam ótimas com bordados são o vestido e a calça jeans. Vestidos bordados são leves e cheios de charme, sendo especialmente indicados para ocasiões mais informais. As calças jeans bordadas também ganham um toque a mais de estilo, principalmente com detalhes na região mais alta do quadril.

Para quem gosta de itens transparentes, os bordados dão vida e conferem ainda mais graça às peças conhecidas pela delicadeza.

Manutenção


Por serem mais delicadas, as roupas bordadas precisam de alguns cuidados para serem mantidas em bom estado por mais tempo. Um deles é não deixá-las de molho por mais de seis horas, pois isso pode danificar e desbotar o bordado.

Também é recomendado ter cuidado com amaciantes em excesso, para não manchar as peças. Roupas bordadas precisam obrigatoriamente ser lavadas à mão para evitar que o bordado seja danificado, especialmente se ele contiver pedrarias.

Ao estender essas roupas, vire-as do avesso antes de colocá-las no varal, para evitar que a incidência de luz solar as danifique. Na hora de passar, mantenha o ferro em temperaturas amenas para não prejudicar os bordados.

Quando guardar a peça bordada no armário, uma ótima dica é colocá-la no cabide pelo avesso, evitando apertar os fios. Peças feitas de tecidos ou bordados mais delicados devem ser guardadas com uma capa feita de TNT para protegê-las da umidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem