Vai viajar? Veja o que não pode faltar na sua bolsa

Saiba quais objetos devem estar mais acessíveis durante a viagem.
Arrumar a mala de viagem pode ser uma das tarefas mais demoradas, ainda mais se você não faz ideia do que é realmente importante carregar. De qualquer forma, mesmo quem não pretende viajar de avião deve focar em bagageiros que carreguem tudo aquilo que será útil. 

Você também não pode esquecer daquilo que será levado consigo, longe do espaço destinado às bagagens. Desde o ano passado, carregar um kit com máscara tornou-se indispensável. Inclusive, é recomendado que ele esteja na bagagem de mão, para facilitar a troca. Será que você está arrumando sua bolsa do jeito certo? Veja o que levar. 

Documentos 

Você precisa ter seus documentos pessoais, como a identidade, sempre por perto, já que eles são indispensáveis, mesmo para quem está viajando de carro. Se você usa carteira, deixe o documento ali dentro. Caso contrário, procure um compartimento menor da bolsa, na parte interna ou externa, desde que tenha zíper. 

Dinheiro e cartões 

Enquanto você estiver de viagem, vai precisar comprar alimentos e outros itens pessoais. Mesmo no trajeto, você pode querer parar em um restaurante para almoçar ou comprar uma lembrancinha. Então, não se esqueça de ter dinheiro e cartões na sua bolsa. 

Máscara 

Não uma, mas várias máscaras precisam estar guardadas na sua bolsa, principalmente se a viagem for mais longa. Por mais que você esteja viajando sozinho e de carro, pode precisar parar em alguns lugares e ter que usar a máscara de proteção. Escolha entre descartáveis ou laváveis, mas não se esqueça delas.
  

Álcool em gel 

Assim como a máscara, o álcool em gel passou a ser indispensável desde 2020. Tenha um frasco menor na bolsa, que poderá ser usado em locais em que você não terá acesso à água e ao sabão. Ele será útil na troca da máscara e se você precisar mexer nela para beber água ou se alimentar durante a viagem. 

Smartphone 

O smartphone é um fiel aliado em todos os momentos, e isso não seria diferente em uma viagem. Com ele, você pode descobrir se está no trajeto certo, conversar com amigos e familiares, além de se distrair ouvindo música ou assistindo a vídeos. Mantenha-o na bolsa com acessórios como fone de ouvido e carregador. 

Remédios 

Você toma alguma medicação? Então, leve-a consigo na bagagem de mão. O ideal é carregar o remédio na embalagem original. Além disso, um kit com medicamentos de enjoo e dor de cabeça pode ser bastante útil. Ambas as situações podem acontecer durante a viagem, e você estará se prevenindo. No caso dos remédios de uso contínuo, também leve o receituário. 

Garrafa de água 

Sentir sede durante a viagem é absolutamente normal, e você pode ter ao seu lado uma garrafinha de água. No carro, ela será útil para diminuir o número de paradas. No avião ou no ônibus, em que a água é oferecida gratuitamente, torna-se prático ter esse objeto com você.
  

Casaco leve 

O tempo pode mudar ou você passa a sentir frio por causa do ar-condicionado do avião e do ônibus. Mantenha um casaco leve na bolsa. Assim, pode vesti-lo ou apenas jogá-lo por cima do corpo para ficar mais confortável com a temperatura. Depois que chegar ao destino, é fácil guardar o item novamente, não sendo necessário abrir a mala. 

Produtos de higiene bucal 

Uma escova dobrável de dentes, um fio dental pequeno e uma pasta são três itens que ficam melhores na sua bolsa, desde que você pretenda fazer paradas longas para se alimentar durante a viagem. 

Itens para deixar na mala 

Os objetos acima precisam estar perto de você, por isso devem ser carregados na bagagem de mão. No entanto, outros itens podem permanecer na mala que irá ao bagageiro do avião e do ônibus ou ao porta-malas do carro. Mudas de roupas, calçados, produtos de banho e roupas íntimas podem tranquilamente serem levados na mala.