Tratamento dos Gases Causados pela Combustão

Por meio da combustão de materiais que sejam orgânicos podemos notar uma reação química de caráter exotérmico, ela tem como funcionalidade a geração de luz e calor. Como finalidade, esse processo deve formar produtos como resultado da combinação que ocorreu entre os átomos e seus reagentes.

Gases Causados pela Combustão

Se tratando de locomoção dos automóveis, a combustão tem como responsabilidade a geração de 85% da energia dos mesmos. Mas como consequência, esse processo acaba por gerar inúmeros gases considerados poluentes, que são nocivos ao meio ambiente e podem causar chuva ácida.

As atividade industriais que fazem processo de combustão também possuem consequências para o meio ambiente. Por conta dessas consequências, há a geração de multas pela fiscalização caso tais gases não tenham passado pelo devido processo de tratamento.

O lavador de gases é um equipamento utilizado para fazer o tratamento nas atividades industriais que liberam esses gases. Através de um líquido utilizado no processo de lavagem, o poluente fica retido nele, fazendo com que o ar que será liberado no meio ambiente esteja puro.

Processo para a Lavagem dos Gases

O processo utilizado para lavar gases acontece no sistema para lavagem e neutralização. Lá os gases são apanhados através de um sistema que os sugam e os conduzem por dutos até o lavador por meio de vazão e pressão, feita por ventiladores. Lá os gases são purificados ao entrarem em colisão com partículas de água responsáveis por tal lavagem, e depois liberados no meio ambiente.

As vantagens desse processo são notadas pelo baixo nível de consumo referente a energia elétrica, máquinas que são fáceis de instalar e realizar manutenções, além de serem compactas.

Lavador de Gases para Processos de Galvanoplastia

A galvanoplastia, nome dado a atividade para tratar metais superficialmente, tem como consequência a geração de gases de caráter inorgânico e tóxicos ao meio ambiente. Essa atividade não é permitida pela fiscalização sem que seja realizado um processo para tratar os gases;

Essa atividade somente é legal quando feito o processo onde os gases são lavados para estarem purificados antes de serem dispensados no meio ambiente.

Lavador de Gases para Controle de Odor

O desconforto e a causa da poluição do meio ambiente feito por gases odoríferos tem origem em inúmeras atividades. Esses gases odoríferos tem seu mau odor removidos por um lavador de gases antes mesmo de ser dispensado no meio ambiente.

Lavador de Gases para Processo Químico em Geral

A intoxicação do ar também pode ser causada por processos químicos realizados em indústrias, que quando não passados pelo tratamento para purificação, podem ser nocivos ao meio ambiente. A utilização dos lavadores de gases é importante para a purificação dos gases antes de serem dispensados no meio ambiente.

Lavador de Gases para Tratamento Térmico Fornos e Secagem

Para o processo de tratamento térmico realizado para a manipulação de metais, aquecer e resfriar são ações necessárias para manuseio do metal, para fazer com que ele chegue no tamanho e formato desejado. Porém, esse tratamento é responsável pela liberação de gases com características poluentes no meio ambiente, o que pode causar multas pela fiscalização.

Para evitar multas da fiscalização, a utilização dos lavadores de gases é importante para a purificação dos gases, para que eles possam ser liberados no meio ambiente de forma correta segundo a lei.

Lavadores de Gases para a Produção de Fertilizantes e Similares

Sem que seja realizado o tratamento adequado, a realização de atividades para produzir fertilizantes acaba por emitir gases tóxicos e poluentes ao meio ambiente. Por isso, é importante a utilização de um lavador de gases, que realiza o processo de purificação e libera o ar puro ao meio ambiente.

A atividade do lavador de gases evita que gases poluentes sejam liberados ao meio ambiente, tornando a atividade regularizada pela fiscalização.

Lavadores de Gases para a Combustão e Queima de Combustíveis em Geral

O lavador de gases é importante no papel de regulador do processo de combustão de materiais em geral. Gases poluentes são gerados nessas queimas e dispensados no meio ambiente, portanto é necessário que antes de sua liberação eles passem por um processo de purificação. Multas são aplicadas àqueles que não realizarem o processo de purificação desses gases.