Tipos de guarda-roupas: saiba qual é o mais indicado para o seu quarto

Confira opções do armário e descubra qual é o melhor modelo para você.

Antes de escolher um guarda-roupa é preciso considerar diversos fatores, visto que, provavelmente, esse móvel o acompanhará por um bom tempo. Com tantas opções no mercado, essa decisão pode se tornar um pouco complicada. 

Dentre os modelos existentes, o armário individual é um dos menores e mais simples. Com isso, além de servir para armazenar roupas e objetos pessoais, ele também é um ótimo elemento de decoração, pois é mais fácil movê-lo pelo cômodo.

De todo modo, ao procurar o seu guarda-roupa em uma loja física ou virtual, é preciso saber o que deseja em relação ao tamanho, à cor e ao orçamento disponível.

Ademais, alguns outros detalhes mais técnicos também devem ser considerados, como o material em que o móvel é feito, o prazo de garantia e outras questões que podem fazer a diferença na hora da compra. Confira a seguir. 

Tamanho do guarda-roupa

Há medidas mínimas específicas para um guarda-roupa, porém não há necessariamente medidas máximas. No geral, um armário precisa ter ao menos 60 cm de profundidade.

Essa medida é definida para que o guarda-roupa, com as portas fechadas, possa comportar os cabides sem que eles atrapalhem o fechamento e que as roupas não sejam amarrotadas.

Entretanto, o armário não é feito apenas de profundidade. Há outras medidas que precisam ser determinadas para saber se o móvel é ou não ideal para o seu projeto. Todas elas dependerão, principalmente, do espaço disponível no ambiente e também das suas necessidades.

As medidas médias para um guarda-roupa de solteiro, por exemplo, são de 2,70m x 1,80m x 65 cm, considerando altura x largura x profundidade. Para o armário para casal, elas devem ser dobradas.

Vale ressaltar que essas medidas podem ser aproveitadas compondo os armários tanto em formato L quanto reto. 

Como escolher o tamanho ideal?

Finalmente, para escolher o tamanho de armário ideal, você precisa ter em mente o que realmente necessita, quantas pessoas vão usar o móvel e qual será o volume de armazenamento.

Se o guarda-roupa for dividido entre duas pessoas, por exemplo, o mais indicado é optar por um modelo de, no mínimo, 4 portas. Dessa forma, cada um terá seu próprio espaço.

Entretanto, se couber no ambiente, o ideal é que o armário tenha cerca de 8 portas, 6 gavetas e ao menos 8 prateleiras. Isso porque de nada vale um grande espaço se ele não for bem dividido. 

Porém, caso seja um quarto de solteiro, a dica é escolher um armário menor, mas que possua pelo menos 2 portas. Esse modelo é perfeito para pequenos espaços, visto que os quartos de solteiro costumam ser bem menores do que os de casal.

No entanto, o ideal seria um guarda-roupa de 4 portas e 2 gavetas, que não ocupa tanto espaço assim e tende a ser suficiente para uma pessoa. 

E o modelo de porta?

Para escolher qual a opção de porta do seu armário também é preciso analisar o tamanho do seu quarto. Caso ele seja amplo, você terá total liberdade de escolher o modelo que quiser, seja a tradicional porta de bater ou então a de correr.

Contudo, se o seu quarto for menor, as portas de correr são consideradas ideais, pois não ocupam espaço e o guarda-roupa pode ser montado próximo à cama, sem nenhum problema.

Espaço interno

O espaço interno também é importante na escolha. Se você usa trajes sociais, vestidos ou ternos com frequência, escolha um móvel com um espaço vertical de cabideiro mais amplo.

Além disso, caso você não possua espaço suficiente para um sapateiro, opte por um guarda-roupa que tenha espaço interno para armazenar os sapatos.