Entenda de uma vez por todas o que é o Cloud

Entenda de uma vez por todas o que é o Cloud

De maneira simplificada, cloud é uma tecnologia de TI que torna possível o uso de recursos da computação por meio da internet de maneira remota.

Qualquer pessoa através de um computador ou celular consegue acessar softwares e sistemas diversos e armazenar arquivos que ficam acessíveis em qualquer lugar do mundo.

A tecnologia cloud é com certeza uma das tecnologias que mais estão presentes na vida das pessoas. Por exemplo, ao assistir a um filme da Netflix, você já fez o uso de uma tecnologia Cloud.

É bem comum que as pessoas também tenham armazenado suas fotos e arquivos em um Google Drive.  

Sabendo dessa tendência, muitas pessoas começam a migrar seus sistemas para a “nuvem” (forma de se referir ao cloud, em português), principalmente em um serviço cloud chamado Virtual Private Server, ou de forma simplificada: VPS.  

Para relatar melhor o funcionamento, fizemos um teste através do serviço de vps (Virtual Private Server) da BH Servers, que nada mais é do que um computador armazenado na núvem assim como o nosso tradicional PC.  

Mas este podemos acessar de qualquer lugar do mundo por se tratar de um servidor virtual privado.  

Nesse caso a versão utilizada para testes foi a versão vps windows , que se comportou muito bem.  

Ao acessar através de uma sessão remota, pudemos instalar programas e trabalhar exatamente como faríamos em nossos computadores.    

Entrevistamos o técnico de suporte desse site utilizado para testes, que em resumo nos deu o seguinte depoimento:

– Esta é uma grande evolução da tecnologia e recomendamos a todos as pessoas que precisem por exemplo manter sistemas ERP, softwares diversos e até mesmo sistema forex, como é o caso do Metatrader.  

O custo operacional para pessoas físicas ou para empresas, diminui bastante, pois nós já oferecemos uma estrutra pronta, sem que precisem se preocupar com energia elétrica, pane, resfriamentos de ambiente e muitos outros detalhes técnicos.  

E de fato manter um serviço na núvem gera mesmo essa economia, já que a única preocupação é manter os pagamentos e o restante os prestadores desse tipo de serviço, como por exemplo a BH Servers é que cuidam de todo o ambiente.  

Enfim, a tecnologia Cloud realmente já faz parte de nossas vidas e espere que esteja cada vez mais presente até mesmo dentro de nossas casas.

Portanto, se prepare para o futuro e esteja preparad@ para em algum momento você acabar adquirindo algum serviço Cloud!  

Recomendação de leitura: Servidor VPS: Para que serve e como escolher um?