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Neste guia de SEO iremos te explicar algumas técnicas básicas de otimização de mecanismos de busca para você que está começando neste ramo.

A principal delas é o que são as ditas palavras-chave e por que elas são tão importantes para deixar seu site na primeira página do Google.

Guia de SEO: Qual a importância da palavra-chave?

Se você possui uma empresa, as palavras-chave são importantes porque você deseja aparecer nos mecanismos de pesquisa quando as pessoas pesquisam palavras-chave ou frases que são relevantes para os seus produtos ou serviços. Correto?

Dessa forma, para ter a chance de estar perto do topo dos resultados, você precisa incluir essas palavras e frases em seu site.

Por exemplo, se você for um contador especializado em pequenas empresas, precisará ter as palavras “contador de pequenas empresas” (ou semelhantes) em seu site para começar a aparecer nesses resultados de pesquisa.

Isso pode parecer simples, mas é apenas o começo. Já que existem muitos fatores, desde o número de links até a velocidade e segurança do seu site, que influenciam a altura em que você aparece.

Entretanto, criar páginas e conteúdo que incluam as palavras e frases certas é um ótimo lugar para começar. Sendo assim é importante que você conheça o guia de SEO para saber quais você deve usar e quais não, visto que não são todas as palavras que possuem relação com o seu texto que irão deixar o seu site no início do Google.

Por isso é preciso que você faça uma pesquisa de quais são as mais buscadas e quais as que realmente valem a pena. A seguir daremos mais detalhes sobre como fazer isso.

Como encontrar palavras-chave?

Algumas palavras-chave serão óbvias, como “contador de pequenas empresas”. No entanto, são essas palavras-chave óbvias que são as mais difíceis de classificar, já que todos terão a mesma ideia, então haverá muita competição!

Por esse motivo, também é benéfico encontrar o que se chama de "palavras-chave de cauda longa". Elas são palavras-chave que podem ser pesquisadas com menos frequência, mas são muito mais específicas.

Por exemplo, essas pequenas empresas podem estar procurando informações sobre como se registrar no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou outras questões mais específicas.

Sendo assim, criar conteúdo útil de alta qualidade em torno delas pode ajudar você a ser encontrado também, pelas mesmas pessoas que podem pesquisar as palavras-chave mais abrangentes e competitivas.

Infelizmente, não há uma maneira fácil de encontrar essas palavras-chave. Você precisará fazer um pouco de trabalho investigativo para descobri-las.

No entanto, em seguida deixaremos algumas ferramentas de guia de SEO que podem te ajudar neste projeto. Veja a seguir.

Ferramentas de guia de SEO

Como prometido, aqui indicaremos quais são as melhores ferramentas de guia de SEO para que você consiga encontrar as palavras-chave que melhor se encaixem no seu site.

Google Keyword Planner

O Planejador de palavras-chave do Google pode te ajudar a encontrar palavras-chave mais abrangentes no início de sua pesquisa. É menos útil para palavras-chave de cauda longa, mas pode ajudá-lo a encontrar palavras e frases alternativas nas quais você talvez não tenha pensado.

Como por exemplo, além de pesquisar "contador de pequenas empresas", as empresas muitas vezes procuram contadores que usam o software de contabilidade com o qual estão familiarizados. Portanto, utilize esses softwares para incrementar sua palavra-chave e assim obter resultados mais específicos.

Dessa forma você terá mais chances de encontrar um público adequado para o seu site e ainda obter mais acessos, uma vez que você utilizará palavras que não tem tanta competição. Contudo, serão as que podem te trazer mais clientes, visto que terão poucas páginas que tratarão deste assunto.

Por essa razão será uma boa ferramenta de guia de SEO para começar seu trabalho.

Sugestão automática do Google

Depois de ter suas palavras-chave abrangentes, você pode usar a sugestão automática do Google para encontrar perguntas mais detalhadas.

Então, para isso basta digitar os termos de pesquisa no Google para ver as sugestões de pesquisas relacionadas, nas quais você pode continuar clicando para obter cada vez mais termos específicos.

Entretanto, é um pouco mais trabalhoso, mas você pode utilizá-la para ter mais ideias. Sendo assim não deixa de ser uma dica boa de guia de SEO.

Sugestão de palavra-chave Moz

A nossa terceira dica de ferramenta de guia de SEO é o Moz. Caso você ainda não a conheça é uma das melhores do mercado!

Já que através dela você só precisa digitar um termo de pesquisa e já obterá mil sugestões de volta! Não é bem prático e fácil de usar? Garanto que será muito útil para você!

Guia de SEO: Como usar as palavras-chave

Depois de ter uma lista de palavras-chave, é hora de começar a incorporá-las em seu conteúdo.

Não há necessidade de colocar palavras-chave em seu conteúdo, em vez disso, concentre-se na criação de conteúdo útil em torno de cada termo.

No entanto, você pode ter lido no passado que precisa incluir a frase exata que está almejando um certo número de vezes, mas agora os mecanismos de pesquisa são muito mais inteligentes.

Sendo assim, eles podem entender sinônimos e promover artigos que podem não ter uma correspondência exata, mas contêm muitas informações relevantes sobre o termo pesquisado.

Dessa forma facilita muito na busca e também não fica um texto muito maçante para os seus leitores lerem. Pois quando repetimos muitas vezes a mesma palavra fica uma leitura cansativa e muitas vezes o texto pode perder o sentido.

Agência de SEO

Apesar de termos dados dicas valiosas de guia de SEO aqui, pode ser que você ainda tenha ficado com dúvidas ou tenha achado dificuldade. Isso é supernormal, já que para conseguir que o seu site fique no topo das pesquisas do Google existem inúmeros fatores.

Além disso, mesmo com as ferramentas que indicamos você deve ter percebido que não é um trabalho tão simples assim, uma vez que é preciso colocar um tempo precioso na pesquisa de encontrar a melhor palavra-chave para o seu artigo.

Dessa forma, é possível contratar uma agência de SEO. Sendo assim você deixará todo este trabalho de técnicas de SEO para um profissional e assim terá mais tempo para focar nos seus negócios.

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