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O que é SEO e por onde começar?
Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca em português, é um conjunto de estratégias aplicadas em páginas na Web que visa atrair mais tráfego orgânico através de buscadores com o Google.

Há otimizações técnicas, de conteúdo e de relacionamento com outros sites na internet que juntas tornam as páginas mais relevantes e com maior autoridade. E é isso que melhora seu posicionamento no ranking, atraindo mais visitas.

Embora o SEO ainda seja visto como algo muito complicado (ou como algo que pode ser resolvido com truques e hacks), alguns ajustes simples podem melhorar muito a performance de uma página nos buscadores. E não é preciso ser um mestre em SEO para saber aplicar. Quer entender melhor?

Primeiros passos em SEO


Atualmente o objetivo maior do analista de SEO deve ser proporcionar a melhor experiência possível para o usuário e responder sua dúvida rapidamente.

Quem está aprendendo SEO agora e não sabe exatamente quais otimizações precisa fazer pode começar seguindo diretrizes de qualidade básicas recomendadas pelo Google. 

Use uma boa plataforma


Optando por uma plataforma como o WordPress (para sites institucionais e blogs) a maior parte da otimização técnica já estará resolvida. O sistema do WordPress é constantemente aprimorado para que seus sites tenham bom desempenho nos buscadores.

E ainda existem milhares de plugins para agregar funções e resolver problemas de forma fácil. Um dos mais utilizados é o Yoast SEO, que adiciona funcionalidades como criação de meta tags personalizadas, análise automática de SEO e de legibilidade dos textos, entre outras.

Para quem está começando um site agora vale fazer essa avaliação das vantagens e desvantagens das opções de plataformas antes de decidir por uma delas. Em SEO essa escolha pode ser determinante para o sucesso do site.

Crie conteúdo de qualidade


Quando se tem uma boa plataforma ou um site bem otimizado, é hora de começar a pensar nos conteúdos. Para ranquear no Google é preciso, antes de mais nada, que o texto seja único. Duplicar conteúdos de outros sites na internet definitivamente não vai funcionar. O Google é inteligente o suficiente para identificar cópias e, simplesmente, não as exibe nos resultados.

Além de conteúdo único, o texto precisa ser bem escrito e responder claramente a dúvida do usuário. Ou seja, se você criou um conteúdo com a chamada “Como tirar mancha de vinho?”, responda de forma simples e direta já nos primeiros parágrafos.

Aquela antiga técnica de esticar o texto e enrolar o usuário para que ele leia o conteúdo até o final é muito ultrapassada. De acordo com o comportamento atual das pessoas ao consumirem conteúdo na internet, é preciso responder rápido antes que o usuário desista e procure o que quer em outro site.

Existem outras regras para que um conteúdo seja considerado relevante e ganhe visibilidade no Google. Para garantir o sucesso de um site é preciso ter isso em mente ao criar novos conteúdos.

Torne suas páginas amigáveis para mobile


Um estudo recente da Cisco mostrou que o tráfego mobile aumentou 17 vezes nos últimos cinco anos. Cada vez mais as pessoas estão usando o celular para navegar na internet, enquanto os acessos via desktop só caem.

Isso quer dizer que um site que deseja aparecer nas primeiras posições do Google tem que estar preparado para receber acessos via mobile. As páginas precisam não somente estarem acessíveis e funcionando, mas também devem proporcionar uma ótima experiência.

Dentre os fatores mais importantes para o site ser considerado bom para mobile é o tempo de carregamento, facilidade de navegação e legibilidade em celulares. Resolva todos os problemas relacionados a isso antes de começar a se dedicar a qualquer outra estratégia.

Use ferramentas gratuitas


Boas ferramentas gratuitas podem ajudar a otimizar, analisar e ter bons insights para melhorar o SEO. Dentre elas estão:

1 - Google Analytics: Uma ferramenta de análise gratuita e do próprio Google. Ela fornece informações sobre os acessos ao site, basta instalar um script em todas as páginas para começar a ver as informações na plataforma que reúne dezenas de relatórios detalhados sobre tráfego, público, fontes de tráfego, entre outros.

2 - Google Search Console: Outra ferramenta do Google com funcionalidades e relatórios especialmente criada para desenvolvedores e donos de sites. Ela tem um relatório completo sobre as páginas exibidas nas buscas e os termos digitados pelos usuários, além de mostrar a posição média e a taxa de cliques. Através do Search Console também é possível solicitar a indexação de páginas específicas, cadastrar um sitemap para facilitar o trabalho do Google, acompanhar links externos, entre outros recursos.

3 - Ferramenta de palavras-chave do Google Ads: Apesar do Google Ads ser uma plataforma de anúncios pagos, é possível utilizar gratuitamente a ferramenta de palavras-chave. Basta digitar um termo de interesse para ver palavras e frases relacionadas que os usuários mais digitam no campo de busca do Google. Assim fica mais fácil criar pautas que têm mais chance de trazer tráfego dos buscadores. Além dela existem outras formas de fazer pesquisa de palavras-chave para SEO, que é uma estratégia importante e fácil de aplicar.

4 - PageSpeed Insights: Ainda sobre ter um site preparado para acessos via smartphone, essa ferramenta pode ajudar bastante. Ao testar uma URL é gerado um relatório com nota para o desempenho do site em celulares e em desktops. As ações necessárias para melhorar a nota são detalhadamente listados. O principal objetivo é deixar o site mais rápido e proporcionar uma boa experiência para o usuários. Seguir os passos indicados por essa ferramenta vai facilitar muito o trabalho.

Para finalizar


Entender como o Google funciona e saber o que ele considera ao organizar os ranking nas buscas é o caminho para começar a aprender SEO. Usando uma boa plataforma, criando bons conteúdos e ajustando o site para que o usuário tenha nele uma boa experiência já é um ótimo começo.

Use e explore as ferramentas gratuitas indicadas para ir mais além e buscar resultados cada vez melhores. Afinal, um site com bom volume de tráfego orgânico traz muitas oportunidades, ajuda a conquistar clientes, seja para empresas, seja para projetos pessoais.
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