Ser capaz de se comunicar de maneira eficaz é uma das habilidades de vida mais importantes a serem aprendidas. A comunicação é definida como transferência de informações para produzir maior entendimento.

Pode ser feito vocalmente (através de trocas verbais), através de mídia escrita (livros, sites e revistas), visualmente (usando gráficos , tabelas e mapas) ou não verbalmente (linguagem corporal, gestos, tom de voz e tom) .

Todos esses meios de comunicação são habilidades essenciais essenciais para uma carreira de sucesso .

A comunicação assertiva pode definir seu futuro


Ter uma comunicação assertiva pode definir se você vai ter sucesso ou vai fracassar em várias áreas da sua vida, trabalho com causas de divórcio e tenho observado que um dos grandes motivos do divórcio é a má comunicação.

Uma comunicação eficiente poderia salvar muitos casamentos e mesmo quando já existe um processo de divórcio, uma comunicação eficiente entre os advogados, juízes, as partes e o ministério público, pode ajudar a chegar a uma solução que atenda de maneira satisfatória o desejo de todas as partes.

Ter fortes habilidades de comunicação ajuda em todos os aspectos da vida - da vida profissional à vida pessoal e tudo o que se passa no meio.

Do ponto de vista comercial, todas as transações resultam da comunicação. Boas habilidades de comunicação são essenciais para permitir que outras pessoas e você mesmo entendam as informações com mais precisão e rapidez.

Por outro lado, más habilidades de comunicação levam a frequentes mal-entendidos e frustrações. Em uma pesquisa do LinkedIn realizada em 2016 nos Estados Unidos, a comunicação liderou a lista das habilidades mais procuradas entre os empregadores.

A história do miolo e da casca do pão


Tem uma história em que um casal tomava café da manhã no dia  de suas Bodas de Prata. A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo. Ela pensou:

“Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida”.


Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:

– Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!


o miolo e a casca do pão


Moral da história:


Você precisa dizer claramente o que deseja, e isso só é possível através de uma boa comunicação.

A história provavelmente não é real, parece mais uma parábola, mas serve para reflexão, a comunicação eficaz é tudo, é tão importante que existem cursos de comunicação de nível superior.

No próximo post, falaremos sobre algo tão importante quanto a comunicação, a inteligência emocional, não deixe de conferir o blog na próxima semana.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem