Webcitizen Busk
RSS Webcitizen
A Webcitizen é uma empresa inovadora que propõe estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, de seus governos e da iniciativa privada. Temos como foco o emprego de tecnologias digitais para a criação de canais de participação, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública e privada, promovendo um diálogo colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo, e em uma última análise, ajudando a criar um mundo melhor.

Aproximando cidadãos

28 de julho de 2010

Voltar para a página inicial

Enviar para um(a) amigo(a)

Tags desta notícia:

Compartilhe este post:
Adicionar no Digg Adicionar no Stumbleupon Adicionar no Technorati Compartilhar no Facebook Adicionar no Delicious Compartilhar no Twitter

Podemos, todos nós, governar?

O documentário Us Now produzido pela Banyak Films (Inglaterra) mostra como redes online estabelecidas por auto-organização estão gerando transformações em governos e desafiando hierarquias predominantemente verticais. O documentário apresenta experiências reais da cultura da participação que comprovam que há um novo modelo de comportamento emergindo, no qual podemos trabalhar juntos buscando maneiras de questionar o papel do governo e, inclusive, nos tornarmos parte dele.

As estruturas governamentais hierárquicas vêm sendo criticadas por concentrarem poder e informações e por dificultar que cidadãos tomem iniciativas e busquem soluções por si próprios. Com a ajuda da internet, os princípios da transparência, participação e abertura estão cada vez mais próximos de nossas realidades políticas e sociais, na qual as tecnologias catalizam novos modelos de organização de comportamento e permitem novas alternativas.

Ivo Gormley

Ivo Gormley, diretor do documentário que investiga novas formas de cultura e participação

As experiências apresentadas no Us Now vão desde o destino de um time de futebol britânico inteiramente administrado por fãs, ao Zopa, um banco onde cada indivíduo é o gerente, passando pelo Couch Surfing, uma enorme rede online cujos membros oferecem suas casas para viajantes. O filme olha como este tipo de participação está mudando a maneira como países são governados com a interferência de redes organizadas. As novas tecnologias são parte fundamental destas transformações. No entanto, é preciso entender que uma revolução não acontece quando uma sociedade adota novas ferramentas, sim quando ela adota novos comportamentos.

Em depoimento, um dos especialistas que participou do documentário explica que “a grande mudança que vem acontecendo é a idéia de que todo mundo está disponível para ação em grupo. Isso não significa que todos irão participar de uma ação grupal, mas que todos podem se envolver”.

Quanto mais pessoas participam desta nova forma de colaboração e compartilhamento, mais fascinante se torna o fenômeno da cultura de participação.

Veja o documentário Us Now

Por André Blas

3 comentários para “Podemos, todos nós, governar?”

  1. Maravilhosa a contribuição desse site. Envio as matérias daqui pra todos os meus contatos. Vocês nos ajudam a disseminar o sentimento de participação cidadã com muita qualidade. Parabéns!

    Fabiana Gonçalves julho 30, 2010 às 2:46 pm
  2. [...] tecnologias estão configurando a articulação de iniciativas democráticas? Uma pista foi dada aqui, num recente post que indagava: Podemos, todos nós, governar? Se dirigirmos a pergunta para os [...]

    Votos reais, partido virtual | Webcitizen | Aproximando cidadãos agosto 13, 2010 às 7:40 am
  3. [...] tecnologias estão configurando a articulação de iniciativas democráticas? Uma pista foi dada aqui, num recente post da Webcitizen que indagava: Podemos, todos nós, governar? Se dirigirmos a [...]

    Votos reais, partido virtual « Papa loves my design agosto 16, 2010 às 3:31 pm

Deixe um comentário


No public Twitter messages.
Creative Commons
Votenaweb Webcitizen