
O Palmeiras segue vivendo um momento mágico sob o comando de Abel Ferreira. O treinador português já entrou na galeria dos técnicos mais vencedores da história do alviverde e pretende ampliar ainda mais a lista de troféus em seu currículo ao buscar o título do Campeonato Paulista.
A temporada do Palmeiras começou de forma importante com o título da Supercopa em uma partida emocionante contra o Flamengo. No duelo entre o atual campeão Brasileiro e o atual campeão da Copa do Brasil a equipe paulista levou a melhor na abertura da temporada com um eletrizante 4 a 3 no estádio Mané Garrincha, com direito a viradas e muita emoção.
No Campeonato Paulista a equipe tem demonstrado um desempenho irretocável. Estando invicta até o momento, a equipe do Palmeiras conquistou 7 vitórias e 3 empates, liderando o Grupo D. Possui no momento a melhor defesa da competição, característica das equipes de Abel Ferreira, com apenas 4 gols sofridos. Entretanto, também não deixa a desejar no ataque, tendo marcado 16 gols, atrás apenas de São Paulo e São Bernardo no quesito ataque.
Conquistar o Campeonato Paulista não será novidade no currículo de Abel Ferreira nem no histórico recente da equipe alviverde. O Palmeiras é o atual campeão paulista, tendo conquistado o título em 2022 de forma impressionante em cima do São Paulo. Após perder o primeiro jogo por 3 a 1, o Palmeiras se impôs com autoridade e saiu com o título após derrotar o tricolor paulista por 4 a 0 na grande decisão. Anteriormente, a equipe havia conquistado o título também em 2020, mas dessa vez sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, outro treinador que consta no hall dos maiores de todos os tempos na história do alviverde.
Abel atualmente possui 7 títulos pelo alviverde no currículo, ficando acima de Luis Felipe Scolari e tendo um título a menos que Vanderlei Luxemburgo, que possui 8 conquistas. O treinador com maior número de conquistas pelo Palmeiras segue sendo Oswaldo Brandão, com 10 títulos, embora Abel esteja em primeiro lugar no coração dos palmeirenses devido a relevância dos títulos conquistados que incluem duas conquistas da Libertadores da América e um título do Brasileirão e da Copa do Brasil.
O bicampeonato paulista embora não seja uma obsessão ajudaria o treinador e sua equipe a iniciarem a temporada de 2023 conquistando todos os títulos disputados e ganhando moral para o restante da temporada.
Se depender do desempenho apresentado atualmente em campo por Abel e seus comandados essa é uma realidade bem próxima. Com 80% de aproveitamento e maior número de pontos conquistados até agora na competição o Palmeiras caminha a passos largos para mais um título.
Obviamente, os confrontos decisivos costumam ser imprevisíveis principalmente quando se trata de clássicos contra tradicionais equipes rivais como Corinthians e São Paulo. Mas sem sombra de dúvida conquistar o Campeonato Paulista surge como uma grande possibilidade para o Palmeiras nessa temporada e os jogadores certamente irão com tudo para sair de campo com mais uma taça sob o comando de Abel Ferreira.