Quais as vantagens de utilizar divisória de drywall

Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, a hora mais esperada pelos novos moradores é a decoração e organização dos cômodos. Afinal, com isso é possível garantir maior personalidade ao imóvel, promovendo bem-estar, conforto e qualidade de vida no dia a dia. Sabemos que cada família tem suas necessidades e preferências, optando por criar mais um cômodo na propriedade. Nesse sentido, uma solução é o drywall, sendo uma alternativa mais rápida e acessível quando comparada com as paredes de alvenaria. Justamente por isso, ele se torna cada vez mais popular no Brasil.

No entanto, sabemos que nem todo mundo conhece de fato o que é esse material e como ele pode ser utilizado nos projetos. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre o drywall e suas vantagens. Vamos lá? 

O que é drywall?

Drywall nada mais é do que um sistema de construção a seco, visto que não leva água em sua produção. Ele é considerado uma forma mais limpa e econômica de construir e transformar um projeto de apartamento. Ele foi criado em 1898 nos Estados Unidos, revolucionando completamente a construção civil do país. Já no Brasil, ele ficou famoso na década de 70, por ser uma solução econômica e funcional para incluir sancas, forros e divisórias de parede. 

Ao contrário da construção tradicional, feita com tijolo e cimento, o drywall tem o centro oco, ocupado somente pela fiação elétrica, sistema hidráulico ou isolantes térmicos. Também conhecida como parede de gesso, ela pode ser usada em qualquer ambiente da casa ou apartamento, até mesmo em áreas molhadas, como banheiro, cozinha e lavanderia, desde que escolha o tipo certo. Existem três modelos diferentes de drywall disponíveis no mercado. Confira abaixo quais são eles: 

  • Branca: a chapa branca ou Standart (ST) é a mais utilizada em forros e ambientes secos;
  • Rosa: a chapa rosa ou RF possui fibra de vidro em sua composição. Sendo assim, ela é resistente ao fogo e indicada para ambientes com lareira, churrasqueira ou que precisem atender a certas normas específicas de segurança;
  • Verde: a chapa verde, ou RU, é resistente à umidade, sendo recomendada para ambientes úmidos, como cozinha, lavanderia e banheiros. Além disso, ela recebe aditivos e fungicidas que a torna resistente a fungos e bolor. 

Quais as vantagens do drywall?

Agora que você saber melhor o que é o drywall, é provável que já tenha entendido que esse material oferece diversas vantagens em quem quer transformar o apartamento, sem precisar investir altas quantias de dinheiro. Contudo, para você ter certeza de que essa é uma solução incrível, vamos explicar com mais detalhes as principais vantagens do drywall:

Instalação fácil e rápida

Principalmente quando comparada com as paredes de alvenaria tradicionais, a instalação do drywall é muito simples e rápida. Inclusive, pode até mesmo ser feita pelos próprios moradores, desde que tenha todas as ferramentas e materiais necessários para promover um acabamento de qualidade. 

Custo acessível

Para quem quer uma alternativa bonita, prática e econômica, o drywall é a melhor opção. Isso porque, o custo com material e instalação é muito menor do que outros tipos de parede, considerando tanto a matéria-prima quanto mão de obra. Além disso, não é preciso se preocupar com reboco, massa fina e outros detalhes, pois as placas de drywall já vêm prontas para receber a pintura ou outro tipo de revestimento. 

Pouca sujeira na obra 

Ele praticamente não gera resíduos no ambiente, pois sua instalação exige apenas a fixação das placas em uma estrutura de metal. Além disso, a rede elétrica, hidráulica, telefônica, entre outras, são facilmente instaladas. 

Isolamento acústico

Ainda que não pareça, por serem ocas, as paredes de drywall oferecem um ótimo isolamento acústico no ambiente, principalmente se forem preenchidas com lã mineral. 

Ganho de área útil

Não podemos deixar de lembrar ainda que a espessura da parede de drywall é fina, economizando espaço e promovendo um ganho de área útil ao ambiente, ao contrário de paredes de alvenaria, que costumam ser mais grossas. 

Variedade no acabamento

Por fim, as paredes de drywall também são extremamente versáteis, pois podem receber diferentes tipos de revestimento, indo muito além da pintura tradicional. Inclusive, é possível aplicar azulejos, partilhas, papel de parede, tecido, texturas e muitas outros tipos de acabamento. 

Como usar o drywall?

O drywall é um material extremamente versátil. Confira abaixo algumas ideias de como utilizá-lo em seu novo imóvel:

  • Separar a cozinha da sala de estar;
  • Fechar um pequeno escritório;
  • Porta de correr; 
  • Closet no quarto; 
  • Copa para refeições;
  • Etc. 

Então, agora que você sabe o que é o drywall e as principais vantagens de usar esse sistema em seu apartamento, já pode solicitar um orçamento. Nossa dica é contar com a ajuda de profissionais especializados, como designer de interiores ou arquiteto, pois assim você garante um projeto totalmente personalizado e adequado para suas necessidades, preferências e orçamento.  

Quais as vantagens de utilizar divisória de drywall