5 dicas infalíveis para ter uma internet mais rápida

Não há nada pior do que perder tempo esperando um site, imagem ou vídeo carregar. Afinal, na maior parte das vezes, o problema não está no site em questão, mas sim em nossa própria conexão com a internet.

Felizmente, existem algumas maneiras de contornar esse problema e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Nas próximas linhas, você vai conhecer cinco dicas infalíveis para ter uma internet mais rápida. Confira!

Dê atenção aos programas em segundo plano

Seja no celular ou no computador, existem alguns programas que rodam em segundo plano e, muitas vezes, consomem internet. Consequentemente, não é incomum que esteja sendo feito um download sem que percebamos.

Para contornar este problema, é importante ficar atento ao que está sendo executado por trás dos panos, principalmente no que diz respeito a atualização de aplicativos. No celular, é necessário ficar atento para saber se a sua loja de aplicativos não deu início a uma atualização automática.

Afinal, isso é extremamente comum e tende a diminuir a velocidade de sua conexão. Caso uma atualização se inicie em um momento em que precisa de velocidade de internet, pause-a temporariamente pela sua loja.

Entretanto, é importante que não se esqueça de continuá-la posteriormente, pois as atualizações são importantes para segurança e velocidade do dispositivo.

Use um bom antivírus

O uso de um bom antivírus é uma dica que se aplica mais a quem utiliza a internet por meio de computadores, mas é extremamente importante. Isso porque existem alguns vírus que são responsáveis por deixar a internet extremamente devagar.

Dessa maneira, se perceber que sua conexão está muito lenta, o recomendado é que faça um teste de velocidade por meio de um outro dispositivo. Caso note uma grande diferença entre ambos, é bem provável que a razão da lentidão seja um vírus.

Por isso, é importante que tome cuidado ao baixar arquivos da internet não só por uma questão de segurança, mas também para evitar problemas como esse. Além disso, tenha um bom antivírus em seu computador, assim, pode ser que ele barre boa parte dessas ameaças — o que não elimina a sua necessidade de atenção ao que você consome.

Faça downloads por meio de um gerenciador

Poucas pessoas sabem, mas existem alguns programas que têm como única funcionalidade o gerenciamento de downloads. Assim, todos os downloads que você for realizar pela internet passam por eles e é bem comum que sinta uma melhora na velocidade desse processo.

Isso ocorre porque são programas pensados exatamente para isso. Dessa maneira, se você é uma pessoa que costuma baixar muita coisa na internet, utilizar um programa como o Internet Download Manager pode ser uma excelente forma de ganhar uma grande velocidade.

Sempre que possível, opte pela conexão via cabo

Antigamente, o uso de cabos para acessar a internet era extremamente comum e, com o passar do tempo, isso foi sendo substituído pelo uso do wi-fi. Contudo, embora o wi-fi tenha suas vantagens, a velocidade não é uma delas. Por isso, se deseja uma conexão mais rápida, utilize a internet via cabo em seu computador.

Caso não tenha essa opção, tente utilizar roteadores de internet mais potentes, com a tecnologia 5G. Mas tome cuidado, pois roteadores 5G tendem a ter um alcance de conexão menor, apesar de serem mais rápidos.

Escolha um bom provedor de Internet

Caso nenhuma dica para melhorar a velocidade de sua internet funcione como o esperado, pode ser que a causa seja o seu provedor de internet. Para contornar esse problema, a saída é buscar por uma melhor opção.Para isso, entre em contato com o sac Oi Fibra e veja se não há disponibilidade para sua região. Caso não haja, busque por algum provedor local que forneça uma conexão melhor do que a que tem atualmente.

dicas infalíveis para ter uma internet mais rápida