Plano pré-pago para celular: Vantagens e Desvantagens

No período em que vivemos, se torna bem difícil achar alguém que não possua um aparelho celular. 

Difícil, senão impossível, porque geralmente as pessoas que não possuem celular são aquelas que tem uma idade já bem avançada. 

Por isso, se você já é uma dessas pessoas usuárias do famoso celular, mas não procura ter que fazer um contrato, os telefones que são pré-pagos podem te ser uma mão de roda. 

Portanto,isso pode ser uma boa para você justamente pelo fato de que enquanto com o contrato do plano para o celular você tem o compromisso de fazer o pagamento da conta todo o mês, com um plano pré-pago para celular você só vai ter que recarregar o seu telefone conforme seja o seu uso. 

Ainda, vale mencionar que existem ótimos planos pré-pagos para celular e com ainda com custos-benefícios.

Veja também: Melhores celulares para comprar em 2022.

Como funciona um celular pré-pago

Como funciona um celular pré-pago

Você já conhece o significado do termo, mas iremos explicar um pouco mais, caso você deseje saber. 

Assim, logo depois de efetuar a compra do seu chip, se você deseja realizar ligações ou até acessar a internet, terá que colocar crédito através de uma máquina de recarga de celular para poder ter acesso a todas as funções do telefone. 

Nesse mundo de chips pré-pagos há diversas alternativas de valores de planos e esses serviços podem variar conforme seja a sua operadora desejada. Vale ressaltar que você pode recarregar o seu chip quantas vezes desejar.

Vantagens de ter um plano pré-pago para celular

No tempo em que vivemos, acessar a internet tem sido cada vez mais essencial na vida das pessoas que utilizam aparelho celular.

Sendo assim, as circunstâncias trazem ainda mais exigências para as principais redes de operadoras do país. Assim elas podem oferecer mais serviços desse recurso para aqueles seus clientes. 

Dessa forma, uma vez que o ambiente ficou mais favorável para a competitividade dessas empresas, isso gerou mais benefícios  para todos os consumidores do serviço. 

Por isso, selecionamos as melhores vantagens e recursos que o plano pré-pago pode te oferecer

Ausência de contrato

A princípio, umas das vantagens que o plano pré-pago dispõe, está na isenção do contrato.  Pois, quando você realiza a assinatura de um contrato, algumas operadoras podem te exigir uma certa  fidelização. 

Dessa forma, se você é uma pessoa que não queira um plano e deseja cancelar antes do tempo previsto da sua  fidelidade, é bem provável que vai ter que pagar uma multa rescisória.  

Entretanto, tendo o seu plano pré-pago isso não acontece e você fica totalmente livre dessas exigências.

Não exige verificação de crédito

A segunda vantagem para se considerar, é que com ele não é preciso fazer a sua verificação de crédito para poder fazer a abertura de conta. 

Assim, muitas vezes por contratar um plano pós-pago, algumas empresas fazem a verificação da rotatividade do seu crédito para saber se seu nome está “sujo”.  

Nesse sentido, se você tiver um score, não se preocupe.

Liberdade para usar quando quiser

O cliente possui liberdade para decidir em que momento colocar créditos, no qual isso se torna  uma excelente vantagem para um celular pré-pago.  

Uma vez, que no mês que você não tiver dinheiro para pagar o seu crédito, pode ficar sem realizar o pagamento. Dessa forma, o cliente só vai colocar crédito em seu celular quando sentir necessidade. Entretanto, é bom ficar atento, pois se você ficar um tempo sem colocar crédito, seu chip pode sofrer um bloqueio e será cancelado.

Desvantagens de adquirir  um plano pré-pago para  o seu celular

Como muita gente já sabe, assim como algo tem seus pontos positivos, também tem o negativos. 

Nesse sentido, podemos ressaltar que além de suas vantagens, um plano pré-pago também tem suas desvantagens. Dessa forma, cabe somente a pessoa interessada analisar tanto as vantagens quanto as suas desvantagens e assim conseguir ponderar se realmente é uma boa ideia ou não de acordo com com todas as suas necessidades. A seguir você vai poder conferir todas essas desvantagens que o plano pré-pago possui 

Você não consegue ganhar um celular gráti

Algumas vezes, as empresas de operadores oferecem diversas promoções de celular gratuito para as pessoas que conseguirem contratar um certo plano pós-pago.

Entretanto, para o caso dos planos pré-pagos, não há esse recurso para os usuários. Dessa forma, os celulares deverão ser comprados. Assim, é possível considerar que o investimento inicial se torna bem maior que da outra maneira. Ainda, vale lembrar também que nem todos os tipos de celular vão funcionar com os planos pré-pagos, tornando assim o universo de modelo desses aparelhos bem limitado.

Sem contratar pacote, os celulares pré-pagos são mais caros

É possível ressaltar que o custo considerado mínimo de um celular pré-pago muitas vezes chega a ser entre duas a três vezes mais alto que o valor por somente um minuto para o plano pós-pago. 

Nesse sentido, a menos que você se considere uma pessoa bem organizada e com bastante controle em seus minutos que têm, sempre haverá um grande risco de ficar sem minutos para o caso de você vir a precisar mais deles. Assim, se você não fizer o contrato com alguma operadora, pode até correr o risco de ficar na mão.

Fazer recargas pode não ser tão simples

A outra grande desvantagem para o plano pré-pago é no momento do cliente realizar a sua recarga. 

As recargas poderão ser realizadas em estabelecimentos ou até por meio de aplicativos ou sites das operadoras que você contratar. 

Entretanto, só vai conseguir inserir os seus créditos se você possuir um cartão que seja na função crédito ou débito. Nesse sentido, se você se encontrar em um lugar distante de algum estabelecimento que faça a sua recarga ou estiver sem internet, isso pode ser um grande problema para você

Plano pré-pago para celular