Tatuagem: 10 coisas que você não sabe sobre o tema

As tatuagens se popularizaram nos últimos anos, sendo algo bastante procurado entre pessoas das mais diversas idades. Isso significa que fazer uma tatuagem não é exclusividade do público jovem como antigamente. 

Nos dias atuais, idosos, jovens, adultos e pessoas nas mais variadas faixas de idade estão procurando os serviços de um tatuador para criar desenhos únicos em seu corpo.

No entanto, existem algumas curiosidades sobre as tatuagens que ainda são um mistério para a maior parte das pessoas. Pensando nisso, criamos o texto abaixo para falar um pouco mais sobre elas. 

Sendo assim, se você quer ficar por dentro das 10 curiosidades sobre as tatuagens que separamos, continue lendo o texto a seguir e saiba mais sobre a nossa lista, assim como tire todas as dúvidas acerca do tema.

O tempo necessário à cicatrização de uma tatuagem

O tempo necessário à cicatrização de uma tatuagem varia de cada pessoa, assim como em relação aos cuidados que ela deve ter com esse processo. 

De acordo com especialistas, geralmente o processo de cicatrização de uma tatuagem dura em torno de 30 a 40 dias. 

Ao longo do período de cicatrização, a pessoa deve ficar atenta e ter alguns cuidados com a área que foi tatuada, como é o caso da utilização de plástico filme por no máximo 2 dias, assim como evitar coçar a área no momento em que ela estiver em processo de descamação, bem como não entrar no mar ou na piscina por pelo menos 3 semanas após a tatuagem.

A criação da primeira máquina tatuadora

A invenção desta máquina foi da responsabilidade de um dos cientistas mais conhecidos da humanidade, o Thomas Edison. Sim, o responsável por criar a lâmpada que utiliza filamento também foi o criador da máquina de tatuagem. 

A ideia por trás do projeto era a invenção de uma caneta elétrica, no entanto, com a adaptação do tatuador Samuel O’Reilly, acabou se tornando uma máquina de tatuar, que foi patenteada no ano de 1891.

Local onde a tatuagem mais dói

Um dos principais motivos pelas pessoas não fazerem tatuagem é sem dúvidas o medo da dor que ela pode causar. No entanto, devemos deixar claro que dói, mas é uma dor totalmente suportável, portanto, não há o que temer. 

Quanto aos locais mais sensíveis à dor, podemos dizer que o peito do pé e a costela são considerados por muitos como sendo o local onde a tatuagem mais dói.

No entanto, devemos deixar claro que a percepção de dor depende de cada uma das pessoas, portanto, duvide quando alguém lhe disser que fez uma tatuagem em um determinado local e ela doeu bastante. 

Isso porque existem diversos fatores que podem contribuir para a elevação da dor ao tatuar, como é o caso da aproximação do ciclo menstrual (mulheres), assim como o uso de bebidas alcoólicas.

Utilização de protetor solar

O protetor solar é um dos grandes aliados das pessoas que possuem muitas tatuagens espalhadas pelo corpo. Ele é o principal responsável por evitar que a sua tatuagem adquira aquele tom esverdeado, com uma aparência de desgaste. 

Ao fazer uso de um protetor solar com frequência no local da tatuagem, você pode evitar que isso aconteça. No entanto, fique atento a uma informação de grande importância.

Isso porque só é recomendado usar protetor solar quando o processo de cicatrização da tatuagem estiver completo. 

Sendo assim, é interessante evitar a utilização de protetor na tatuagem nos primeiros 30 a 40 dias da sua criação. Isso acontece pelo fato do protetor solar possuir alguns elementos químicos que causam inflamações e irritações na pele das pessoas. 

Durante esse período, o indicado é fazer uso de roupas com proteção UV, bem como evitar se expor a altas temperaturas e ao sol.

Sim! Pessoas tatuadas podem doar sangue.

Um mito muito comum é que pessoas tatuadas não podem doar sangue. No entanto, saiba que a restrição em comento somente se aplica durante os 12 meses posteriores a criação do desenho. 

Isso porque enquanto o corpo passa pelo processo de cicatrização, ele fica mais exposto às bactérias e vírus presentes no ambiente, o que infectaria os destinatários da doação de sangue.

Tatuagem próximo a uma articulação fará com que ela desbote

Tendo em vista a movimentação natural nas articulações, fazer uma tatuagem próxima aos tornozelos, joelhos, mãos e dedos podem fazer com que ela desbote mais rapidamente. 

De acordo com estudos, os pigmentos nessas áreas costumam durar mais ou menos 2 anos para desbotarem.

Tatuagem não é pecado

Ao contrário da crença popular, fazer uma tatuagem não é pecado. Isso porque a interpretação errônea feita de Levítico 19:28 acabou fazendo com que muitas pessoas achassem que a tatuagem era pecado. 

No entanto, o que o versículo afirma é que é pecado utilizar as tatuagens para cultuar os mortos e os sentimentos negativos.

Fazer tatuagem não influi em um concurso público

Até pouco tempo, muitas pessoas acreditavam que as tatuagens podiam eliminar aprovados em concursos públicos, no entanto, isso não procede. 

Na verdade, há uma vedação quanto às tatuagens que fazem apologia ao crime ou aos valores contrários à instituição que pretende ocupar.

Elas não são eternas

Ainda que se acredite que as tatuagens são eternas, fique sabendo que existem opções capazes de removê-las totalmente do seu corpo. Para isso, basta fazer uso de um laser remoção de tatuagem. Eles serão capazes de remover completamente a tatuagem da pele de uma pessoa. No entanto, cumpre destacar que esse procedimento pode ser um pouco caro, além de ser muito doloroso. 

Porém, se você faria qualquer coisa para se ver livre das tatuagens, saiba que ele pode ser uma opção a se considerar.

Fazer uma tatuagem em número par não traz má sorte

É comum ouvir que ter tatuagem em número par acaba trazendo má sorte. No entanto, podemos dizer que se trata apenas de uma lenda. Ela acabou surgindo após um navio tripulado por marinheiros afundando. 

Esses marinheiros que possuíam apenas tatuagens pares acabaram morrendo. No entanto, sabemos que nos dias atuais isso não se sustenta.

Tatuagem