Como planejar uma noite de sono revigorante

Nada parece tão bom quanto acordar depois de uma boa noite de sono. E há uma boa razão para isso: o sono desempenha um papel vital no apoio ao nosso senso de bem-estar.

O sono deve ser um processo natural em que nos envolvemos diariamente sem ter que pensar muito, mas pode rapidamente se tornar uma fonte de frustração ou apreensão.

Às vezes, simplesmente não priorizamos adequadamente ou desenvolvemos rotinas de sono ruins que podem afetar sua qualidade. Seja qual for a natureza da nossa “pobreza do sono”, muitas vezes desconhecemos o significado dos nossos problemas de sono e do seu impacto tanto a curto como a longo prazo.

Diante disso, é importante planejar uma boa noite de sono, para que você possa obter o revigoramento necessário para aguentar bem o dia agitado.

Tal preparação pode ocorrer de várias formas. Ela pode se tratar desde escolher bem pijamas femininos confortáveis ao exercício físico durante o dia para garantir uma boa saúde e consequentemente uma boa noite de sono.

Por que o sono é importante?

Existe um amplo consenso entre os profissionais de saúde de que o sono desempenha um papel crítico no apoio à boa saúde por meio de sua capacidade de reparar, limpar, regular e fortalecer as funções desempenhadas por nossos sistemas corporais.

Agora está bem estabelecido na pesquisa médica que o sono ruim pode, entre outras coisas, levar à hipertensão, aumentar o risco de doenças cardiovasculares, reduzir a fertilidade, enfraquecer nossa memória e poder de concentração, além de diminuir nosso humor.

Mesmo o ganho de peso e a obesidade podem estar associados à falta de sono, pois vários estudos mostraram mudanças entre indivíduos privados de sono em seus níveis de hormônio grelina e leptina, resultando em aumento do apetite e armazenamento de gordura e falta de saciedade.

Também é importante ressaltar que o sono é a chave para um sistema imunológico saudável que pode detectar e combater adequadamente as infecções, reduzindo assim o risco de adoecer ou de desenvolver condições autoimunes, como artrite reumatóide, celíaca, Doença de Hashimoto ou diabetes tipo 1.

No entanto, não se trata apenas da resiliência física e mental geral que obtemos do sono que suporta um sistema imunológico que funciona bem, algumas funções imunológicas são desempenhadas melhor ou de forma diferente durante o sono.

Por exemplo, enquanto dormimos, há um aumento na produção de certas proteínas responsáveis por reconhecer e eliminar microorganismos nocivos, incluindo bactérias e vírus, bem como células anormais.

Dicas para ter uma boa noite de sono

Limpe a cabeça ocupada antes de ir para a cama. Acalme sua mente com cinco minutos de respiração abdominal profunda antes de desligar as luzes ou ouvir uma meditação do sono.

Isso ajudará a acalmar o coração e a mente. Você também pode querer descarregar o estresse do dia anotando o que está em sua mente, ou uma lista de tarefas para o dia ou semana seguinte. Isso pacificará suas funções de tomada de decisão e planejamento, para que não atrapalhem seu sono.

Evite o tempo de tela tarde da noite, especialmente se o conteúdo vai envolver seus pensamentos ou criar qualquer ansiedade. Na medicina Oriental, diz-se que o fígado se abre nos olhos, e o tempo excessivo de tela pode estimulá-lo demais, dificultando o sono profundo.

Atenha – se a uma rotina e sintonize os ciclos naturais do dia e da noite. Seu horário de sono pode variar naturalmente ao longo das estações, pois o nascer do sol mais cedo no verão, e as noites mais escuras afetam seu desejo de dormir. Como guia, é bom levantar-se na mesma hora todos os dias, de preferência o mais tardar às 7 da manhã, e ir para a cama para que você esteja dormindo às 23h, pois isso ajudará a equilibrar suas energias.

Evite uma refeição pesada tarde e muito álcool. Nosso relógio corporal interno significa que somos menos receptivos à digestão e processamento de alimentos neste momento e sobrecarregar seu sistema com alimentos ricos e álcool excessivo também interromperá o trabalho noturno da vesícula biliar e do fígado, que atinge o pico durante as 23h e as 3h.

Mantenha a calma. A noite está associada à energia mais fria e mais calma, então a temperatura do seu corpo precisa cair para permitir que você durma melhor. Isso significa evitar exercícios revigorantes à noite, o que estimulará demais sua energia quente.

Para ajudar a desligar mais rápido de um estado agitado, você pode enganar seu corpo para que se esfrie, tomando um banho uma hora antes de ir para a cama, pois isso desencadeará uma queda da temperatura corporal que o ajudará a cochilar.

Na medicina oriental e na filosofia, um desequilíbrio em nossa saúde e bem-estar é visto como uma oportunidade para mudarmos e tentar descobrir o significado ou a razão dos problemas com nosso sono pode nos ajudar a longo prazo.

Como planejar uma noite de sono revigorante