A importância da liderança e da gestão de pessoas – Confira detalhes!

A importância da liderança e da gestão de pessoas que uma empresa dá é igualmente responsável pelos resultados que ela recebe, principalmente pelo tipo de mindset Recursos Humanos que essa mesma empresa possui. Por isso é tão importante entender mais sobre o assunto e aplicá-lo com qualidade em sua empresa.

Criar um bom clima organizacional, organizar as metas, objetivos e resultados que a empresa deseja alcançar, melhorar a resposta dos colaboradores em relação as análises de desempenho e seus resultados individuais, trazer novas capacitações com base nas necessidades de cada um dos colaboradores, são apenas alguns exemplos do que uma boa gestão de pessoas é capaz de fazer dentro de um ambiente corporativo.

É por isso que, no conteúdo de hoje, além de explicar detalhadamente o que é liderança e gestão, vamos explicar também sobre qual a importância da liderança e gestão de pessoas dentro de uma empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então nos acompanhe até o final do texto. Vamos lá, leia com a gente!

O que é liderança?

O termo liderança deriva do verbo inglês “to lead” e significa conduzir, dirigir. A liderança é considerada o fator isolado mais capaz de fazer a diferença no trabalho em equipe, principalmente quando aplicamos esse conceito dentro do meio empresarial.

Em contextos empresariais é importante traduzir estes conceitos em: lucro, ganhos, retorno do investimento, mas também absenteísmo, volume de negócios, reclamações e acidentes. O conceito de liderança evoluiu ao longo dos anos e assumiu diferentes significados.

Em suma, liderança significa a capacidade de inspirar os outros a levá-los a agir, criando assim uma ênfase na interação entre o líder e os subordinados que querem mudar alguma coisa porque há interesses comuns.

Sempre lembrando de que a influência da liderança nem sempre é a mesma em todas as pessoas, sendo assim, o líder deve assumir diferentes estratégias para contornar problemas que aparecem no caminho.

O que é gestão de pessoas?

Já a gestão de pessoas, é quando pegamos todas as características anteriormente mencionadas e levamos até um grupo de colaboradores. Um bom gestor de pessoas é capaz de fazer com que um grupo de colaboradores, por mais que possuam diferenças e desavenças, as deixem de lado para trazer bons resultados a empresa, através de técnicas e estratégias que somente ele pode realizar como um bom líder.

Qual a importância da liderança e gestão de pessoas?

E qual a importância da liderança e gestão de pessoas? Um setor de Recursos Humanos organizado e liderado por um bom gestor é capaz de:

Melhorar o clima de trabalho

Hoje o líder não é aquele que dá ordens e espera resultados, mas aquele que coordena as atividades, define objetivos, prioridades, tarefas e prazos, deixando a equipe trabalhar de forma independente em um clima de mútuo de confiança.

A gestão favorece o desenvolvimento das pessoas: os recursos são inspirados em gestores capazes de transmitir, por meio de seu comportamento, a visão e a cultura corporativa.

Quando isso é positivo, os colaboradores ficam motivados e possuem confiança em si mesmos e no trabalho que realizam, pois percebem o apoio do líder e são estimulados a contribuir para o sucesso de toda a organização.

Conhecer o potencial da sua equipe de trabalho

Uma liderança eficaz visa atingir os objetivos da empresa, mas garante que todo o grupo contribua para os resultados. Para fazer isso, o líder em busca de uma boa gestão precisa se reunir com cada membro da equipe para estabelecer metas individuais e garantir que estejam alinhadas com as da organização.

Essa não é uma tarefa simples, pois exige um profundo conhecimento das habilidades individuais, das perspectivas de carreira e das motivações que levam todos a dar o melhor de si no trabalho. Quando a gestão consegue apoiar a todos no alcance dos objetivos, contribui para a grandeza da própria empresa.

Formar futuros líderes

Em uma empresa não basta um líder, as pessoas devem ser continuamente treinadas para garantir que assumam mais responsabilidades e trabalhem no desenvolvimento no futuro. A importância da liderança e gestão de pessoas inclui a capacidade de selecionar talentos, inspirá-los e deixá-los se expressar ao máximo.

Estilos de liderança na empresa

Cada gerente pode ter um estilo pessoal e definir a estratégia da equipe de acordo com isso. Confira os estilos de liderança mais populares em empresas internacionais:

  • Coercitivo;
  • Autoritário;
  • Democrático;
  • Coaching;
  • Burocrático;
  • Carismático;
  • Colaborativo;
  • Transacional.

Como pôde notar, a importância da liderança e gestão de pessoas dentro de uma empresa é tanta que pode mudar drasticamente os resultados esperados. Com um bom plano empresarial, um líder nato que possui talento para gestão de pessoas pode não só atingir os objetivos esperados, como também ultrapassá-los.

Para isso, é essencial que todo o setor de Recursos Humanos esteja alinhado com as ideias e propostas realizadas por seu líder, que deve ter a cara da empresa na qual trabalha. Até a próxima!

A importância da liderança e da gestão de pessoas