Por que planejar obra de sua construção corretamente é importante?

Decidir construir uma casa é uma grande decisão que envolve diversos fatores, como a contratação dos profissionais, elaboração do projeto estrutural, orçamentos, análise da saúde financeira, etc. Tudo isso deve estar dentro do planejamento e ele é fundamental para sua obra, pois é com ele que você terá o devido controle e poderá programar da maneira adequada todas as fases do projeto. Contudo, sabemos que nem sempre isso está claro para todos e, por isso, preparamos o post de hoje para te explicar de uma vez por todas por que planejar uma obra é importante.

O que é o planejamento de obras?

É importante destacar que o sucesso de uma construção está diretamente ligado ao bom planejamento inicial. Mas, infelizmente muitos subestimam essa etapa e querem começar logo, acarretando em muitos erros e problemas desnecessários.

Portanto, o planejamento nada mais é do que prever as ações e quais recursos serão necessários para realizar uma atividade em certo período de tempo. É fato que estamos sempre planejando nossas viagens, compras, cardápio alimentar e isso não deveria ser diferente com algo tão importante quanto uma obra. Afinal, é por meio disso que será possível prever riscos e impactos, tanto positivos quanto negativos da obra para todos os envolvidos, como construtora, trabalhadores, proprietários, etc.

Sendo assim, o profissional que ficar responsável pelo planejamento precisa elaborar estudos específicos e cálculos a fim de definir em quais circunstâncias a construção será mais rentável e ao mesmo tempo econômica. Além disso, ele ainda irá prever possíveis problemas e reduzir dores de cabeça e estresses desnecessários.

Por que é importante fazer o planejamento de obras?

Devemos deixar claro que o planejamento de obras vai muito além de estabelecer e seguir um cronograma, sendo uma atividade complexa e que exige considerar diversos aspectos e detalhes a fim de garantir o sucesso do projeto. Nesse sentido, é uma etapa essencial, ainda que pareça simples. Isso porque, ter o planejamento completo e detalhado da construção permite visualizar de forma realista todas as etapas. Com isso, você pode tomar as decisões mais adequadas durante a execução do projeto.

É importante ressaltar que quando falamos sobre gestão de obras, tudo precisa ser muito bem calculado, pois sem um planejamento adequado, é praticamente impossível executar de forma satisfatória qualquer tipo de projeto. Isso porque, ele servirá como guia para todas as etapas de uma obra, desde as mais simples até as mais complexas.

Obviamente, ainda que haja um bom planejamento, imprevistos podem acontecer, mas iniciar uma construção sem nenhum norte para seguir, é extremamente arriscado. Sendo assim, somente com o planejamento será possível estimar o tempo e custo do projeto.

Quais são os objetivos do planejamento de obras?

Além dos pontos que citamos no tópico anterior, o planejamento de obras possui ainda outros objetivos, como:

  • Aumentar a eficiência no canteiro de obras e assim garantir maior agilidade;
  • Evitar gastos desnecessários;
  • Estabelecer e cumprir o cronograma da execução do projeto;
  • Garantir a segurança da obra e também de todos que trabalham no local ou estão envolvidos, evitando, portanto, acidentes e outros problemas.

Além disso, devemos destacar que, geralmente, pelo menos 25% do tempo dos profissionais que gerenciam o projeto, são gastos para solucionar problemas e imprevistos. Contudo, esse tempo pode ser reduzido de maneira significativa se você investir em um planejamento de construção eficiente.

Então, agora que você entende a importância do planejamento de obras, já sabe que essa etapa não pode ser deixada de lado em nenhum momento, certo? Contudo, devemos ressaltar que é fundamental ter a ajuda de profissionais qualificados para elaborar um planejamento adequado às suas necessidades, perfil e orçamento, assim como promover o máximo de segurança para sua construção.

Por que planejar obra de sua construção corretamente é importante