9 dicas para organizar seus livros na estante

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de colocar tudo em ordem, distribuindo os móveis e eletrodomésticos, investir na decoração, arrumar as roupas, etc. Mas, para quem gosta de ler, uma das prioridades com certeza é organizar os livros nas estantes. Afinal, além de deixar a casa esteticamente agradável, as estantes com livros se tornam perfeitas para buscar refúgio em diferentes momentos do dia. No entanto, para encontrar os volumes facilmente e ainda deixar os ambientes bonitos, é importante que a organização seja feita de maneira estratégica. Por isso, preparamos o post de hoje com 9 dicas para você organizar seus livros na estante.

1. Ambiente ideal

Antes de organizar os livros em si, é importante analisar qual será o ambiente em que irá colocar a estante. Isso porque, ela deve conversar com o estilo de decoração do cômodo. Por exemplo, para salas de estar ou TV, inclua também peças de decoração, quadros ou porta-retratos. Já no escritório, você também pode incluir objetos, mas sempre prezando pela funcionalidade da estante, organizando os livros da maneira que achar melhor. Entenda melhor como fazer isso ao longo do post.

2. Cores

Na hora de arrumar os livros na estante, uma boa opção é separar os volumes de acordo com os tons das capas. No entanto, você precisa ter uma boa memória fotográfica para lembrar exatamente a cor do item. Isso porque, nesse caso, a organização é muito mais estética do que funcional. Mas, ainda assim, é uma ótima maneira de contribuir com a decoração do ambiente.

Se quiser deixar o espaço ainda mais colorido, existe a possibilidade de incluir um papel de parede na superfície em que a estante está posicionada. Dessa forma, você garante ainda mais personalidade e estilo ao ambiente.

3. Lidos x não lidos

Outra alternativa para quem tem o hábito da leitura é acomodá-los na prateleira e dividi-los entre duas partes: a dos livros que já leu e os que ainda vai ler. Isso facilita no momento de pegar o volume que deseja. Mas, mais do que isso, é um ótimo exercício para visualizar se realmente está conseguindo cumprir suas metas.

4. Autores

Leitores assíduos, geralmente, possuem autores preferidos e costumam ter todas as obras publicadas por eles. Nesse sentido, é possível utilizar esse critério para organizar seus livros na estante. Além de contribuir com a disposição dos volumes, isso facilita na busca de determinado título. Afinal, saberá onde cada pequena coleção se encontra dos autores mais amados.

5. Tamanho

Já para quem prefere uma organização simétrica e visual, selecionar os livros de acordo com o tamanho também é uma ótima alternativa. No entanto, é importante ter cuidado, visto que livros maiores, geralmente, são mais pesados. Sendo assim, acabam exigindo um reforço da prateleira para que a quantidade de volumes não afete a estrutura do móvel. Portanto, antes de organizar tudo, verifique se haverá sobrepeso na estante ou prateleira e faça a adaptação adequada para garantir que os livros terão o devido suporte.

6. Gênero

Para quem tem o costume de alternar a leitura entre os diferentes gêneros literários existentes, separar os livros dessa forma pode ser uma boa alternativa. Dessa forma, você terá maior facilidade para escolher um novo livro depois de concluir o anterior. Aqui, você pode separar por seções, como poesia, ficção, receitas, manuais de viagem, dicas financeiras, decoração, didáticos, dicionário, etc.

7. Preferidos

É fato que muitas pessoas têm o costume de ler um livro mais de uma vez, seja porque realmente gostou ou como forma de consulta. Além disso, alguns ainda preferem voltar para ler uma passagem ou até mesmo um capítulo. Nesse sentido, uma boa opção de organização é deixar os livros que mais gosta ou que lê com maior frequência em áreas de fácil acesso.

8. Estética

Para quem tem muitos livros e preza pela boa aparência do cômodo, organize sua estante seguindo a estética do local. Nesse sentindo, incluir alguns itens decorativos entre os volumes irá deixar a estante bonita e o ambiente ainda mais atrativo. Obviamente, isso não significa colocar objetos em excesso, mas sim o suficiente para criar harmonia, mantendo um espaço agradável entre eles e as obras.

9. Deixe o que é mais utilizado na altura dos olhos

Por fim, mas não menos importante, se você tem algum livro preferido ou de consulta, como os dicionários, livros de receitas ou manuais, que utiliza com frequência, nossa dica é deixá-lo sempre à mão. Dessa forma, você evita ficar procurando por muito tempo, garantindo que tudo se mantenha organizado por um bom tempo.

Então, agora que você sabe como organizar seus livros na estante, já pode colocar nossas dicas em prática. Mas, lembre-se de que quando retirar alguma obra, colocá-la no devido lugar no momento de guardar. Dessa forma, você garante que tudo se mantenha organizado com facilidade.

9 dicas para organizar seus livros na estante