Como transportar móveis grandes para dentro de apartamento?

Transportar móveis grandes não é uma tarefa fácil, o móvel precisa ser desmontado, embalado e transportado, preso de forma que nada seja danificado ou derrubado durante o transporte, descarregado, montado de volta e colocado no lugar.

Se você está prestes a se mudar, este artigo certamente ajudará a torná-lo mais fácil. Diremos quais são as nuances que você deve levar em consideração antes de transportar os móveis, como desmontá-los, embalá-los e colocá-los no transporte de maneira adequada. 

Móveis grandes ou altos podem não caber no caminhão e, podem ser danificados quando carregados em um elevador.

Acessórios, prateleiras ou peças de móveis podem ser perdidos durante o transporte. A mobília pode ser muito pesada, sem habilidades especiais, será difícil transportá-lo sem ajuda.

Móveis de formato irregular ou móveis grandes são difíceis de embalar. É necessário entender com antecedência o volume total e as dimensões do móvel.

Realizando o transporte de móveis grandes para dentro de apartamento

Essa é uma questão preocupante, afinal requer bom planejamento e cuidado durante o manuseio.

O recomendado é que alguma empresa especializada seja contratada, móveis grandes ou pesados nem sempre cabem nos elevadores, e não passam pelas escadas. E os especialistas possuem toda estrutura para realizar um içamento seguro.

Caminhão munk, guindastes precisam ser alugados, como é uma tarefa um pouco complicada e exige especificações e pessoas qualificadas para isso, o melhor é uma empresa.

Como é realizado o içamento?

O içamento é realizado em diversas situações entre elas estão o transporte de móveis grandes, pesados e de vidro.

É de total importância que a empresa seja correta, com profissionais qualificados, treinados para o transporte, e que utilizem equipamentos de proteção.

E mesmo com todo esse preparo o transporte ainda é considerado de risco, alguns condomínios como meio de segurança ainda exige a autorização prévia.

Quando o içamento é autorizado o móvel é envolto a uma embalagem reforçada, aumentando a segurança.

Cordas, equipamentos elétricos, o que for melhor será utilizado para o transporte de móveis para dentro do apartamento.

Dependendo do peso da mobília a ser movida e do nível onde está a abertura do apartamento onde a passagem será realizada, a empresa especializada poderá utilizar:

uma escada de guincho elétrico;

um elevador de móveis rebocado;

um elevador independente para móveis;

caminhão munck;

e guindaste.

O elevador elétrico de mercadorias geralmente pequeno é ideal para espaços apertados. Tem capacidade limitada para transportar artigos pesados ​​e a altura máxima de intervenção é de 4 andares. Este modelo de elevador de móveis é ecológico, pois não faz barulho.

O elevador rebocado para móveis é adequado para cargas de até 400 kg, que vão até 12 andares. Ele é instalado atrás de um veículo e é operado por um operador. De todos os elevadores de móveis, o modelo autônomo tem a maior capacidade de transporte (600 kg). Pode subir em edifícios de 10 a 15 andares e, no entanto, é utilizado em áreas amplas.

Outras soluções

Além do elevador de móveis, existem outros equipamentos de manuseio que facilitam a movimentação de móveis grandes. 

Na ausência de elevador, um transportador profissional aconselhará, por exemplo, a utilização de um carrinho de mão, ou um porta-paletes. Dependendo da fragilidade do móvel a ser transportado, é necessário o uso de alças, cobertores ou ventosas para transporte.

Qual a melhor técnica?

A passagem da janela continua sendo a melhor técnica para mover móveis volumosos. Como o nome sugere, consiste em passar os móveis pela janela em vez de usar a escada ou o elevador. É a solução ideal para passagens estreitas e de difícil acesso.

Para mover móveis e itens pesados ​​com segurança, você precisará de uma pessoa no andar de baixo para controlar a estabilidade do item que está sendo passado pela janela. Em seguida, uma segunda pessoa para manter os móveis afastados da fachada usando alças. Isso protege as paredes e o próprio objeto de arranhões.

Movimentadores profissionais dominam essa técnica perfeitamente porque é a mais usada. Os profissionais realizam uma visita ao local para analisar o melhor método de adaptação e as medidas de segurança a serem observadas.

Eles usam várias técnicas: o método tradicional de içamento ou o método de andaimes. E para uma mudança para vários andares de um edifício, um guindaste de elevação pode ser usado para aplicar com segurança a passagem da janela.

Dependendo da disposição das suas janelas em relação ao chão e da localização do seu apartamento, a equipe de profissionais poderá lhe propor a melhor solução.

Trazer profissionais é sempre uma decisão acertada, ao invés de se mudar sozinho. Levantar pesos pode ser prejudicial à saúde se você não estiver acostumado. 

Por fim, observe que a técnica de passagem de janela não é reservada apenas para transporte de móveis. Também é utilizado em obras de reforma para passar entulhos e outros materiais de construção.

Espero que tenha gostado do conteúdo, para outras dicas como esta verifique o nosso Blog. Até a próxima!

Como transportar móveis grandes para dentro de apartamento