Peças usinadas em poliacetal, para que serve?

Existem vários tipos de usinagem utilizados atualmente no mercado, e as peças usinadas em poliacetal são um exemplo de como o mercado está sempre inovando. 

As peças usinadas em poliacetal são feitas de um polímero cristalino, que é obtido através da polimerização do formol aldeído com a adição de grupos terminais de acetatos.

A princípio parece até um trava língua, mas, apesar dos nomes complicados, as peças citadas acima são semelhantes a  “peças de plástico”, em sua aparência. Por esse motivo são conhecidas como “plásticos de engenharia”.

As peças usinadas em poliacetal podem ser usadas em diversos segmentos industriais, como: setor elétrico e eletrônico, siderúrgico, metalúrgico, automotivo, farmacêutico, têxtil e etc.

Elas servem para compor equipamentos que necessitam de uma peça resistente a grandes variações de temperatura e uma baixa absorção de umidade.

Além das características acima, elas também possuem uma excepcional resistência ao escoamento e à fadiga por vibração.

Quais são as principais características positivas das peças usinadas em poliacetal?

Aqui estão algumas das principais características positivas das peças usinadas em poliacetal.

  • Baixo coeficiente de atrito;
  • Elevada resistência à abrasão;
  • Boa isolação elétrica;
  • Boa resistência a solventes;
  • Boa isolação elétrica;
  • Boa usinabilidade;
  • Alta resistência à hidrólise;
  • Baixa absorção de umidade.

Devido a essas características, elas são muito utilizadas em fabricação de acoplagens, vedações e engrenagens, mancais e buchas, flanges, roldanas e cones.

A resina utilizada nas peças usinadas em poliacetal possui alguma resistência a ácidos?

Por ser um “plástico de engenharia”, as peças usinadas em poliacetal podem passar a falsa sensação de serem frágeis. Mas, a resina usada em sua composição é altamente resistente a qualquer tipo de ácido. 

Então, elas podem ser usadas perto de ácidos sem a preocupação de serem danificadas pelo produto químico.

Por esse motivo, as peças em questão são muito procuradas quando os gestores esperam um desempenho acima da média, mas de uma forma duradoura. 

Essas peças são populares no mercado?

Apesar de apresentarem muitas características positivas, essas peças não são comumente utilizadas, gerando uma deficiência de informações a respeito do material. 

A maior parte das informações disponíveis vêm dos fabricantes especializados nesse tipo de usinagem, que produzem as peças de acordo com as especificações do cliente.

Essa técnica de usinagem poliacetal existe desde 1922, mas, foi só a partir da década de 50 que começou a ser utilizada, sendo aprimorada através dos anos.

Como entrar em contato com alguma empresa que produz as peças usinadas em poliacetal?

Para entrar em contato com as empresas responsáveis por oferecerem esse serviço, o cliente deve fazer uma busca na web, onde poderá conhecer as empresas, ler um pouco a respeito delas e dos serviços ofertados.

Nos sites oficiais de cada uma delas você encontrará os seus contatos e horários de funcionamento, caso deseje marcar uma reunião.

Peças usinadas em poliacetal