Prova teórica do DETRAN, Confira este guia e saiba tudo sobre

Para ficar mais perto de conseguir a carteira de habilitação, é necessário ser aprovado na prova teórica do Detran. Com 30 questões de múltipla escolha, a prova teórica avalia o seu conhecimento acerca do trânsito e do seu carro.

Ela ocorre após o curso teórico, que é obrigatório para a realização da prova do Detran, e precede as aulas práticas de direção. Para se sair bem na prova, é essencial se preparar antecipadamente e conhecer bem o teste.

E o que você precisa saber sobre a prova do Detran PE? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre!

Como funciona a prova teórica do Detran?

Cerca de 40% dos candidatos acabam sendo reprovados na etapa da prova do Detran.”

A prova do Detran se trata da quarta etapa no exame do Detran para conquistar a carteira de habilitação (Carteira Nacional de Habilitação ou CNH).

Ela apresenta 30 questões de múltipla escolha, devendo acertar, ao menos, 21 questões (70% da prova).

Para ser realizada, é necessário o pagamento de uma taxa e também ter feito previamente o curso teórico, que apresenta os principais temas da prova:

· Legislação de Trânsito, com 18h/aula;

· Direção Defensiva, com 16h/aula;

· Primeiros Socorros, com 4h/aula;

· Cidadania e Meio Ambiente, com 4h/aula;

· Mecânica Básica, com 3h/aula.

No total, o curso teórico apresenta 45h/aula e é realizado presencialmente no Centro de Formação de Condutores. Para a realização dele, também é necessário o pagamento de uma taxa e ter passado nos exames psicotécnico e médico.

O que cai na prova do Detran PE?

Segundo a Resolução 168/04 da Contran, as questões do Detran devem ser proporcionais à carga horária das disciplinas no curso. Contudo, o que ocorre é o seguinte:

· 18 questões para Legislação. Elas se dividem em Processo de Habilitação (5), Sinalização de Trânsito (5), Circulação e Conduta (5) e Infrações e Penalidades (3);

· 5 questões de Direção Defensiva;

· 3 questões de Primeiros Socorros;

· 2 questões para Cidadania e Meio Ambiente;

· 2 questões para Mecânica Básica.

Em geral, você tem 40 minutos para resolver a prova, mas o tempo varia de estado a estado, podendo ser 60 minutos.

Como se preparar para a prova do Detran?

Após a conclusão do curso teórico, o candidato já pode agendar a data e o local da prova teórica. É obrigatória a presença no curso, sendo ela identificada por biometria.

Além disso, o curso lhe oferece uma base de preparação para o grande dia.

E como passar na prova do Detran?

Reserve um período para estudos no seu cronograma

Você deve reservar um tempo de, no mínimo, 30 dias para preparação da prova do Detran PE. Com nesse período de tempo, você consegue estudar sem atropelar nenhum conteúdo antes do dia de prova.

Foque nas matérias mais difíceis

Além de prestar atenção nas questões do Detran que mais caem, é importante focar nas matérias que mais têm dificuldade. Dessa forma, você não perde muito tempo na realização da prova.

Faça a prática com o simulado da prova do Detran

O simulado da prova do Detran é a melhor forma de se preparar para o dia da prova. Através dele, você tem uma experiência mais forte de como é a prova (com tempo limite e tudo), enquanto conhece as questões que mais caem.

Para a prova do Detran realizada em Pernambuco, use o simulado detran pe!

Não deixe de lado o seu bem-estar

Durante o período de estudo, não esqueça de dormir e se alimentar bem. Antes do dia da prova, evite estudar e procure descansar a cabeça. Dessa forma, estará mais concentrado para a realização do exame do Detran.

Vá com vestimenta compatível com o dia

Evite bermudas, saias, chinelos, camisetas e outras roupas que podem ser consideradas inadequadas. Isso pode causar o seu impedimento de realizar a prova.

Dá para passar na prova do Detran?

Sim, é possível com o preparo correto. Ao estudar e praticar com o simulado da prova do Detran, você não só fica mais preparado – também se sente mais preparado para a prova.

Ao ter confiança para a prova teórica do Detran, é mais fácil de obter o resultado que quer e conseguir a carteira de habilitação!

Prova teórica do DETRAN