Veja algumas dicas para montar uma mesa posta simples

Você vai receber visitas, e gostaria de criar uma boa sensação? É claro que há várias dicas para isso, no entanto, uma bem simples, é aprender a montar uma mesa posta.

Ainda que seja algo bem “básico”, com certeza os seus convidados irão ter uma nova perspectiva. Quer aprender sobre o assunto? Então continue na matéria!

O que é e como montar uma mesa posta simples? Se você não está acostumado com algumas etiquetas, é possível que esse termo seja um pouco desconhecido.

No entanto, trata-se de algo bem comum, mas capaz de surpreender os seus convidados. Quer saber como criar esse tipo de situação? Então continue nesse artigo.

O que é uma mesa posta?

A “mesa posta” é apenas um termo que foi criado por quem trabalha com etiqueta. E, apesar do nome bastante pomposo, na verdade, trata-se de algo bastante comum.

Em suma, quer dizer uma mesa montada com todos os utensílios necessários para uma refeição, que podem ser:

  • Talheres;
  • Pratos;
  • Copos;
  • Guardanapos;
  • Adornos no geral.

Sabe quando você comerá, mas antes de servir, organiza a mesa? Então, a mesa posta é uma “evolução” disso. E isso acontece porque o seu intuito é criar uma estética bonita e agradável aos olhos. Sair um pouco com convencional.

Por que aprender a fazer uma mesa posta?

Há algumas vantagens de aprender a fazer uma mesa posta, ainda que seja simples. Primeiro que, às vezes, pode acontecer de você receber uma pessoa especial na sua casa, do qual você tem certo apreço e carinho.

Sendo assim, por que não tentar fazer algo mais bem trabalhado para ela? Ao fazer isso, a pessoa vai notar a preocupação e o trabalho que você teve para agradar. Ou seja, é uma forma de mostrar carinho pela outra pessoa. Que ela é importante.

Ademais, uma mesa posta deixa toda a estética da sua cozinha bonita. Fala, sério, você gastou com os móveis e decoração para, no fim, arrumar a sua mesa de qualquer forma? Que tal inserir alguns itens para mesa posta que elevarão o requinte do seu ambiente?

Como fazer uma mesa posta?

Depende do tipo de mesa posta que você fará. Se quiser realizar algo muito elaborado, você precisará de objetos mais trabalhados. Agora, se você não tem tanta prática em fazer isso, é melhor começar do simples.

E, mesmo sendo algo simples, com certeza vai elevar o nível de elegância da sua cozinha. Portanto, confira abaixo algumas das nossas dicas de como fazer uma mesa posta, simples.

Pratos e travessas

Mesmo que você queira fazer uma mesa posta mais complexa, esse é um item obrigatório. Um jogo de pratos que combina com qualquer coisa é o branco. Então, se você quer ter uma chave coringa, aposte nesse visual.

Já em relação às travessas, as brancas ou transparentes podem ser ideais para montar o seu primeiro kit. Ou, caso queira algo mais puxado para o retrô, aposte em uma travessa amadeirada, por exemplo. O resultado é maravilhoso.

Fora isso, investindo em um kit de prato branco, é possível explorar diversas cores de arranjos de centro de mesa. Ademais, investir na compra de um sousplat também vai deixar a sua mesa mais elegante.

Jogo americano

A dica, nesse ponto, é apostar em um jogo americano de dupla face, sempre. Isso vai fazer com que, ao montar a sua mesa, você tenha mais variedade de escolha.

Nesse ponto, a toalha de mesa pode ser em tom neutro, branco, bege ou gelo.

Ademais, o jogo americano pode ser tanto redondo quanto retangular, isso vai de acordo com a sua escolha e com o que mais combinar com a sua mesa.

Fora isso, há algumas placas redondas de MDF onde é possível trocar a “capinha”. Dessa forma, você tem opção de design bem diferente a um preço legal.

Talheres

Seguindo as dicas de etiqueta, para quem está começando, a melhor opção de talher são os de metal. E isso acontece por eles também serem um item coringa. Ou seja, eles combinam com praticamente qualquer coisa.

E, com eles, você conseguirá uma mesa simples, mas muito elegante. Agora, se você quiser arriscar um pouco, pode-se optar por outras cores, como o cobre, dourado, holográfico ou coloridos.

São mais difíceis de harmonizar, mas criam um charme muito grande.

Copos e taças

Para finalizar aquele requinte, é importante que você escolha copos e taças elegantes. Esses itens vão depender muito do que você vai servir, no entanto, há opções bem interessantes e atemporais em várias lojas.

Ademais, não são itens caros, então você pode possuir uma diversidade maior. E, claro, se você está começando agora, opte pelas transparentes, visto que vão bem com qualquer coisa e são bastante fáceis de harmonizar.

Sousplat

Esse não é um item obrigatório, ainda mais para quem está começando. Contudo, ele deixa a sua mesa posta ainda mais bonita. Trata-se de um item que tem um vão para encaixar no prato, mas é puramente decorativo.

Por conta disso, ele pode ser usado tanto sobre o jogo americano que indicamos, como sobre a toalha de mesa. Ele é bastante versátil.

dicas para montar uma mesa posta simples